TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Interdiciplinar I

Monografias: Produção Textual Interdiciplinar I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  2.164 Palavras (9 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Processo de comunicação e linguagem, e a sua importância para a área administrativa 4

2.2 Abordagem Clássica, Humanista e Comportamental das Teosias da Administração 5

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Neste presente trabalho nos foi proposto ser realizado uma análise sobre a comunicação nas empresas, mas também um estudo sobre as abordagens clássica, humanista, e comportamental das Teorias da Administração, e o que as diferenciam. Ao analisar os textos solicitados e também sendo realizadas outras pesquisas pude perceber que foi de grande relevância buscar entender e refletir como as palavras podem expressar determinados valores e também as diferenças e evoluções que ocorreram nas Teorias Administrativas.

A importância do tema abordado, sua relevância e aplicabilidade se dão nos problemas de comunicação que são os principais responsáveis por grande parte dos erros operacionais, e fatores negativos em uma empresa. Junto a outros fatores, um modelo eficaz de comunicação é proposto para que possamos entender melhor como funciona um processo de comunicação dentro de uma empresa baseado nas relações interpessoais dentro de uma organização.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM, E A SUA IMPORTÂNCIA PARA A ÁREA ADMINISTRATIVA.

A comunicação deve ser compreendida como um meio de atuar, falar, fazer-se entender, comunicar para expressar-se, regendo todas as relações humanas e tendo como finalidade expressar pensamentos, ideias e sentimentos que possam ser compreendidos por outras pessoas. Assim, saber comunicar é fator fundamental no processo de conduzir equipes com vistas a melhores resultados.

A comunicação se realiza em três etapas: Emissão, transmissão e recepção; tendo como elementos fundamentais o emissor, a mensagem e o receptor. De modo que quando há uma comunicação clara, objetiva e aberta, as relações e a cooperação prosperam. Depois de desenvolvermos boas técnicas de comunicação poderemos escolher a melhor forma de comunicar e influenciar pessoas. O sucesso de uma empresa depende da capacidade de comunicação de seus funcionários.

Segundo Chiavenato,

Comunicação tem aplicação em todas as funções administrativa, mas é particularmente importante na função de direção, por representar o intercâmbio de pensamentos e de informação para proporcionar compreensão mútua e confiança, além de boas relações humanas. A comunicação envolve troca de fatos, ideias, opiniões ou emoções entre duas ou mais pessoas e é também definida como interrelações por meio de palavras, letras, símbolos ou mensagens e como meio para o participante de uma organização partilhar significado e compreensão com outros. (Chiavenato 2010 p. 315).

Segundo as leituras do texto de Pagnan (2014), alguns fatores são importantes para o sucesso e desempenho das atividades exercidas em uma empresa, tais como saber ouvir as pessoas, comunicar com os empregados da linha de frente, buscando sempre expressar-se bem, com clareza e eficácia, comunicando e de forma simples e clara. É importante que se aprenda a controlar timidez, saber ouvir o outro dando atenção ao que está sendo entonado, saber falar com tom de voz adequado, saber expressar-se corporalmente com posturas adequadas, o controle emocional também é um fator importantíssimo no momento de uma discussão ou diálogo, e um

dos aspectos mais importantes da comunicabilidade de uma pessoa, a energia que flui sutilmente através da sua voz e do seu corpo, das palavras e da sua postura, dos gestos e do olhar. É a expressão do seu otimismo ou pessimismo, da agressividade ou suavidade, do nível da sua autoestima. É a comunicação invisível, mas presente, percebida pelos sentidos. Quão agradável é a energia que flui de pessoas otimistas, bem humoradas, felizes, que diante das adversidades da vida encontram desafios que serão superados.

Assim, é possível compreender a importância da comunicação dentro de uma empresa para que possam alcançar os seus objetivos, sua importância e força para criar valores que possam levar o ser humano e a organização ao sucesso. A falta de uma comunicação eficaz pode acarretar uma série de problemas e até inviabilizar muitos projetos. Apesar de vivermos em um mundo de alta tecnologia, é interessante verificar que o sucesso da comunicação está nas mãos das pessoas, está na comunicação interpessoal, onde toda a equipe administrativa de uma empresa tem responsabilidade na comunicação eficaz e deverá compartilhar os seus sucessos e fracassos.

Pode-se concluir que a comunicação é um item muito importante para a sociedade em geral e principalmente para a área administrativa de uma organização, no qual dentro de um ambiente organizacional a comunicação pode sofrer influências positivas e negativas em seu processo.

2.2 ABORDAGEM CLÁSSICA, HUMANISTA E COMPORTAMENTAL DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO:

Com o aprofundamento da Revolução Industrial a sociedade passou por várias consequências, principalmente em se tratando do desenvolvimento e aumento das organizações empresariais, assim, com o aparecimento de novas tecnologias surgiram grandes fábricas responsáveis por empregar. Dentro desse contexto de grandes mudanças econômicas, sociais e demográficas, estudiosos e profissionais começaram a notar as dificuldades existentes na organização e como essas empresas mantiam o controle, sendo tão necessário saber lidar as variáveis que buscavam garantir o lucro necessário à manutenção do empreendimento e a remuneração do capital investido.

A partir desse momento, passam a surgir os primeiros trabalhos de cunho científico na administração, assim, os trabalhos de Taylor que podem ser considerados como a primeira tentativa de fundar uma "ciência da administração". O aspecto fundamental de sua teoria é a busca do aumento da eficiência da organização, por meio da racionalização do trabalho e da obtenção de métodos mais eficientes de controle dos trabalhadores.

Segundo Koetz,

A abordagem clássica surgiu em decorrência da Revolução Industrial, e dois fatores foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com