TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia Gestao Publica

Por:   •  1/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  857 Visualizações

Página 1 de 7

Faculdade Anhanguera

Taguatinga - FACNET

Tecnologia em Gestão Pública

Taguatinga-DF, Maio de 2016.

INTRODUÇÃO

A INOXEL é uma caldeiraria industrial, que surgi a partir da fusão de duas empresas (Empresa RER – Caldeiraria e Empresa MHI – Estruturas Metálicas) e encontra – se a quase dez anos no mercado.

Apesar de ter uma ampla gama de clientes renomados tanto nacionalmente quanto mundialmente e ter como princípios fundamentais: a qualidade, o atendimento diferenciado, aprimoramento constante dos serviços e no relacionamento com: Clientes, fornecedores e parceiros. A instituição não possui um sistema de gestão de qualidade, algo que foi exigido por seus clientes.

Para sanar e/ou amenizar os problemas em questão e a melhoria dos processos, a INOXEL contratou a essa empresa para fazer um plano de consultoria de Gestão Empresarial, Gestão da Produtividade e Qualidade e Assessoria Ambiental.

O objetivo dessa consultoria é apresentar meios para que a INOXEL possa sobressair no mercado e ressaltar a importância da Gestão de Qualidade e Gestão Empresarial.

⦁ Passo 01

Modelo de Excelência da Gestão

⦁ O que pode ser utilizado na INOXEL?

A utilização de um ou vários modelos de sistemas eficazes de gestão.

⦁ Que critérios podem ser trabalhados na INOXEL?

A princípio podem-se aplicar as normas técnicas no desenvolvimento de seus processos, através de sistemas de gestão como a ISSO, além do desenvolvimento de seu quadro gerencial que são integrados por seus Gestores e executivos.

 

⦁ Considerando as ferramentas de gestão mais utilizadas pelas organizações líderes de mercado, quais ferramentas a consultoria indicaria à INOXEL?

Programar modelos, regras e normas eficazes no concernente ao sistema de gestão.

⦁ Passo 02

Para alcançar a exelencia na gestão ambiental é proposto a INOXEL , adequa se as normas do ISO 14001.:

“A ABNT NBR ISO 14001 é aplicável a qualquer tipo de organização que tem por objetivo obter um desempenho ambiental correto, bem como buscar sua certificação por uma organização externa competente. A norma visa orientar a implementação de sistemas de gestão ambiental nas organizações visando à sua conformidade com a realidade do empreendimento e ainda servir de subsídio para uma análise intra ou externamente da conformidade entre esta certificação e uma autodeclaração de um empreendimento, e por fim, mas não menos importante, tem como objetivo dar as diretrizes para a confirmação de sua conformidade frente a algum requisito pré-estabelecido por algum cliente.” ( Fonte: Wikipédia . Disponivel em : https://pt.wikipedia.org/wiki/ISO_14001. Visto em 14 de novembro de 2015)

Para que tal certificação seja alcançada tais alguns dados foram levantados:

Impactos Ambientais que podem ser caisados pela atividade da Organização: Medidas propostas para adequar esse impacto Custo/Beneficio

Exploração Mineral Desordenada Maior Planejamento no uso de suas matérias primas. Redução do custo com matérias primas e redução do impacto ambiental.

Alto Consumo de Energia O Uso de energia solar e/ou eólica. Redução no custo com eletricidade e redução do impacto ambiental.

Alto Consumo de Água Programa de Conscientização para os funcionários Economia com o consumo de água e redução do impacto ambiental

⦁ Passo 03

A terceirização é uma forma eficaz de apoio para atingir todos os objetivos de uma instituição. É o processo pelo qual uma organização contrata outra empresa para prestar um determinado serviço.

Existem algumas restrições à prática da terceirização, que são regulamentadas por meio de legislações.

A principal legislação que trata a terceirização, atualmente, é a Súmula 331 de 2003 do Tribunal Superior do Trabalho.

A restrição prioritária que a Súmula trata é: A terceirização é possível apenas se não se tratar de uma atividade – fim. Na Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, artigo 581, dispõe que entende –se por atividade – fim a que caracterizar a unidade do produto, operação ou objetivo final, cuja obtenção todas as demais atividades convirjam, exclusivamente em regime de conexão funcional.

Segue a Sumula n° 331 na integra:

Súmula n°331 Contrato de Prestação de Serviços.

Legalidade (mantida) – Res.121/2003, DJ 19,20 e 21/11/2003

I – A contratação de trabalhadores por empresa interposta é ilegal, formando –se o vínculo com o tomador dos serviços, salvo no caso de trabalho temporário (Lei n° 6019, de 03/01/1974)

II – A contratação irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, não gera vinculo de emprego com os órgãos da administração pública direta, indireta ou fundacional (art. 37, II, da CF/1988).

III – Não forma vínculo de emprego com o tomador a contratação de serviços de vigilância (Lei n° 73102, de 20/06/1983) e de conservação e limpeza, bem como a de serviços especializados ligados à atividade – meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (91.4 Kb)   docx (573.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com