TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdiciplinar

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.624 Palavras (11 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 11

KAIQUE LEITE DE LIMA

LEONARDO FERREIRA DA MAIA

LORENA ROSA SILVA

 

 

 

 

 

 

EXPRESSÃO DA METALOPROTEINASE -9 EM LESÕES PERIAPICAIS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANÁPOLIS

2014

Kaique Leite de Lima

Leonardo Ferreira da Maia

Lorena Rosa Silva

 

 

 

 

Expressão da Metaloproteinase -9 em Lesões Periapicais

 

 Trabalho apresentado à Disciplina de Projeto de Pesquisa, do Curso de  Odontologia do

                 Centro         Universitário         de         Anápolis         –

UniEVANGÉLICA

 

 

          Orientação: Prof°. Dr. Brunno Santos de

Freitas Silva

          

 

 

 

 

 

Anápolis

2014  

DESENHO DE ESTUDO

Este estudo será realizado com uma amostra de 100 casos, sendo 50 cistos radiculares e 50 granulomas periapicais diagnosticados através de exame clínico, radiográfico e histopatológico, selecionados dos Serviços de Patologia Bucal da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo e do Hospital do Câncer de Cuiabá. Para as reações será utilizada a técnica da estreptavidina-biotina e os cortes submetidos ao anticorpo anti-MMP -09. A imunomarcação será considerada positiva quando localizada em células inflamatórias e células do epitélio odontogênico dos cistos radiculares. A avaliação da expressão imuno-histoquímica de anti-MMP -09 será efetuada utilizando-se um sistema de graduação da marcação levando em consideração 4 categorias que estimam a proporção de células positivas: 0 (nenhuma marcação), <10% das células marcadas; 1 (fraca), 11-25%; 2 (moderada), 26-75%; 3 (forte), >76% das células marcadas.

INTRODUÇÃO: 

As lesões periapicais são resultantes de um processo infeccioso, que tem como consequência uma resposta imune do hospedeiro frente a contaminação na região do ápice.1 Essas lesões, em especial o cisto e o granuloma são reações inflamatórias crônicas dos tecidos mais comumente encontradas, sendo que a resposta varia conforme o tipo de contaminação e cada indivíduo. A reação inflamatória em primeira instância, tem a finalidade de erradicar ou eliminar os patógenos, porém, o organismo pode ser insuficiente ou incapaz de conter a infecção.2 

Com a persistência da contaminação a resposta inflamatória se torna crônica, desencadeando processos que levarão a reabsorção óssea e consequente formação das lesões periapicais. O granuloma é representado por uma massa de tecido de granulação com infiltrado inflamatório crônico em resposta do hospedeiro ao patógeno. Enquanto o cisto é caracterizado por uma cavidade revestida internamente por epitélio que contém líquido em seu interior, sendo resultado da proliferação dos restos epiteliais de Malassez.3 Como parte da resposta inflamatória, estas lesões periapicais apresentam expressão de células pró-inflamatórias, fatores de crescimento e mediadores inflamatórios.4 

As metaloproteinases são enzimas zinco-dependentes e degradam a matriz extracelular, estando envolvidas em processos de inflamação e destruição óssea.5 Lorena et al. (2012)6 relatou que foi encontrada a presença das metaloproteinases da matriz (MMP) em cistos e granulomas e que parecem ter relação importante com a destruição óssea. Isto posto, este trabalho tem o objetivo de avaliar a expressão imuno-histoquímica da MMP-9 nas lesões periapicais de origem inflamatória.

HIPÓTESE

O teste de correlação de Spearmann será utilizado para determinar a possível existência de correlação na expressão das MMP- 09, e relacioná-las aos aspectos clínico/radiográficos. Serão considerados estatisticamente significantes resultados com valor de P<0.05.

OBJETIVO PRIMÁRIO

         

Analisar a expressão imuno-histoquímica da Metaloproteinase-9 (MMP-9) em lesões periapicais de origem inflamatória.

 

OBJETIVOS SECUNDÁRIOS

 

  • Investigar a expressão da MMP-9 em espécimes de granuloma dentário  
  • Investigar a expressão da MMP-9 em espécimes de cisto radicular
  • Comparar a expressão da MMP-9 entre granulomas dentários e cistos radiculares

 

JUSTIFICATIVA:

 

Em razão da escassez de estudos que se destinam à compreensão do papel da Metaloproteinase-9 na formação das lesões periapicais, este trabalho tem por objetivo avaliar a expressão deste marcador e relacioná-lo com o padrão de crescimento dos cistos e granulomas periapicais. Tal estudo pode contribuir para a compreensão das diferenças clínicas e de comportamento biológico entre essas lesões.

METODOLOGIA PROPOSTA

Tipologia de estudo: Estudo experimental.

População e Amostra: Este estudo será realizado com uma amostra de 100 casos, sendo 50 cistos radiculares e 50 granulomas periapicais,  diagnosticados através de exame clínico, radiográfico e histopatológico, selecionados dos Serviços de Patologia Bucal da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo e do Hospital do Câncer de Cuiabá.

Manutenção da privacidade e confidencialidade dos dados: A pesquisa será realizada sem conter qualquer indicador da identidade do participante, garantindo plenamente o sigilo quanto a sua identificação. Garantir-se-á a privacidade e a confidencialidade. Os dados serão divulgados em forma estatística, sem a identificação do participante da pesquisa. Os dados pessoais do doador do material patológico será acessado apenas pelos pesquisadores para assegurar a privacidade e a confidencialidade dos envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (241.3 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com