TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual 2º Sem RH Unopar

Artigos Científicos: Produção Textual 2º Sem RH Unopar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  1.654 Palavras (7 Páginas)  •  992 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

O presente estudo trata sobre um caso de sucesso que é o Restaurante Fellini. Um restaurante localizado no bairro nobre do Leblon que possui como diferenciais: ambiente agradável, atmosfera de harmonia e tranqüilidade, um cardápio variado, valorização perceptível dos clientes (interno e externo) e uma busca incansável pela excelência de produtos e serviços e pela inovação. O Fellini nos é apresentado como um caso de sucesso na área de restaurantes a quilo, chegando a atender 800 pessoas por dia, graças a um bufê variado e qualidade na prestação do serviço (no atendimento). Inicialmente é conhecida a trajetória de sucesso do empresário Nelson Laskowsky desde quando iniciou seus estudos em Administração, passando por sua primeira experiência, sem sucesso (uma pizzaria no sistema de fast- food na Zona norte do Rio) e a abertura do restaurante Fellini em 1993 que não chegou a deslanchar de início mais, foi mudando seu rumo (do desconhecido ao sucesso) após mudança de postura e mentalidade de seu dono, que buscou “reaprender”. Entendo que o primeiro aspecto importante a ser dito é o fato de que seu dono ama o que faz.

Este estudo de caso visa entender como as ações do proprietário e gestor do restaurante Fellini interferem diretamente no resultado positivo encontrada nas áreas organizacionais da empresa, principalmente, como eles investem na qualidade do atendimento o que gera a fidelização dos clientes internos e externos. Busca ainda mostrar como são solucionados os problemas da empresa e como os colaboradores tem participação efetiva na mesma.

Através da proposta dessa atividade será possível utilizar os conceitos aprendidos no decorrer deste semestre e ver como eles são aplicados de forma prática nas empresas, buscando assim concretizar o conhecimento e buscar soluções para problemas ainda não solucionados.

2 DESENVOLVIMENTO

No Resturante Fellini os clientes como os funcionários da linha de frente são colocados no centro das atenções da empresa para o sucesso do restaurante na economia de serviços. Entretanto sabe-se que existem momentos de estresse e que são necessárias tomar medidas rápidas e eficientes.

Durante a leitura do estudo de caso pode-se ver alguns momentos em que essas medidas foram necessárias. Citaremos elas a seguir e veremos como elas foram solucionadas.

No estudo de caso revela que no inicio, ao abrir o restaurante o dono, Nelson Laskowsky, teve dificuldades com a empresa. Primeira dificuldade o ponto onde encontrava o restaurante é um local com grande concorrência perto, Shopping Leblon, restaurantes como Gula Gula, Zuka, Jobi, Le Coin-Gain San Martin, entre outros. No inicio como não investiu em divulgação, ambientação e decoração do local, a empresa não foi bem. Assim, Nelson percebeu que seu restaurante precisava de uma reviravolta, logo ele investiu tempo, conhecimento e dinheiro na mudança. Ao visitar outros restaurantes, mudar o sistema do restaurante de “a la carte” para sistema de cobrança no quilo, reformular o cardápio e investir em inovações com contratar um sushiman, ele consegui se destacar no meio de seus concorrentes e se firmar no meio empresarial.

Houve ainda um outro momento estressor que é quando foi citado no texto de um dia em que houve a ausência de um cozinheiro, a primeira vista não parecer ser um problema muito grande, entretanto se levarmos em consideração que o Restaurante Fellini possui 150 lugares a serem lotados e que há dias em que os clientes chegam a fazer fila do lado de fora, com certeza a ausência de um cozinheira ganha outras proporções. Entretanto, como o restaurante tem um programa onde eles buscam desenvolver uma segunda aptidão, a equipe do restaurante foi capaz de solucionar o problema.

Essa equipe capaz e motivada que faz parte do grupo de colaboradores do restaurante Fellini além de ser sua maior força é também seu maior desafio, pois envolve diretamente a gestão de pessoas, que em serviços é a espinha dorsal, estando diretamente relacionados e servindo de indicador ao serviço oferecido, impactando na percepção do cliente. Este desafio envolve oferecer qualidade de vida a seus colaboradores, lembrando que qualidade de vida faz parte das mudanças pelas quais passam as relações de trabalho na sociedade moderna, em rápida transformação . As visões de qualidade de vida são multifacetadas, com implicações éticas, politicas e de expectativas pessoais.

A empresa preocupa-se com a saúde de sua equipe, oferecendo-lhes alimentação saudável e balanceada, vacinas antigripais e remédios gratuitos, planos médicos e odontológicos, além de promover o bem estar físico e psicológico da equipe e incentivá-los a prática de esportes. Esses benefícios são estendidos até a ex-funcionários durante o mês de sua demissão. Isso tudo porque a empresa também ganha porque se as pessoas se mantêm mais saudáveis , com maior disposição para o trabalho produtivo, gerenciando melhor o stress e diminuindo o absenteísmo o ambiente físico e o clima organizacional ficam mais agradáveis, aumentando a produtividade e melhorando a imagem da empresa perante seu público interno e externo. Tudo isso facilita na retenção de bons funcionários , como na aquisição de novos talentos.

Durante a leitura do estudo de caso percebe-se ainda como é evidenciado dois processos de RH: o processo de manutenção dos funcionários, mostrados através da remuneração( a empresa oferece diversas formas de reconhecimento e premiações), dos benefícios( planos médicos, odontológicos, etc)e das boas relações sindicais ; e também é evidenciado o processo de desenvolvimento de pessoas onde a empresa busca o treino diário de seus colaboradores, investe na segunda aptidão, forma junto com seus colaboradores comitê para juntos solucionarem problemas.

Outro processo também indicado no texto é o processo de provisão de pessoas, que no caso do Fellini os funcionários podem até indicar amigos e familiares para poderem passar pelas entrevistas. Um dos pontos chaves para a qualidade em serviços e também um de seus maiores desafios é contratar as pessoas certas, e Fellini dedica-se à esta contratação com a energia necessária para esta escolha.Considerando os valores e a cultura da organização, entendemos que as competências comportamentais para contratação sejam:disponibilidade para aperfeiçoar-se, aprender sempre e crescer com a organização; saber trabalhar em equipe, gerenciando conflitos e interesses; gostar de pessoas e de se relacionar com pessoas; gostar de servir; iniciativa e criatividade;consciência da qualidade; ética e transparência; foco no cliente; simpatia e empatia.

Uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com