TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de matemática

Por:   •  28/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.960 Palavras (12 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 12

PROPOSTA DE ENSINO DE GEOMETRIA PLANA COM ALUNOS DA EJA:UM ESTUDO DA PESQUISA DA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA

1. INTRODUÇÃO

A matemática vive em constante mudança, está ocorrendo uma reformulação na maneira de se educar, buscando o aprendizado partindo da realidade do aluno e a convivência social onde ele se encontra. São diretrizes que norteiam a prática daqueles que se preocupam com a qualidade do ensino nesta área do conhecimento. Dentre abordagens metodológicas destacadas temos que resgata a prática pedagógica dos professores de matemática da CESVASF desde a sua fundação. Partindo da necessidade de e conhecer o ensino de cada década e repensar o ensino de matemática e buscando caminhos para atender às novas exigências educacionais.

Assim, o tema é problematizado trazendo reflexões sobre a importância da valorização dos saberes diários com os objetivos pretendidos, fazendo uma viagem pela cultura matemática do cotidiano e também um pouco da história da matemática.e Analisar o ensino de geometria plana nas aulas da EJA com o uso da etnomatemática indígena No fala-se sobre algumas definições na matemática, priorizando a geometria plana, também se constatam alguns aprofundamentos nas etapas da história da matemática. Outro ponto salientado é a importância da etnomatemática interligado com os saberes culturais.

A cultura matemática do cotidiano A matemática está presente no nosso cotidiano, tudo que fazemos depende dela.A educação matemática se preocupa, principalmente, em buscar novas formas de proporcionar aos alunos um bom aprendizado, através de história, informática,etnomatemática e até mesmo a partir do cotidiano do aluno conhecendo a sua forma de pensar, sabendo o que atrai sua atenção principalmente fora da escola. Por isso e outros motivos o mundo está em plena transformação e precisamos nos adequar a elas, pois as necessidades tecnológicas surgem. E o homem com tenta acompanhar essa tecnologia, para isso, se faz necessário rompe os desafios apresentados por uma sociedade dentro de sua cultura valorizando de uma forma ou de outra as ferramentas matemáticas para resolver os problemas que aparecem constantemente, sabendo que o respeito com a cultura é de suma preocupação para que ela não seja perdida e se torne mais uma lenda. O conhecimento cultural na matemática é tão belo que quando nos deparamos com pessoas aparentemente inibidas de utilizar a linguagem e a simbologia matemática no contexto, chegamos a descobrir que estas possuem saberes matemáticos ricos,porém não sistematizados e nem reconhecidos pela comunidade científica.

Quando o Machado apud Orey e Rosa (1994) aborda a relação entre matemática e a língua materna, ele está apontando para o fato de que o ser humano vive imerso numa cultura que tem vários aspectos de interação. Observa - se que usa dois principais sistemas de representação da realidade, o alfabeto e os números que são aprendidos conjuntamente pelas pessoas em geral, mesmo antes de chegarem às escolas, sem distinções rígidas de fronteiras entre estas duas disciplinas. Leva-nos a concluir que podemos interagir a cultura própria com a cultura matemática sem perder nenhuma das identidades. Quando a história da matemática foi contada teve uma necessidade de mostrar que o conhecimento matemático não foi nem é construído só por matemáticos mais principalmente por culturas de diversos grupos sociais.

Diferentes saberes se completam, numa relação mútua. Porém sabemos que todos os indivíduos necessitam ser alfabetizados, tanto na leitura e escrita como na matemática, mas a realidade em especial do Brasil é bem definida porque as diferenças sociais são grandes e o ensino não está acessível a todos. Uma grande maioria não pode desfrutar do processo educacional e fica limitada apenas a sua cultura, e esta cultura, estes saberes são desconsiderados e marginalizados. A geometria na matemática é necessária, pois estabelece vínculos estreitos entre a educação matemática e a cultura destes grupos sociais, possibilitando que eles tenham dignidade e garantindo o direito do exercício pleno da cidadania.

Segundo Orey e Rosa,( 2004 .)

É uma visão da matemática como ciência do cotidiano. Temos consciência que todos os indivíduos devem ter acesso aos conhecimentos e instrumentos matemáticos para que possam ser compreendidos, valorizados e respeitados diante do mundo que os cercam, no entanto, deve ser considerado e lembrado que a cultura e a tradição dessa sociedade sejam sempre reconhecidas.

Assim, fatos comprovados mostram que sabedoria, cálculos feitos por eles na maioria das vezes nós não conhecemos e marginalizamos achando que são apenas pessoas matutas e analfabetas, sem propósito e determinação para resolver os problemas que ao longo da vida surgem. Sendo relevante ressaltar que o “saber matemático” é uma construção social dividida de opiniões. Conhecer o calculo matemática dos indígenas Tumbalalá é necessário para que se tenha conhecimento da cultura e da tradição desses grupos. Os métodos populares que estes grupos sociais marginalizados possuem para realizar cálculos matemáticos para a confecção da cerâmica utilizando a geometria plana devem ser discutidos, refletidos, analisados e comparados aos métodos matemáticos oficiais. Esta constatação nos leva a questionamentos sobre os saberes culturais que estão ao nosso redor: Quais os saberes matemáticos dos indígenas Tumbalalá.

Nesse contexto O projeto se justifica por ser o resgate da matemática enquanto ciência presente no cotidiano dos alunos da EJA e nos leva a compreender suas práticas matemática na confecção das cerâmicas usando a geometria plana.

JUSTIFICATIVA

O estudo" Proposta de ensino de geometria plana com alunos da EJA:Um estudo da pesquisa da Perspectiva da Etnomatemática" é de fundamental importância para o desenvolvimento dos alunos indígenas da EJA, além disso, será um meio de ensinar geometria plena utilizando o trabalho de cerâmica destes alunos.

Quando o Machado apud Orey e Rosa (1994) aborda a relação entre matemática e a língua materna, ele está apontando para o fato de que o ser humano vive imerso numa cultura que tem vários aspectos de interação. Observa - se que usa dois principais sistemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com