TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Interdiciplinar

Trabalho Escolar: Produção Textual Interdiciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo compreender o surgimento da Abordagem Clássica, Humanista e Comportamental das Teorias da Administração como um evento social baseado na evolução humana, identificando os problemas quais essas teorias pretendiam solucionar, trata-se também da Administração ser uma habilidade humana e aborda os acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das teorias.

2 DESENVOLVIMENTO

A administração e a capacidade de trabalhar no meio de pessoas, incluindo o processo de motivação e aplicação de uma eficaz liderança. Com isto desenvolvendo um bom relacionamento com colaboradores afim de tornar as coisas concretas e mais práticas. Na administração procura-se trabalhar com equipes, procurando sempre motivar seus colaboradores tendo em vista um bom desempenho nas suas funções e uma boa interação.

A administração teve inicio com Frederick Winslow Taylor, ele foi um engenheiro mecânico estadunidense. F. W. Taylor foi considerado o “Pai da Administração Cientifica” por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas, ele procurava ter seu foco na eficácia e eficiência operacional na administração industrial.

Com relação ao desenvolvimento pessoal e seus resultados ele acreditava que o treinamento adequado do seu pessoal haveria a possibilidade de fazê-los produzir mais com melhor qualidade.

Em relação à produtividade e à participação dos recursos humanos, estabelecida a co-participação entre o capital e o trabalho, cujo resultado refletirá em menores custos, salários mais elevados e, principalmente, em aumentos de níveis de produtividade.

Varias teorias foram criadas uma delas foi a teoria geral de sistemas (também conhecida pela sigla, T.G.S.) surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy, publicados entre 1950 e 1968.

A T.G.S. não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas sim produzir teorias e formulações conceituais que possam criar condições de aplicação na realidade empírica.

A importância da TGS é significativa tendo em vista a necessidade de se avaliar a organização como um todo e não somente em departamentos ou setores, teoria dos sistemas começou a ser aplicada na administração principalmente em função da necessidade de uma síntese e uma maior integração das teorias anteriores.

Outro aspecto importante para as organizações é a tecnologia podendo ser ela tosca, isto é, grosseira, rude ou sofisticada, como o uso de computadores, mas todas as organizações precisam de uma tecnologia para funcionarem e chegarem aos fins desejados.

Uma organização comprometida com uma tecnologia específica pode perder a chance de produzir outro produto para outras organizações de tecnologias mais flexíveis pois a cada dia a tecnologia fica mais especializada e a flexibilidade da organização de rapidamente passar de um produto para outro pode decrescer.

Outro ponto muito importante é o pensamento sistêmico e liderança, pensamento sistêmico, é um conceito necessário e fundamental para algumas áreas do conhecimento que necessitam de uma abordagem de causa e efeito. Ocorre que esta abordagem não é suficiente nos casos que envolvem sentimentos e emoções. Ou seja, não é capaz de tratar e entender a totalidade da vida humana. Assim, surgiu o pensamento sistêmico ou holístico que admite que as perguntas não possuem apenas uma resposta. Aliás, geralmente, possuem várias respostas e que muitas vezes são até contraditórias. Hoje, o conceito evoluiu de tal maneira que já temos computadores que estão sendo projetados para ’pensar’ de uma forma não linear, copiando os seres humanos na sua habilidade de pensar sistemicamente. Tomar uma decisão sem ter a visão do todo pode gerar decisões unilaterais, isoladas e pouco efetivas.

Muitos líderes esquecem-se de que toda ação tem implicações e conseqüências e que, antes de ser implementada, deve ser cuidadosamente considerada e analisada. Se o pensamento sistêmico implica em conhecer a organização enquanto um todo e analisar as suas várias partes e a interação existente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com