TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profuncionario

Exames: Profuncionario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 5

Contextualizando o Curso do Profuncionário

Existem e existiram várias experiências de cursos profissionais de nível médio para formação em serviço aos funcionários da educação. Essas experiências profissionais são consequências de um conjunto de atividades para adquirir conhecimento, capacidades, atitudes, para exercer a sua própria profissão e especializar na experiência profissional.

A formação profissional é fruto de uma longa discussão iniciada na década de 1980, no Estado de Mato grosso, com o apoio do sindicato dos trabalhadores em educação- SINTEP e também darealização de outras experiências de cursos já realizados, como: o Curso Arara Azul desenvolvido entre 1992 a 2005, cursos profissionais da Rede municipal de Cuiabá ofertado de 1995 a 2005, cursos profissionais da Rede Estadual do Acre ocorrido entre 2000 a 2002 e os cursos profissionais do Distrito Federal. Além dessas experiências também deve ser lembrado o projeto Pé de Cedro Mato Grosso do sul, que foi mais um avanço para a identidade profissionais dos funcionários.

A formação do profissional da educação esta constituída na República Federativa do Brasil, na constituição de que é direito e dever de todo estado desenvolver pessoas habilitadas em seu trabalho. Está na lei federala valorização dos profissionais da educação, a realização do piso salarial para todos profissionais. Entretanto, a legislação e normatização são princípios que orientam a educação profissional em geral.

O profuncionário simboliza o reconhecimento social da profissão do técnico da educação e garante o seu direito à profissionalização, em efetiva atividade. Com conquista de seu direito a formação profissional, o profuncionário dispõe entre seus objetivos fundamentais a valorização do trabalho, através do oferecimento dos cursos de formação e apresenta também como instrumento importante para valorizaçãoe identidade dos funcionários da educação.

Aprender a distância

A educação a distância, conhecida mais como EAD se torna mais acessível para o acesso das pessoas na busca pela educação. Em cada período de nossa história temos deparado com desafios marcados por novas concepções, novas necessidades que os motiva as pessoas buscarem formas diferentes de fazer e aprender. Atualmente as rápidas mudanças vivenciadas pelas pessoas na sociedade tem proporcionado que se vai a busca de aprenda mesmo através da educação a distância.

Destaca-se a educação a distância como modalidade de ensino que você pode vencer barreiras ligada a tempo, espaço e recursos. Com o passar do tempo vem surgindo novas tecnologias no ercado que consequentemente ajuda no acompanhamento do processo de ensino aprendizagem.

O avanço da educaçãoa distância torna-se cada vez mais presente na sociedade e evidencia na modalidade de ensino desafios de aprendizagem que vem sendo superado pelo sistema da educação superior.

Perfil e atribuições dos tutores.

Os tutores têm como objetivos acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes deve conduzir o processo de avaliação, encaminhar documentos para os responsáveis. Planejar as atividades, explicar os textos dos módulos, tirar as dúvidas dos estudantes e fazer os registros de processo de avaliação de cada aluno durante todo o curso, para a pratica profissional supervisionada, os tutores devem seguir os seguintes passos, planejar com o estudante as atividades, os locais, a carga horária e o cronograma, visitar os estudante em seu local de trabalho e em outros locais possíveis para a pratica, apreciar e dialogar com o estudante sobre a produção escrita e sobre o sentido da pratica realizada, verificar instituições afins para atividades da PPS, quando for o caso,devem orientá-lo na construção processual e reflexiva do memorial.

Cada tutor tem que ter um perfil adequado e uma experiência profissional e disponibilidade para ensinar cada um, ter formação em nível superior, licenciatura ou bacharelado,preferencialmente em pedagogia ou em graduação afim com as habilitações oferecidas, ser professor ou técnico administrativo do IF ou funcionário da rede publica estadual ou municipal ou mesmo de universidades publicas, ter conhecimentos do profuncionário compromisso com a proposta de valorização de todos os estudantes, ter experiência de gestão educacional empatia com seus valores e suas praticas democráticas.

Orientações para os estudantes

No processo de formação a distância o aluno precisa se empenhar nos estudos para alcançar seus objetivos.É necessário que cada estudante se conscientize e compreenda a diferença em estar em uma sala de aula presencial e estudar em casa ou em outro lugar.

Cada estudante deve organizar um tempo para realizar as atividades, sempre ir a busca daquilo que está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com