TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profuncionario

Tese: Profuncionario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  Tese  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHAR A FILOSOFIA NESTE MÓDULO FEZ COM QUE OS CURSISTAS REFLETISSEM MUITO SUAS PRÁTICAS DE TRABALHO E DE VIVENCIA. ATRAVÉS DAS ANÁLISES REFLEXIVAS ESTUDADAS NESTA AULA LEVAMOS O PESSOAL AO DEVIR DE SEUS CONCEITOS SOBRE FILOSOFIA, SOBRE A EDUCAÇÃO E SOBRE A VIDA. Estamos falando de uma antropologia da cultura porque, como veremos adiante, essa é uma das marcas distintivas do Homem. Podemos, repetindo vários autores, dizer que não existe produção humana que não seja cultural. Com ela e a partir dela os humanos se relacionam com o mundo, consigo mesmos e com suas criações.

• Modulo III – Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica. Um pratique pediu para opinar sobre se a competência no trabalho é o principal valor para o exercício da cidadania e se há outros valores mais importantes e como eu poderia contribuir para construção desses valores na escola. Nós vivemos em sociedade e a competência nas relações interpessoais em minha opinião é mais importante do que a competência na execução de algum trabalho. Assim sendo, a competência no trabalho é um valor complementar para o exercício da cidadania. Não podemos chamar de cidadão alguém que não tem valores éticos e morais. E eu posso na minha escola servir de modelo, pois me considero uma pessoa de ética e moral elevada. Mas, lamentavelmente algumas pessoas não vêem essas qualidades como de utilidade para si mesmas, pois não querem ter nenhum limite na obtenção de seus objetivos profissionais e pessoais.

“As pessoas são singulares e, ao mesmo tempo, compartilham características. Somos todos semelhantes e diferentes uns dos outros ao mesmo tempo. As necessidades são comuns a todas as pessoas, mas cada pessoa tem uma situação especifica em termo de necessidades. O mesmo acontece com as outras características que afetam a motivação: competências, atitudes, emoções e personalidade. Todas essas características interagem com as necessidades e entre si, fazendo de cada pessoa um caso único de motivação.”

(Maximiano, 2006, pag. 183)

Antes de discutirmos a cultura ou as diferentes manifestações culturais, precisamos discutir esse ser que a produz. Daí a necessidade desta indagação: quem somos nós? Podemos dizer que essa é uma das principais indagações articuladas pelo Homem. É o Homem se colocando diante de si mesmo, e se dando ao conhecimento. É, portanto, na busca dessa identificação que se coloca a indagação sobre o Homem: que realidade é essa?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com