TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO TCC MATEMÁTICA

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 3

          ESTRUTURA DO PROJETO INTEGRADOR I

                                                     IDENTIFICAÇÃO

Área/Linha de Pesquisa: Educação

Grupo de Pesquisa:

Campus Universitário: Uni ABC

Faculdade/Instituto: Anhanguera

Período de Execução: 2015

Titulo: A UTILIZAÇÃO DE AULAS EXPLORATÓRIAS –INVESTIGATIVAS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL- “O professor mediador e o aluno agente de seu próprio conhecimento”

Introdução:

O estudo, ora apresentado revela o interesse em analisar o movimento de produção de conhecimento matemático em sala de aula tendo em vista a dificuldade apresentada pelo professor na adequação de metodologias no ensino de matemática no 6º ano do Ensino Fundamental.

A partir da ruptura de um Ciclo para outro, tanto alunos quanto professores passam por um período de transição e adaptação que exige esforços de ambos os lados para que a aprendizagem aconteça de fato. Os alunos chegam ao 6º ano do Ensino Fundamental (Ciclo II) com uma visão distorcida da Matemática e os docentes apresentam dificuldades em mudar a percepção dos mesmos. Os alunos já passam do Ciclo I para o ciclo II do Ensino Fundamental carregando consigo a impressão de que a Matemática é a grande vilã da história e que nela consiste as maiores dificuldades do aprender. Isso ocorre, até pela fala de alguns docentes do primeiro ciclo, que muitas vezes, usam para chamar a responsabilidade de seus alunos a hipótese: “Vocês verão o ano que vem nas aulas de matemática, o quanto é difícil e lá terão menos tempo ainda para aprender, pois, a aula dura apenas 50 minutos!”. O aluno já passa para o 6º ano carregando esse dilema de que a matemática vai ser seu carma.

Contudo, os professores enfrentam grandes desafios ao transmitir determinados conteúdos aos seus alunos que por sua vez, não estabelecendo relação de um conteúdo na construção de novos conhecimentos. Sendo assim, percebe-se que muitos docentes ainda encontram dificuldades em instigar seus alunos a refletirem de fato.

Sabe-se que existe a falta de alguns pré-requisitos importantes como a utilização de cálculo mental e raciocínio lógico no ensino-aprendizagem de matemática no Ciclo I, sendo que na maioria das vezes, tal fato não é responsabilidade do professor, pois esse muitas vezes acabam transferindo o conhecimento da maneira que lhe foi ensinado, sem significação, sem estimular o senso critico de seus alunos, por desconhecer metodologias que o levem a desenvolver um trabalho mais conciso com relação a matemática.

Justificativa: A justificativa da escolha do tema deu-se a partir da percepção acerca da dificuldade encontrada pelos professores que, ao ensinar matemática, percebem que os alunos não atribuem à necessidade do uso dos conteúdos matemáticos em seu cotidiano.

Objetivo: O objetivo deste estudo é investigar o motivo pelo qual as metodologias utilizadas nas aulas de matemática na atualidade não têm levado os alunos a refletir e a associar a matemática com a sua vida cotidiana, despertando o instinto de curiosidade e investigação.

Fundamentação ou Referencial Teórico: livros didáticos, artigos, revistas, entre outros.

Metodologia (Materiais e Métodos, Hipóteses ou Questões Problemas)

Para melhor adequação aos resultados desejados optou-se pela pesquisa-ação que segundo Thiollent (2002, p. 75 apud VAZQUEZ e TONUZ, 2006, p. 2) é uma metodologia muito utilizada em projetos de pesquisa educacional. Segundo Thiollent (2002, p. 75 apud VAZQUEZ e TONUZ, 2006, p. 2) “com a orientação metodológica da pesquisa-ação, os pesquisadores em educação estariam em condição de produzir informações e conhecimentos de uso mais efetivo, inclusive ao nível pedagógico”, o que promoveria condições para ações e transformações de situações dentro da própria escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (122.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com