TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profuncionario 3

Ensaios: Profuncionario 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 3

Pratique página 29

☼ Você deve estar pensando que, sendo a educação uma forma de transmissão cultural entre os indivíduos, então a cultura não se transforma. Será? Qual é o seu testemunho sobre isso? E o de seus colegas de trabalho? O seu modo de pensar e de viver é o mesmo dos seus pais, por exemplo? Pense na sua história de vida e procure saber da história de mais um ou dois colegas, lembre se de que escrever tudo é muito importante. Com esta atividade você poderá refletir sobre um dos aspectos pelos quais a cultura é preservada e transformada por homens e mulheres, quando é transmitida de geração para geração. Ao mesmo tempo, a atividade é um exercício de interpretação da realidade contextual a partir da memória pessoal. Um tipo de investigação que pode ser usado com outros sujeitos em uma pesquisa antropológica. O resultado da atividade deve ser uma dissertação narrativa na qual você deve contar como se posicionou diante dos seus pais ou pessoas mais velhas relativamente a algum evento polêmico, para que lhe fique explicito de que modo a cultura pode se transformar ou ser preservada, o que deve ajudá-lo a refletir sobre o que acontece na escola na relação entre adultos, adolescentes e crianças.

A cultura efetua uma transformação na vida das pessoas no sentido de ampliar seu leque de escolhas e, assim, de aumentar sua liberdade. O que, foi cultura em determinada época pode não ser hoje. O efeito que a cultura tem na vida das pessoas enfatiza seu caráter.

Da minha época de criança, na escola, em família, na sociedade a cultura se transformou, quando era criança na escola em que estudava eram realizadas horas cívicas com mais frequência, os alunos sabiam se posicionar e cantar os hinos, hoje em dia vejo que já não é mais assim, os alunos parecem menos interessados e desligados com certos valores.

Na minha família a cultura também se transformou, os meu pais e tios tinham uma perspectiva e um estilo de vida, diferente da que eu e meus primos temos hoje, na juventude deles não pensavam e ter um curso de graduação, e a situação financeira não contribuía para isso. Hoje a realidade já é bem diferente, quem ainda não tem curso superior está cursando, ou ainda vai fazer.

Enfim, a sociedade em geral e a cultura, se transforma com o passar dos tempos e com a diferente classe social do meio em que se vive. Muitos valores culturais que eram bons foram perdidos com o tempo, por outro lado, também foram constituídos outros valores importantes.

Entrevista com colega de trabalho Ismael Simão:

A cultura faz parte da minha vida, da de cada um de nós, cada região do Brasil. Em nossos lares costumamos ouvir histórias contadas por nossos pais, sendo que os mesmos já ouviram essas mesmas histórias contadas pelos pais deles. Desde pequeno eu fui fascinado pelas histórias contadas por eles, por eu ser criança as histórias tinham sentido importante, mas com o passar dos tempos aprendi a ler e comecei a entender que tudo isso eram histórias criadas a partir de um mito imaginário que ganhava vida ao longo dos tempos passando de pai para filho. Mas a cultura não se restringe apenas em história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com