TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer Parcial

Casos: Prointer Parcial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  1.756 Palavras (8 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 8

DESAFIO PROFISSIONAL

Desafio apresentado como requisito para a obtenção de nota das disciplinas direito empresarial, tecnologia da gestão e responsabilidade social e meio ambiente, do curso Superior de tecnologia em gestão financeira, supervisionado pela tutora EAD online.

Profª.

Porto Alegre 18 out. 2014

SUMÁRIO

1.......Introdução

2.......Desenvolvimento

2.1....Modelo de Excelência da Gestão

2.2....Praticas da Organização Visando adequar o Impacto Ambiental de Sua atividade:

2.3....Quais Cuidados Jurídicos Deverão ser Levados em Consideração na Contratação das Empresas Terceiras de acordo com a lei.

3....Sugestões Estratégicas e de Melhoria

4.......Considerações Finais

5.......Referências Bibliográficas

1 INTRODUÇÃO

Este desafio tem o objetivo de abordar assuntos de fundamental importância para o funcionamento de uma indústria de projeto e montagem de estruturas metálicas, como meios de produção, projetos, clientes, montagem e especificação de material, ou seja, todo o processo de trabalho e operação do inicio ao final do projeto, visando a melhor dinâmica na produção com menos desperdícios e maior eficácia.

A INOXEL uma indústria metalúrgica que se destaca como uma das mais importantes e respeitadas fabricantes de equipamentos e sistemas produção .

Preocupada com a segurança na armazenagem e qualidade dosprodutos entregues a seus clientes e para assegurar a qualidade, a empresa implantou o "Sistema de Gestão da Qualidade".

2. DESENVOLVIMENTO

As indústrias, a partir deste novo pensamento ambiental, necessitaram modificar seus processos e repensar suas estratégias, devido à preferência do mercado por produtos que gerem menores impactos ao meio ambiente. Ocorrendo um diferencial para a competitividade das empresas, que gerou um novo desafio de gestão empresarial.

Sistema de Gestão Ambiental. Esse sistema surge para atender a demanda da sociedade por produtos e serviços que causem menores impactos ambientais.

Neste contexto se insere o setor de fundição, um setor industrial muito importante para o desenvolvimento, o qual apresenta aspectos e impactos ambientais que devem ser considerados na implantação de um Sistema de Gestão Ambiental.

A área de fundição é considerada a mais importante entre a metalurgia, devido à ampla variedade de formatos, dimensões e propriedades metalúrgicas das peças fundidas. Essas vantagens tornam o setor de Fundição, mais econômico e viável para obtenção de determinados materiais sólidos. É de extrema importância para o desenvolvimento industrial de um país, pois seus produtos são muito utilizados em processos de fabricação.

A indústria de fundição brasileira é a 7º parque produtor do mundo e produziu em 2008: 3,35 Milhões de toneladas de peças, quase o dobro do realizado no fim do século XX, faturando em 2008, US$11bilhões, sendo 14% com a receita na exportação de peças, que em toneladas representou18,3% da produção total. As principais matérias-primas utilizadas, nesse setor, são o ferro gusa, sendo o Brasil o segundo maior produtor mundial, as ferro-ligas e o alumínio dentre outros metais não ferrosos (Al, Cu, Ni, Zn, Pb e Sn).

2.1- Modelo de Excelência da Gestão

Importante abordar os seguintes itens:

O que pode ser utilizado na INOXEL?

As organizações consideradas como referencia de excelência em nível internacional, são aquelas que têm prosperado e alcançado a liderança internacional, em suas respectivas áreas de atuação e que são exemplos reconhecidos em harmonia com o meio ambiente e integração com a sociedade.

Para identificar o estágio atual de excelência da gestão, é preciso utilizar um modelo de referência, que eleve a organização a um processo de reflexão e melhoria.

O principal modelo de referência hoje no Brasil é o Modelo de Excelência da Gestão®, da Fundação Nacional da Qualidade, que se baseia em um conjunto de fundamentos da excelência que expressam conceitos atuais que se traduzem em práticas encontradas em organizações de elevado desempenho.

Os fundamentos da excelência são:

Pensamento sistêmico; atuação em rede; aprendizado organizacional; inovação; agilidade; liderança transformadora; olhar para o futuro; conhecimento sobre clientes e mercados; responsabilidade social; valorização das pessoas e da cultura; decisões fundamentadas; orientação por processos; geração de valor.

Esses fundamentos da excelência, quando aplicados, trazem melhorias para os processos e produtos, redução de custos e aumento da produtividade para aorganização, tornando-a mais competitiva.

No Modelo de Excelência da Gestão®, os fundamentos são expressos em características tangíveis e mensuráveis, organizadas em oito Critérios de forma sistêmica, evidenciando o seu caráter interdependente e complementar, visando à geração de resultados.

O funcionamento do Modelo de Excelência da Gestão® é explicado pelo conceito do PDCL. O Modelo pode ser entendido segundo esta lógica: o direcionamento da organização, dado pela Liderança, ouvindo os Clientes e a Sociedade, é definido por meio das Estratégias e Planos; a sua implementação é realizada por meio das Pessoas, utilizando-se dos Processos existentes na organização; e todo esse ciclo, ao ser executado, deverá conduzir a Resultados, que devem ser analisados e entendidos, gerando Informações e Conhecimento para serem utilizados no processo de tomada de decisão, gerando um novo ciclo de gestão.

Que critérios podem ser trabalhados na INOXEL?

A principal forma de utilizar o Modelo de Excelência em Gestão é através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com