TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER III TECNOLOGIA EM MARKETING

Por:   •  27/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.591 Palavras (11 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL UNIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

PROINTER III

TECNOLOGIA EM MARKETING

Cássio Henrique de Souza R.A. 01501539712

William Henrique Rossi Leite R.A. 2844236307

Liciane de Lima Almeida R.A. 1600335037

Adriana Silva de Oliveira R.A. 2859116317

Gustavo Henrique de Oliveira R.A 0145538892

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia III

(PROINTER III)

Ribeirão Preto, 12 de maio de 2016.

[pic 2]

Cássio Henrique de Souza R.A. 01501539712

William Henrique Rossi Leite R.A. 2844236307

Liciane de Lima Almeida R.A. 1600335037

PROINTER III

Tutora Eletrônica: Thais Ramalho Chaves

  Tutor da Sala: Karine

                             Ribeirão Preto, 12 de maio de 2016.

SUMÁRIO

Abertura filial Compre Bem em Ribeirão Preto – SP..................4

Entrevista com Jean Matshuhashi................................................5

Porque as organizações necessitam de planos de Marketing e serviços .......................................................................................5

Beneficios do Plano de Marketing...............................................8

Venda de Eletrodomesticos e Faturamento.................................8

Situação Problema.......................................................................9

Considerações Finais.................................................................11

Referências Bibliográficas ..................................................13

Abertura filial Compre Bem em Ribeirão Preto – SP

Com base nos estudos, pesquisas realizadas e devida a grande demanda e crescimento em Ribeirão Preto – SP, o supermercado Compre Bem anuncia a abertura de sua nova filial no bairro Parque Residencial Candido Portinari.

Para chegar a essa decisão e seus aspectos favoráveis, foram levados em conta alguns fatores, como:  expansão do bairro, quantidade de conjuntos residenciais em construção e finalizados, classe econômica da população, necessidade do cliente, quantidade de bairros ao redor acerca de 4km do raio do supermercado, necessidade de uma loja com variedades.

O supermercado ficará localizado entre a população de classe B-C e também com um bairro bem populoso que atenderá a classe D. Surpreendendo a todos com o preço baixo, atendimento e qualidade dos produtos.

Além da parte de alimentação em geral, teremos a venda de alguns eletrodomésticos, como: batedeira, liquidificador, cafeteira, ventilador, secador e chapinha para cabelos, micro-ondas etc..

Em parceria com uma marca de telefonia, uma banca de celulares será montada dentro da loja, com um profissional treinado sobre todas as atualidades, para repassar aos clientes.

O local escolhido é a avenida principal do bairro Portinari, onde todos que entram e saem passam em frente o supermercado. Também é de fácil acesso para os bairros ao redor.

Area de construção: total 2.000m², sendo 1.500m² de área de vendas e o restante para estacionamento.

A loja funcionará de segunda a sábado das 8h as 22h, domingos e feriados até as 19h.

Entrevista com Jean Matshuhashi – gerente e responsável pela abertura da loja em Ribeirão Preto –SP

Após breve conversa com Jean, podemos ver as coisas sob um outro ângulo, desde a escolha do local, parceria dos fornecedores, preços, marcas e o nicho de mercado a ser atendido, como descrito acima na abertura da filial.

“Além de levar em conta a população a ser atendida, temos que dar treinamento para o pessoal, pois uma loja com funcionários treinados e capacitados repassa a segurança e qualidade que tanto lutamos em ter” – diz Jean

Ele ainda diz que é necessario saber bem o seu publico alvo, para lançar promoções de acordo com a expectativa do consumidor; e sempre fazer parcerias com fornecedores, conseguindo brindes para repassar ao cliente.

A divulgação de abertura da loja deverá ser feita com antecedência, dando ênfase para a data da inauguração, com jornais de promoção, panfletagem na entrada dos bairros, carro de som e propaganda na tv.

Para finalizar pergunto a Jean sobre a forma de pesquisa interna, para saber os preços dos concorrentes, a resposta vem de forma rápida e concreta “ir aos outros estabelecimentos e pesquisar nos folhetos de promoções dos concorrentes”, segundo ele essas são as melhores maneiras de concorrer arduamente com os preços dos concorrentes, não dando brecha para o cliente comprar em outro lugar e nunca se esquecendo que além do preço, o atendimento e a qualidade são os diferencias para o sucesso.

PORQUE AS ORGANIZAÇÕES NECESSITAM DE PLANO DE MARKETING DE SERVIÇO

O plano de Marketing significa a formulação de objetivos e ações alternativas, que ao término, a escolha se dará sobre a melhor ação, que diz respeito às implicações futuras de decisões tomadas no presente, pois é um processo de decisões que buscam alcançar os objetivos anteriormente definidos.
Diante desse diagnóstico o planejamento estratégico surge como uma importante ferramenta de ajuda para direcionamento de uma organização, pois permite indicar e direcionar as ações gerencia da empresa dentro de um plano previamente determinado, de estratégias e metas diminuindo consideravelmente a possibilidade de tomadas de decisões equivocadas, num mercado extremamente competitivo.
Para uma empresa, o marketing é a coluna principal da organização. É ele o responsável por buscar informações e compreensão sobre o mercado, as necessidades latentes, os possíveis consumidores de um produto, verificar oportunidades de negócios e manter o relacionamento com o consumidor final ou com empresas de interesse. Também é ele quem pode auxiliar negócios a serem mais assertivos e efetivos, com menores custos e maior rentabilidade à organização. Tudo isso balizado sempre não pelo que a empresa deseja, e sim no que o mercado está necessitando.
O processo de planejamento estratégico de mercado inclui a identificação ou estabelecimento da missão e das metas organizacionais, a estratégia corporativa, as metas e os objetivos de marketing, a estratégia de marketing efinalmente um plano de marketing. O processo começa com uma análise em profundidade dos ambientes interno e externo da organização. Essa análise ajuda o planejador a determinar as forças e fraquezas internas da organização e identificar as oportunidades e ameaças externas. Baseada em um exame exaustivo desses assuntos ambientais relevantes, a empresa, a seguir, estabelece sua missão, metas e objetivos organizacionais, as estratégias funcionais, a implementação e a avaliação e controle, bem como "a seleção de mercados-alvos e criação e manutenção de apropriado composto mercadológico." (FERRELL, et al, 2000, p.19-20)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (164.2 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com