TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Educativo contra racismo e preconceito

Por:   •  19/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  1.292 Visualizações

Página 1 de 3

1 – Título: Projeto Educativo Todos Contra o Racismo e o Preconceito – 2016


2 - Duração do projeto: Aproximadamente um mês
A expectativa do projeto é desmistificar o pré-conceito do negro, a cultura e religião, trazendo para a sala de aula a reflexão a respeito do persistente racismo que existe e insiste na sociedade brasileira.

Para que essa realidade possa se transformar, precisamos educar as crianças para que evitem até mesmo uma piada de cunho preconceituoso e racista, pois é através do humor que eles se propagam durante gerações, causando sequelas e uma realidade alarmante: o alto índice de homicídios por conta do racismo.

Aproveitando os avanços legislativos que asseguram vagas em universidades, assim como empregos, abre-se espaço para ser discutindo também a situação dos deficientes e os estereótipos que enfrentam todos os dias.

Dessa maneira, unindo os dois grupos – negros e deficientes - para a discussão, ficando a cargo dos alunos buscarem em ambientes extraescolares a observação do papel desenvolvido por esses grupos na comunidade local.

Justificativa: Embora a escravidão tenha sido abolida em 1888, a figura do negro sempre carregou um estigma, o racismo cultivado naquela sociedade escravocrata.

Não é raro verificar em noticiários manchetes que divulgam racismo praticado abertamente, inclusive contra famosos, exemplos como o caso do jogador Cristiano Araujo, da apresentadora do telejornal Maria Júlia Coutinho, a Maju, e, o mais recente caso, da atriz Thaís Araujo, sofrido nas redes sociais.

Todos foram alvos de ideias que, mesmo depois de tanta evolução histórica, conquista de direitos, estipulação da igualdade entre todos constitucionalmente, não se apresentam coerentes e mostram que o preconceito e o racismo persistem, pois nunca, de fato, tentou-se eliminá-los.

A maneira mais consciente de erradicar esse pseudo-ideal é reconhecer o problema através da reflexão pessoal e social, posteriormente atacá-lo, inclusive colocando jovens estudantes à frente de iniciativas populares, tais qual, tornar o dia 20 de novembro, o dia consciência negra, um dia legislativamente reconhecido no calendário municipal.

Objetivos: Muito além da informação, a educação tem a finalidade de contribuir para a formação da cidadania. Sendo assim, o projeto tem como objetivo apresentar as diversas facetas sociais, ampliando a visão que o aluno possa ter da realidade e demonstrando as possibilidades de solução.

No projeto em questão, através de entrevistas, leituras, estudos e pesquisa em campo, os alunos reconheceram a situação do preconceito e racismo no município.

Outro momento é o conhecimento que terão ao visitarem a Câmara Legislativa Municipal para impetrarem a iniciativa popular de tornar reconhecido no calendário municipal o Dia da Consciência Negra

Metodologia ou procedimentos metodológicos:

Trabalhando com diversos Gêneros Textuais:

- Notícias de jornais – Reportagens que associam o racismo com o alto índice de morte de negros no país;

- Reportagens sobre a repercussão de Campanhas Nacionais e Internacionais contra o Racismo;

- Notícias recentes sobre casos de racismo contra famosos;

- Artigo de Opinião;

- Análise de letras de músicas;

- Propagandas de Campanhas contra o Racismo – Análise e Produção de “Frases de Efeito” (As melhores frases serão usadas para produzir o cartaz da Manifestação).

- Cartas e Discursos – Leitura e Análise do Discurso de Marthin Luther King (Análise social a partir das características descritas no discurso).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com