TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública Prointer III

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.599 Palavras (15 Páginas)  •  855 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Polo Rondonópolis

Hulda Silva Pacheco RA: 9413569668

Iêda Cristina Dourado de Magalhães RA: 9600521946

Ivonete Silva de Oliveira RA: 9494529791

Maria Helena Dias Rego Clair RA: 9600522027

Nilda Mendonça da Silva RA: 9413568796

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública Prointer III

Relatório Final

Rondonópolis – MT

Junho / 2015

Hulda Silva Pacheco RA: 9413569668

Iêda Cristina Dourado de Magalhães RA: 9600521946

Ivonete Silva de Oliveira RA: 9494529791

Maria Helena Dias Rego Clair RA: 9600522027

Nilda Mendonça da Silva RA: 9413568796

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública Prointer III

Relatório Final

Relatório Final apresentado junto ao Curso de Superior de Tecnologia em Gestão Púbica da Universidade Anhanguera-UNIDERP, com requisito avaliativo da disciplina de Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública Prointer III sob a orientação da tutora Susana Jardim Zardo.

Rondonópolis – MT

Junho / 2015

RESUMO

Tendo em vista o Desenvolvimento Sustentável do Setor Público faz-se necessário avaliar e reelaborar o PPP que representa a busca da superação do caráter centralizador da escola, sendo que a autonomia assegura mais participação da comunidade e mais qualidade para a educação. Assim, flexibilidade e descentralização de ações devem ser sinônimas de responsabilidades compartilhadas em todos os níveis. Nesta caminhada, importante considerar que o Projeto Político Pedagógico é uma declaração de intenções e a expressão do desejável, onde o Regimento Escolar é a diretriz orientadora. Portanto, a importância da Equipe Diretiva está em promover a consonância entre teoria e prática, articulando Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar, os Planos de Estudos, Calendário Escolar e os Planos de Trabalho do Professor. O êxito do trabalho integrado na escola, atenta ao comprometimento da equipe diretiva, como mobilizadora da participação de todos os segmentos da Comunidade Escolar com vista às qualidades do processo educativo.

INTRODUÇÃO

Este relatório tem por finalidade apresentar relatório completo de um Programa de Desenvolvimento Sustentável no Setor Público através do Plano Plurianual para o município, a implantação do conhecimento teórico abordado durante o curso, e aprimorar conhecimentos quanto a realidade do município.

Antes de iniciar a descrição das atividades realizadas foram analisadas todas as modalidades, a fim de realizar com eficiência e eficácia as tarefas demandadas. Tomando por base noção entre o pensar e o agir, capaz de conduzir ao entendimento desta atividade com momento privilegiado do processo ensino-aprendizagem e como um importante instrumento de integração. A instituição a ser explorada será uma escola municipal creche cuja razão social é: UMEI PEQUENOS BRILHANTES.

RELATÓRIO PARCIAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE RONDONÓPOLIS

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL-UMEI PEQUENOS BRILHANTES

Diretora da UMEI Pequenos Brilhantes: Professora Eliane Mirce Oliveira de Azevedo

Coordenadoras Pedagógicas: Professora Mirian Alcalde Rezende e Professora Edna Padin Guimarães de Souza.

Identificação do Município e Bairro

        

O Município é Rondonópolis, está localizado na região Sul do Estado de Mato Grosso. O Bairro Cidade Alta está localizado na zona urbana da cidade, aproximadamente há dois quilômetros do centro. Localiza-se a uma latitude 16º28'15" sul e a uma longitude 54º38'08" oeste, estando a uma altitude de 227 metros. Sua população em 2014 é estimada em aproximadamente 211.718 mil habitantes, o que coloca Rondonópolis em 135º lugar no Brasil, 54º lugar entre os municípios interioranos brasileiros, 8° lugar dos municípios do centro-oeste e 3º lugar no estado. Sua microrregião possui 270.798 habitantes e está dividida em oito municípios. E sua mesorregião possui 526.445 habitantes segundo estimativas do IBGE/2013.

O município é cortado pelas rodovias federal BR 364 e BR 163, as mais importantes vias de escoamento da produção e ligação do Mato Grosso e região norte com o sul do país. Esta localização estratégica faz com que Rondonópolis se consolide a cada ano, como Polo Industrial do Centro-Oeste. Nos próximos anos também, os trilhos da Ferro Norte devem chegar próximos à cidade e impulsionar ainda mais o desenvolvimento da região devido entre outros fatores, à implantação do Porto Seco. O Porto Seco, que é uma zona exportadora, irá reduzir os custos de exportação da produção local e estadual.

Rondonópolis, tem como divisa ao norte, os municípios de Juscimeira e Poxoréo; ao sul Itiquira; ao leste São José do Povo Pedra Preta e ao oeste Santo Antônio do Leverger. A zona urbana do município é banhada pelo rio Vermelho e o Arareau. Já a zona rural é cortada pelos rios Ponte de Pedra, Jurigue e Tadarimana. Rondonópolis está a 210 quilômetros de distância da capital Cuiabá.

Caracterização da UMEI Pequenos Brilhantes

        

A UMEI Pequenos Brilhantes está situada na zona urbana da cidade de Rondonópolis, à Avenida Tamoios, número 365 no Bairro Cidade Alta. Conforme dados obtidos sobre o histórico da UMEI Pequenos Brilhantes, podemos constatar que a construção da referida Unidade deu-se por conta da necessidade das mães trabalharem para ajudar no orçamento doméstico da família, e não tendo com quem deixar seus filhos. A partir dessa necessidade que, em 1984, um grupo de mães, juntamente com a associação de moradores iniciou a trajetória de reivindicações junto ao poder público para concretizar tal desejo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (182.2 Kb)   docx (40.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com