TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profissional Da Atualidade

Monografias: Profissional Da Atualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

PROFISSIONAL DA ATUALIDADE

.

Capacidade de comunicação, de articular e contextualizar informações, de constante atualização, habilidade para compreender questões lógicas, para pensar e solucionar conflitos, familiaridade com computadores e novas tecnologias, gosto pela pesquisa, responsabilidade, ética e integridade, flexibilidade e adaptabilidade, disciplina, capacidade de negociação.

As características descritas acima são altamente desejáveis para que uma pessoa seja considerada um profissional capacitado no mercado.

É certo que um bom currículo escolar, especializações, títulos e experiência na área não deixaram de ter seu valor, mas em tempos de “inteligência emocional” e de velocidade cada vez maior na aquisição de conhecimentos, este tipo de habilidade passa a ter uma importância quase que decisiva para que se possa sobressair num mundo cada vez mais competitivo.

O perfil exigido pelo mercado é de um profissional polivalente, ou seja, aquele que possua as competências técnicas e que ainda consiga resolver os “problemas” do dia-dia da empresa. Resolver estes problemas, é que parece ser a dificuldade, pois, normalmente, o especialista, aquele que possui competência técnica, sabe muito, porém de pouca coisa, ou seja, seu campo de atuação acaba se tornando restrito devido à sua especialização em apenas uma área. Dessa forma, este profissional consegue resolver de sua área e nada pode fazer fora de seu campo de atuação. O mercado exige hoje um profissional mais completo, que não seja apenas um especialista, nem um generalista, mas que seja um especialista sistêmico que possua sim sua especialização, mas que consiga também enxergar a empresa como um todo, através de uma visão mais abrangente, o suficiente para resolver, ou no mínimo encaminhar, a avalanche de problemas do cotidiano de uma empresa.

A necessidade é de um profissional completo que consiga conciliar suas competências técnicas às suas características pessoais ou indo mais além, as suas múltiplas competências.

Para desenvolver competências devemos nos aprofundar no conceito de aprendizagem. Aprender, no sentido sistêmico e abrangente do termo, significando ser capaz de transformar-se, de modo a modificar a própria estrutura de comportamento, tornando-a mais eficaz no sentido de perseguir os valores essenciais da própria pessoa, grupo social ou comunidade.

As empresas começam a perceber que seu maior capital não está nos cofres, nos equipamentos, nas suas instalações, etc, mas sim nas pessoas, nos seus colaboradores e em tudo aquilo que eles conhecem e podem o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com