TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a importância dos métodos de contratação e seleção para pessoas dentro das organizações?

Projeto de pesquisa: Qual é a importância dos métodos de contratação e seleção para pessoas dentro das organizações?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.864 Palavras (8 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Devido à globalização e revolução tecnológica, muitas organizações tiveram que se adaptar às novas tendências, fazendo com que seus setores também evoluíssem de acordo com suas necessidades, não sendo diferente no setor de Recursos Humanos. O trabalho tem o objetivo de identificar e analisar o processo de recrutamento e seleção por competência. A busca das empresas por um colaborador qualificado que atue de forma eficaz gera maiores responsabilidades do departamento de Recursos Humanos. Temos como benefícios desse método a contratação assertiva, diminuindo custos e possíveis erros. É através da seleção que a empresa garante a contratação de profissionais qualificados, alinhados com o negócio e com o potencial diferenciado, elemento fundamental para bons resultados organizacionais.

A seleção de um candidato com o perfil adequado à empresa facilita a adaptação deste na instituição, aperfeiçoa os resultados daquela e reduz os riscos de que o contratado não se adéqüe à função, impactando positivamente na rotatividade de pessoal, podendo também reduzir custos e tempo de treinamento de ambientação. O processo de seleção por tem como principal objetivo minimizar a subjetividade nos processos de seleção, tornando-o mais claro e objetivo.

Qual a importância das Técnicas de Recrutamento e Seleção para gestão de

pessoas dentro das organizações?

O processo de seleção é constituído por etapas cuja finalidade é levar à contratação de candidatos recrutados. As principais são: a identificação dos candidatos recrutados, triagem, aplicação de testes de conhecimentos, entrevistas de seleção, entrevista técnicas, exame médico, referências do candidato e admissão. O processo de seleção inicia-se com uma triagem, isto é, com uma entrevista rápida que tem por objetivo analisar se o candidato possui os requisitos exigidos para o cargo. O segundo passo é a aplicação de testes de conhecimento ou de testes psicológicos, que não são realizados por algumas empresas. O próximo passo são as entrevistas de seleção, nas quais se busca conhecer o potencial do candidato, sua motivação, seu interesse para o cargo. Desta entrevista são selecionados poucos candidatos que vão para as entrevistas técnicas, que objetivam avaliar se o candidato possui qualificação necessária para a ocupação do cargo oferecido. Escolhido o candidato, a próxima etapa é o exame médico, seguido da análise das referências do candidato, e por último, a admissão.

De que forma conhecimentos na área de relações sindicais e negociações traba

lhistas poderão trazer benefícios para os processos na área de pessoas nas

Organizações?

É fato que o Sindicato é importante para todas as classes profissionais. É por meio dos sindicatos que podemos ser representados coletivamente. Para tratar da questão do sindicato deve-se começar pela explicação de que o trabalhador tem a livre escolha para decidir qual sindicato irá melhor representá-lo.

O Sindicato dos Trabalhadores nas é um órgão, destinado a promover a defesa dos interesses de sua categoria profissional, com o objetivo de alcançar melhores condições de trabalho. O Sindicato sempre está presente na porta da empresa em assembléias, com informativo e muitas vezes em greves. O Sindicato também está presente com apoio a outros Sindicatos, da mesma categoria ou categoria diferenciada. O Sindicato deve ser um Sindicato de luta, atuante, transparente e com muitas conquistas para os trabalhadores que são a verdadeira essência para um sindicato ter êxito.

É de estrema importância a relação do sindicato com as empresas para garantir a todos os funcionários seus direitos como, por exemplo, celebrar convênios e acordos coletivos, visando às melhorias das condições sociais e de trabalho. Lutar pela defesa das liberdades individuais e coletivas, pela justiça social, pelos direitos fundamentais dos funcionários da organização. Prestar assistência técnica e jurídica no âmbito da Justiça do Trabalho. Propugnar pela solidariedade entre os povos a nível regional, nacional e internacional, pela união dos trabalhadores pelo desenvolvimento do País e pela paz universal.

Que tipos de ações podem ser realizados, para garantir a Saúde e Segurança

do trabalhador, estando dentro das normas e Leis estipuladas pelos órgãos

competentes?

Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, com o segurado empregado, trabalhador avulso, médico residente, bem como com o segurado especial, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente, da capacidade para o trabalho.

Para controlar a ocorrência de acidentes de trabalho e, dessa forma, preservar a saúde dos funcionários e, conseqüentemente, a produtividade da empresa; é necessário fazer o gerenciamento de risco. Esse tipo de gerenciamento visa à identificação e avaliação de todos os perigos atuais e futuros ocorridos no ambiente de trabalho. Tendo em vista que as causas de acidentes se devem às falhas humanas e falhas materiais, os primeiros poderão ser eliminados inicialmente através de seleção profissional e exames médicos adequados e posteriormente através da educação e treinamento e as segundas, através de medidas de engenharia que garantam a remoção das condições de insegurança no trabalho. Essas metodologias vão auxiliar a descobrir que tipo de riscos o funcionário da empresa corre no ambiente de trabalho, bem como o que fazer para eliminar esses riscos e diminuir as possíveis situações de perigo.

A identificação de perigo e a avaliação de riscos são de fundamental importância para a empresa, pois, se mal feitas, todas as ações decorrentes serão realizadas de forma inadequada ou incompleta. E isso pode significar perdas materiais e/ou pessoais.

È sempre importante às empresas cumprirem e fazerem as disposições legais e regulamentares sobre Segurança e Medicina do Trabalho.

DEBATE SOBRE OS ASSUNTOS ABORDADOS

A contratação de um profissional é de alta importância. Pois esse é o Setor responsável pela atividade de Atração e Seleção que identifica e provê, interna ou externamente, as competências individuais necessárias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com