TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER I PARCIAL - GESTÃO PUBLICA

Por:   •  11/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.333 Palavras (10 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Curso de Tecnologia em Gestão Pública

POLO: Centro de Educação a Distância (CEAD)

ACADÊMICO: Simone Aparecida de Lima Oliveira – RA: EAD5332613968

TUTOR A DISTÂNCIA: Kelly Sinara Cavalheiro de Rezende

NOME DO TUTOR EAD: Kelly Sinara Cavalheiro de Rezende

RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER

ALTINÓPOLIS – SÃO PAULO

MAIO/2017


ACADÊMICO: Simone Aparecida de Lima Oliveira – RA: EAD5332613968

TUTOR A DISTÂNCIA: Kelly Sinara Cavalheiro de Rezende

RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em                 Gestão Pública do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplinas de Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER I).

ALTINÓPOLIS – SÃO PAULO

MAIO/2017


  1. SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1.        RELATÓRIO DA ENTREVISTA        4

2.        PARECER PESSOAL SOBRE O EMPREENDEDORISMO        5

3.        ANÁLISE DA MATRIZ SWOT        6

3.1        PONTOS FORTES        6

3.2        PONTOS FRACOS        6

3.3        OPORTUNIDADES        6

3.4        AMEAÇAS        6

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

REFERÊNCIAS        8

ANEXO I        9,10,11


  1. INTRODUÇÃO

O Empreendedorismo é uma janela aberta para novas conquistas, sejam elas pessoais ou empresariais, o empreendedorismo está diretamente ligado a vida das pessoas, em todas as ações da vida do ser humano existe empreendedorismo.

O Empreendedorismo traz conhecimentos, crescimento e riquezas para as pessoas e para uma nação.


  1. RELATÓRIO DA ENTREVISTA

Foi um grande prazer poder ter entrevistado o Sr. Lázaro, um senhor de 76 anos de idade, trabalhador incansável, simpático, de uma humildade impar, homem de muito caráter. Ele me fez parar para pensar se realmente um grande empreendedor de sucesso tem que ter estudo, ser letrado, ser diplomado, ter vários cursos? O senhor Lázaro não teve nada disso, tudo que ele sabe e aprendeu foi na escola da vida, com ele pude ver que o sonho de um projeto pode se tornar realidade mesmo quando achamos distantes. Normalmente quando ouvimos falar de empreendedor, logo imaginamos aquelas pessoas cultas, todas cheias de vestimentas chiques, de falar fino, que besteira, quanto aprendizado pude tirar hoje desta entrevista, pude aprender que quando temos um projeto para nossa vida, devemos abraçá-lo com todas as forças, devemos aprender sobre ele, amar a ele, se esforçar para se tornar realidade, que quando sabemos onde queremos ir, nunca termos medo de seguir em frente, o senhor Lázaro passou quase uma vida trabalhando e guardando suas economias, para que conseguisse empreender no seu tão sonhado pedacinho de terra, no seu projeto de sua vida, e conseguiu hoje ele é produtor de café, e vive bem feliz, e que apesar de todas as suas fraquezas, de todos os momentos críticos, tem também os momentos fortes e de glória. Com toda experiência de vida do senhor Lázaro, ele disse uma bela frase em sua entrevista “que o empreendedor quando tem uma idéia não pode deixar escapar, não pode ter medo, tem que procurar aprender do assunto”, me faz lembrar das várias frases de Dornelas onde afirma que o “Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de idéias em oportunidades” Dornelas (2008);

que “A capacidade de ter visão e perseguir oportunidades, aprimora-se com o tempo” Dornelas (2008) e que “É aquele que faz acontecer, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização” Dornelas (2001).

Esta entrevista me proporcionou conhecimento, me mostrou que nem sempre o que enxergamos, é exatamente sempre o correto, e que as oportunidades são pra todos desde que, estabeleçam projetos e metas para suas vidas, e que quando surgir alguma idéia não tenha medo de se arriscar.


  1. PARECER PESSOAL SOBRE EMPREENDEDORISMO
  2. Para mim, a idéia de um empreendimento pode ser aplicada em qualquer área da vida de uma pessoa, seja ela pobre ou rica, tenha ela capital para investir ou não, quando surge a idéia de qualquer tipo de empreendimento, parece ser uma coisa distante, difícil de ser alcançada, porém, quando a pessoa ou equipe, consegue montar um projeto em cima dessa idéia, estudar os pontos fortes e fracos, estudar o público que irá atender, estudar a concorrência, estudar o tipo do cliente, estudar o mercado, estudar o ponto, tudo começa a fazer sentido e fica próximo de acontecer.  
  3. Fico super feliz quando vejo histórias de grandes empresas que surgiram de grandes idéias, e com pouco investimento, por exemplo, Silvio Santos era camelo, ex-usuário de drogas que virou palestrante, pessoa que começou vendendo lanches naturais na praia, e hoje é dona de uma rede de comida natural, isso me contagia, o empreendedorismo me faz ver algo novo para vida de quem se arrisca, e falando em se arriscar, aqui vão cinco citações que encontrei no site https://jornaldoempreendedor.com.br/destaques/inspiracao/5-citacoes-sobre-tomada-de-riscos-que-vao-deixar-voce-pronto-para-agir/, para trazer um pouco de animo, aos que querem seguir no ramo;
  1. “Alguns homens veem as coisas como elas são e dizem: ‘por que?’. Eu sonho com as coisas que nunca existiram e penso: ‘por que não?’”. – George Bernard Shaw.
  2. “Sempre que você vê um negócio de sucesso, alguém tomou uma decisão corajosa” – Peter Drucker.
  3. “A última medida de um homem não é onde ele se encontra em momentos de conforto e convivência, mas onde ele se encontra em tempos de desafio e controvérsia” – Dr. Martin Luther King Jr.
  4. “Tudo que você pode fazer, ou sonha que pode, comece. A ousadia é a soma da genialidade, poder e magia” – Johann Wolfgang von Goethe.
  5. “Segurança é superstição. Ela não existe na natureza, e as crianças não acreditam nisso. Evitar o perigo não é mais seguro a longo prazo . A vida é uma aventura ousada, ou nada” – Helen Keller.

  1. ANÁLISE DA MATRIZ SWOT

Atualmente as empresas estão usando em suas gestões uma estratégia chamada SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats) ou FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), nela consiste otimizar e melhorar o desempenho das empresas,   e como dizia Sun Tzun: “Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo, ainda que enfrente cem batalhas, jamais correrá perigo. Aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo, às vezes ganha, às vezes perde. Aquele que não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, está fadado ao fracasso e correrá perigo em todas as batalhas.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (145.3 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com