TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profuncionario módulo 05

Ensaios: Profuncionario módulo 05. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2014  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  1.010 Visualizações

Página 1 de 3

CURSISTA : Joeny Auxiliadora de Almeida Godoy

MÓDULO 05 – EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E TRABALHO: ABORDAGEM SOCIOLÓGICA DA EDUCAÇÃO

UNIDADE 01 – CONSTRUÇÃO DA LENTE SOCIOLOÓGICA

PRATIQUES DA PAG. 26

1 - Como você estudou no módulo 2, as conquistas trabalhistas que temos hoje são frutos das lutas dos trabalhadores. Em nosso país, durante o governo Vargas, essas conquistas transformaram-se em leis, por meio da consolidação das leis do trabalho, a CLT. Atualmente, sob a alegação de que pagam muitos impostos, em razão de uma serie de garantias trabalhistas que oneram muito e impedem de empregar mais funcionários, o empresariado tem pressionado o congresso nacional e o governo a flexibilizar as leis trabalhistas, ou seja, acabar com alguns direitos. Faça uma pesquisa e investigue quais leis trabalhistas estão ameaçadas pela chamada ‘’flexibilização das leis trabalhistas”.

R – Conforme pesquisei segue abaixo alguns dos direitos trabalhistas que nós estamos sujeitos a perder: parcelamentos das férias e do 13º salário; a diminuição do salário-família, FGTS, piso-salarial; além da não garantia de outros direitos como proteção em face a automoção, aviso prévio proporcional e de 30 dias, licença a gestante, licença paternidade, seguro desemprego, salário família entre outros.

3 - Você estudou também no Módulo 2 que a escravidão foi extinta no Brasil em 1888. No entanto, a grande imprensa denuncia constantemente a existência de trabalho escravo em nosso país. Faça uma pesquisa no Ministério do Trabalho como o governo Federal vem combatendo o trabalho escravo. Investigue também em quais regiões do país ocorre uma maior incidência desse tipo de exploração. Procure a Delegacia Regional do Trabalho de sua cidade e entreviste um fiscal, procurando saber se em seu município existe esse tipo de ocorrência. Você tem notícia de trabalho escravo no Brasil nos dias de hoje? Se possível, recorte algum texto ou revista e cole em seu memorial.

R – Como aqui em Rosário Oeste não tem Delegacia Regional do Trabalho, vou apenas falar um pouco da escravidão aqui no Brasil, que aparentemente foi extinta, mais sempre ouvimos casos de pessoas sendo escravizadas, nas fazendas, têm casos de mulheres sendo traficadas para o exterior para trabalharem como prostitutas, devemos ter uma preocupação incessante, uma vigilância constante e uma fiscalização sem trégua em relação ao trabalho escravo no Brasil. As regiões Norte e Nordeste o índice exploração é maior que em outros região do país. O trabalho escravo é universal e todo mundo sabe o que é escravidão, vale lembrar que o trabalho escravo não existe somente no meio rural, ocorre também nas áreas urbanas, nas cidades, porém em menor intensidade. O trabalho escravo urbano é de outra natureza. No Brasil, os principais casos de escravidão urbana ocorrem na região metropolitana de São Paulo, onde os imigrantes ilegais são predominantemente latino-americanos, que trabalham dezenas de horas diárias, sem folga e com baixíssimos salários, geralmente em oficinas de costura. A escravidão nos dias de hoje, não se dá com o tráfico de pessoas ou comercialização como se dava no Brasil colonial, mas a privação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com