TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profuncionario

Exames: Profuncionario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 5

Unidade: 03 Pratique: 02 Pag: 36

1. Você acha que os funcionários deveriam todos se profissionalizar? Por quê? E os outros trabalhadores? Qual a diferença entre escolarização e profissionalização? Entreviste alguém de seu sindicato para ajudar a responder essas perguntas.

Resp. Sim! Por que todos devem buscar novos conhecimentos para que cada um possa desenvolver melhor seu trabalho seja qual for sua função. Os trabalhadores também devem se profissionalizar para que possam buscar algo de novo para facilitar sua vida no dia a dia, mas vale lembra que não é todo mundo que tem a oportunidade de se profissionalizar.

Escolarização e Profissionalização: Sabemos que uma pessoa frequenta uma escola por um determinado tempo. Ninguém domina uma profissão sem treino e muito estudo.

Profissionalização: É o estudo específico para transformar o sujeito no profissional de determinada área.

Escolaridade: É o número de anos que uma pessoa frequentou uma escola.

Diz-se que uma pessoa que estudou só até a 2ª ou 3ª série tem baixa escolaridade, porque estudou pouco tempo. Alguém com Pós graduação, tem alta escolaridade, porque estudou muitos anos, e provavelmente possui mais desembaraço que um uma pessoa de baixa escolaridade, porque os muitos anos o deixam melhor preparado. Uma pessoa como eu, que fez só o Ensino Médio, possuí apenas o Segundo Grau como escolaridade. Escolaridade é tempo de estudo e Profissionalização é estudo para adquirir determinada profissão.

Unidade: 04 Pratique: 01 Pag: 46

2. Você se sente em processo de educação contínua, permanente? Como? Que conhecimentos e habilidades fazem parte de sua formação como profissional, que não impreterivelmente são necessários em sua ocupação? Vale a pena à gente ter um diploma de advogado e continuar sendo vendedor em banca de jornal? Discuta com os colegas essas questões.

Resp. Com certeza! A Educação Continua Permanente é uma estratégia de formação e desenvolvimento do profissional Educador na Estratégia de Educação da Família. Busco desenvolver meus conhecimentos, habilidades e competências, além de valores e ações efetivas necessárias para a inserção de processo educacional. Procuro Adquirir conhecimento em formação, treinamento capacitação e acima de tudo, reconstruir meus valores éticos, centrada na investigação do próprio trabalho na escola.

Não! Por que quando escolhemos uma profissão nos preparamos para ela com certeza queremos exercer-la no mercado de trabalho, só que as vezes não temos a oportunidade e acabamos agarrando a várias oportunidades que vierem a surgir.

Unidade: 05 Pratique: 01 Pag: 57

3. Para você, o que seria qualidade na educação escolar? E o que seria qualidade do ensino? Uma criança pobre está condenada a receber uma educação de menor qualidade? Por que sim ou por que não? Eu, professor, e você, funcionário (a), podemos influenciar na melhoria da qualidade da escola onde trabalhos? Como?

Res. Entendendo a educação como uma prática social que ocorre em diferentes espaços e momentos, deve-se ressaltar o papel da educação escolar nos processos formativos por meio dos diferentes níveis, ciclos e modalidades educativas. E, sobretudo, à definição das finalidades educacionais e dos princípios que orientam o processo ensino-aprendizagem e sua articulação com a trajetória histórico-cultural dos alunos e com o projeto de nação no estabelecimento de diretrizes e bases para o sistema educacional.

Quando se fala em qualidade de ensino é necessário compreender qual a concepção que as pessoas têm sobre o tema, já que pode ser visto por vários ângulos. No processo de ensino-aprendizagem, a qualidade de ensino é prioridade, e precisa ser analisada em diversos olhares.

É lógico que sim! Eu moro em um Município em que grande parte da população é bem carente. Onde só existem escolas públicas, mas que garantem um ensino bom. Mas vale lembrar que de nada adianta ter um ensino ótimo sem um aluno presente e interessado.

Unidade: 06 Pratique: 04 Pag: 68

4. Você conhece algum funcionário ou funcionária de escola que tenha feito um curso superior? Faça uma entrevista e pergunte o que mudou em sua vida. Você tem um filho (a) ou irmão (ã) menor que completou ou faz um curso superior? E você, sonha com isso? Quais seriam os cursos superiores mais adequados à sua profissão? E qual é o que lhe desperta mais desejo? Existem cursos superiores em sua cidade? Quais?

Res. Sim! Entrevistem minha colega

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com