TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer iii tecnologia em gestao publica

Por:   •  1/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE BAURU

CURSO TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

MARCELO BARRAVIERA – RA 9582425082

DESAFIO PROFISSIONAL DO 2º BIMESTRE

DISCIPLINAS DE DIREITO EMPRESARIAL, TECNOLOGIAS DE GESTÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.

TUTOR EAD – ALEX ZOMPERO BEZERRA

BAURU – SP

2014

SUMÁRIO                

Introdução ----------------------------------------------------------------------------------- pág 03

Desenvolvimento --------------------------------------------------------------------------- pág 03 e 04

Conclusão ------------------------------------------------------------------------------------ pág 04

Referências ----------------------------------------------------------------------------------  pág 05

INTRODUÇÃO

        A empresa INOXEL, diante da ascensão do mercado interno, e preocupado com as exigências de seus stakeholders (colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros) deverá implantar o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) baseado na norma NBR ISO 9001 em todo seu processo, produtos e serviços, primeiramente porque deve se preocupar diretamente com as exigências dos clientes, e indiretamente com as exigências do mercado impostos pelo sistema mercadológico e pela globalização.

DESENVOLVIMENTO

        O SGQ está focado na satisfação de seus clientes, na melhoria contínua e no gerenciamento por processo. A abordagem por processo permite à organização gerenciá-los e aprimorá-los, principalmente por meio do monitoramento de seus objetivos e indicadores, os quais, por sua vez, dão subsídio à alta direção e às lideranças para a tomada de decisões e para a definição de ações de correção, prevenção e melhoria. Neste contexto as ferramentas da qualidade são técnicas que se podem utilizar com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que eventualmente são encontrados e interferem no bom desempenho dos processos de trabalho. Assim, a INOXEL deverá utilizar as seguintes ferramentas no processo de implantação do SGQ, além da aplicação do ciclo PDCA focando a melhoria contínua dos processos, assim segue as principais ferramentas para utilização: brainstorm, benchmaking, gráfico de pareto, diagrama de ishikawa, folha de verificação, fluxograma, carta de controle e programa 5S.

No que se refere à sustentabilidade ambiental organizacional, sugerimos aplicar alguns indicadores ambientais em respeito à vários requisitos legais vigentes, assim como o controle de aspectos e impactos ambientais (ar, solo, água), além da adequação da empresa à Política Nacional de Resíduos Sólidos, realizando coletas seletivas, destinação de resíduos para reciclagem ou destinação para cooperativas, pode ser aplicado ainda práticas de reuso de água, adequação de todas licenças ambientais, aplicação de inovações dos filtros das chaminés, dentre outros. Citamos abaixo exemplos de controle de aspectos e impactos ambientais.

  • Aspecto Ambiental – Água poluída do processo de resfriamento das máquinas – Medida Preventiva – Estação de Tratamento de Efluentes (ETE)
  • Aspecto Ambiental – Liberação de Enxofre e Metano do processo produtivo – Medida Preventiva – Inovação das Chaminés/Filtros de acordo com normatizações ambientais.
  • Aspecto Ambiental – Geração de Resíduos Sólidos – Medida Preventiva – Coleta Seletiva – Destinação para reciclagem – Logística Reversa.

É imprescindível que, ao terceirizar os serviços a INOXEL deve firmar contratos com empresas idôneas e experientes no mercado e ainda, especificando cláusulas contratuais transferindo responsabilidades para os terceiros contratantes. Para isso, deve ter uma assessoria jurídica especializada em contratos civis, como exemplo citamos um contrato que a INOXEL firmou com empresa X especializada na destinação de resíduos industriais perigosos, e com isso esta referida empresa se responsabiliza totalmente na destinação adequada destes resíduos perigosos, sendo totalmente responsável legal junto aos órgãos ambientais e sendo responsável direta/indiretamente por eventuais destinações inadequadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (112.9 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com