TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Tranças De Bintou

Monografias: Produção Textual Tranças De Bintou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.455 Palavras (6 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 6

2. SÍNTESE REFLEXIVA

Ao ler o texto “Uma abordagem Integrada da Aprendizagem”, pude perceber a importância de se trabalhar em cima de qualquer conceito, abordando todos os tipos de disciplina, ou seja, promovendo sempre a “integração” entre o teórico e o corriqueiro. Todo conceito se trabalhado de diferentes formas, pode associar diferentes disciplinas formando uma contextualização. Um só tema, e várias visões ou vários caminhos. Dessa maneira a aprendizagem se torna mais concreta e mais perto da realidade. A criança tem maior percepção do tema apresentado, faz associações, e sua aprendizagem se torna mais significativa. Quando usamos uma variedade de materiais, objetos e exemplificações, conseguimos despertar na criança um interesse maior, sendo assim terá uma maior absorção do que está aprendendo e nós conseguiremos uma maior retenção da sua atenção intelectual. Precisamos “induzir” e “moldar” a percepção da criança, não por meio de imposições, mas permitindo a ela descobrir-se emocional e intelectualmente.

Acredito que quanto mais variedades de recursos usarmos, abrindo mão do concreto, do óbvio, do real, e dando importância principalmente para o que faz parte da vida da criança, mais ela se aperfeiçoará na compreensão de um conceito. Nosso papel é promover uma educação que desperte nas crianças o processo de emancipação visando sua inclusão na sociedade além de conduzi-las a alcançarem um conhecimento com autonomia, por isso é muito importante valorizar suas experiências e acontecimentos no dia a dia. Não precisamos ficar focados apenas no tradicional, podemos reinventar o ensino. Temos “liberdade” para levar a criança a criar, inventar e se descobrir, usando de todos os recursos disponíveis, como a arte, a música, a dança, a roda de histórias, enfim, uma infinidade de recursos que permitam à criança fazer suas próprias interpretações do mundo.

Levando em consideração o que vimos no texto e na história as “Tranças de Bintou”, conseguimos relacionar ambos a partir do princípio de se educar e ensinar á parir de experiências e fatos cotidianos, além de ressaltar a importância cultural e social de cada indivíduo. Na história, a menina se sentia diferente e menos bonita do que as moças que possuíam tranças, e seu desejo era de conquistar essa beleza, como as mulheres adultas e em especial a sua irmã. Na história, Bintou é levada a conhecer sobre tempos e épocas, a ouvir as histórias contadas pela avó sobre quando vai crescer e usar o cabelo comprido é levada a entender que precisa aprender a ler, a escrever, a valorizar sua infância, lidar com as vaidades da idade, a saber, esperar, há contar os meses e anos da sua espera interminável, afinal como toda criança, Bintou é seduzida pelas cores, pelos diversos tipos de sons que fazem os movimentos dos cabelos, pelo que a sociedade em si julga bonito, etc.

Sua avó, respeitando as tradições locais e ressaltando a beleza da menina, solucionou tal problema, usando de um comportamento criativo e com a finalidade de fazer com que a menina compreendesse as intenções e motivações das diferenças existentes entre os adultos e as crianças. Proporcionou a sua neta novas emoções, sentidas ao ganhar fitas coloridas para enfeitar seus tão desprezados “birotes”, permitindo assim que ela se sentisse tão bonita quanto sua irmã, mas sem deixar sua preciosa infância de lado. Essa atitude e comportamento promove um conceito verídico e de autoconhecimento.

Existem vários elementos que podem ser trabalhados como conteúdos de diferentes áreas do conhecimento e de forma interdisciplinar como incentivar o conhecimento e o respeito das diferenças culturais e de etnias, cooperação entre as pessoas, o autoconhecimento, o respeito à natureza e aos animais, promover a compreensão de regras e normas existentes na sociedade, promover o diálogo com as crianças sanando suas dúvidas e propondo soluções, através de troca de experiências, para suas inquietações e conflitos valorizando suas qualidades e características físicas. Através desses conteúdos propostos podemos trabalhar atividades que venham a contextualizar as diferentes áreas do conhecimento apresentando as crianças contos, lendas, histórias de diferentes povos e costumes de forma a esclarecer que a cor da pele não é única diferença entre as pessoas, não existem apenas os brancos, negros e amarelos, existem diferenças de costumes, de religiões dentre outras dentro de qualquer etnia e todas as diferenças devem ser vistas com respeito e como forma de adquirir novos conhecimentos e informações.

3. PROPOSTA DE ATIVIDADES INTERDISCIPINARES

Com base na síntese acima e juntamente com o que foi abordado no texto e no vídeo com a história de Bintou, podemos criar um projeto de ensino para cada disciplina que julguemos úteis a nossas crianças. Vamos exemplificar abaixo, tendo como base as seguintes áreas de conhecimento: Natureza e Sociedade, Artes e Música, Alfabetização e Matemática.

3.1 PLANO DE AULA 1 – NATUREZA E SOCIEDADE

No livro podemos observar sobre costumes e culturas de determinados povos, então com base nisso, podemos ressaltar em sala a diversidade social.

Objetivos:

Identificar as diferenças dos grupos sociais.

Compreender e sensibilizar o aluno para perceber e aprender a lidar com as diferenças individuais.

Descrição da Atividade:

Formar uma roda com as crianças para realizar conversas e leitura de diversos livros, que contem histórias dos povos indígenas, africanos, europeus, etc. e suas contribuições para a diversidade cultural brasileira, destacando a importância de aceitar, compreender e respeitar as diferenças, resgatar conceitos, normas e brincadeiras, encorajando cada criança a soltar sua imaginação realizando a troca de informações e releitura das histórias apresentadas. Utilizando revistas solicitar às crianças que criem um painel interligando cada grupo social com costumes e crenças próprios, em seguida apontar em que aspectos se assemelham e promover o debate entre eles para que compreendam que as diferenças culturais não tornam nenhum grupo social mais importante que outro.

Avaliação:

Observação individual das atividades desenvolvidas para verificar o grau de alcance dos objetivos propostos.

3.2 PLANO DE AULA 2 – ATES E MÚSICA

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com