TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer Parcial

Trabalho Universitário: Prointer Parcial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 5

Atps Administração De Cargos Salários E Benefícios Trabalhistas

PASSO 1

Afinal Salário é Fato Motivador?

Salário pode sim ser considerado como fator motivador, principalmente no início da carreira e geralmente com trabalhadores mais jovens, pois é a primeira coisa que atrai um profissional para determinada empresa é saber quanto vai ganhar. Existem outros fatores importantes e atrativos para os colaboradores, mas o principal é o salário. Quando o trabalhador recebe o suficiente para manter as necessidades básicas de sua família, como moradia, saúde, educação, lazer, alimentação, etc. ele se sente satisfeito por poder proporcionar a si e seus familiares uma vida digna, suprindo todas as necessidades. Isto com certeza o motiva a permanecer na empresa, pois se sente satisfeito. As pessoas desejam ter dinheiro por que é necessário para a satisfação das necessidades fisiológicas, de segurança mas também sociais, de estima e auto realização. Funcionários satisfeitos tendem a permanecer na empresa, produzem mais, dessa forma a empresa também ganha em aumento de produtividade e consequentemente aumenta a lucratividade, diminui a rotatividade e o absenteísmo.

Porém não se pode dizer que apenas o salário motiva, pois quando o trabalhador já é um profissional bem preparado, qualificado e excelente na sua área, ele se sente atraído também pelos benefícios que a empresa irá lhe oferecer, as vezes pode ser um salário menor, porém poderá ter uma participação nos lucros e outros benefícios que irão compensar ou até superar o salário que ganhava anteriormente.

PASSO 2

A) Definição das teorias motivacionais de Maslow, Herzberg e Maclland

A Hierarquia de Necessidades – modelo de Abraham Maslow

Abraham Maslow (1908-1970) foi um psicólogo americano, considerando o pai do humanismo na psicologia. - Ênfase nas características Humanas.

De acordo com esta teoria, o ser humano possui diversas necessidades que podem ser separadas em categorias hierarquizadas. Para motivar uma pessoa, você deve identificar qual é a categoria mais baixa na qual ela tem uma necessidade, e suprir estas necessidades antes de pensar em outras em categorias mais altas.

As necessidades da base da pirâmide precisam de ser satisfeitas antes das necessidades do topo. Podemos ver os níveis na imagem que se segue:

Necessidades Fisiológicas Estas são as necessidades mais elementares, e podemos afirmar que constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: ar, água, comida, sono, sexo, etc. quando estas não são satisfeitas, podemos ficar doentes, irritados, com dores, desconfortáveis, etc. Estes sentimentos motivam-nos a aliviá-las o mais rapidamente possível para estabelecer a homeostase. Assim que forem satisfeitas, podemos pensar noutras coisas.

Necessidades de Segurança Estas estão relacionadas com o estabelecimento de estabilidade e consistência num mundo caótico. São aquelas que estão vinculadas com as necessidades de nos sentirmos seguros: sem perigo, em ordem, com segurança, de manter o emprego, entre outros.

Necessidades Sociais e de Amor Estas seguem-se na escada. Os humanos desejam manter relações humanas com harmonia, querem pertencer a grupos: clubes, grupos de trabalho, grupos religiosos, família, gangs, etc. Precisamos de nos sentir amados (de forma não sexual) pelos outros, de ser aceites pelos outros. Os artistas gostam de aplausos. Nós precisamos que precisem de nós.

Necessidades de Autoestima Existem dois tipos de necessidades de autoestima. Em primeiro lugar, a autoestima que resulta do reconhecimento das nossas capacidades por nós mesmos. Em segundo, a atenção e reconhecimento que vem dos outros. Em geral é a necessidade de sentir-se digno, respeitado por si e pelos outros, com prestígio e reconhecimento, poder, orgulho etc. É semelhante ao nível anterior, mas querer admiração está relacionado com a necessidade de poder.

Necessidades de Autorrealização São também conhecidas como necessidades de crescimento. Este é "o desejo para nos tornarmos mais e mais o que somos, para nos tornarmos tudo o que somos capazes de ser". Incluem a realização, aproveitar todo o potencial próprio, fazer o que a pessoa gosta e é capaz de conseguir. Relaciona-se com as necessidades de estima:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com