TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Logística

Por:   •  2/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.588 Palavras (7 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 7

                   [pic 1]

                     ANHANGUERA EDUCACIONAL

Santo André/SP - UniA

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Logística

Prointer I

ALUNO – Ademir Oliveira Santos RA: 1906603711

ALUNO – Aline Cristina da Silva RA: 2600668527

ALUNO – Daniele de Carla Tomasauskas Balaguer RA:7780800121

ALUNO – Debora Campos Barbosa de Castro RA: 2656793307

ALUNO – Nicolas Atila Baldin RA: 5983525021

ALUNO – Rodrigo Santana Silva RA: 6025500017

EMPREENDER

Plano de negócio

SANTO ANDRÉ

2017

ALUNO – Ademir Oliveira Santos RA: 1906603711

ALUNO – Aline Cristina da Silva RA: 2600668527

ALUNO – Daniele de Carla Tomasauskas Balaguer RA: 7780800121

ALUNO – Debora Campos Barbosa de Castro RA: 2656793307

ALUNO – Nicolas Atila Baldin RA: 5983525021

ALUNO – Rodrigo Santana Silva RA: 6025500017

TÍTULO DO TRABALHO: EMPREENDER

Plano de negócio

Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso Superior de Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera como requisito parcial à obtenção de nota para aprovação da disciplina de Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos de Tecnologia I.

Tutora Eletrônica: Nayara Kutlak

Tutor(a) de Sala: Sátiro Souza

SANTO ANDRÉ

2017

Sumário

Introdução............................................................ Pag. 3

Relatório............................................................... Pag. 4

Entrevista............................................................. Pag. 5

Considerações Finais.......................................... Pag. 8

Referências Bibliográficas................................... Pag. 9


INTRODUÇÃO

Este trabalho refere se a pesquisa realizada através da entrevista e dados coletados do empreendedor Edson Teofilovic Gomes, de forma que seus erros e acertos o tornaram um empresário de destaque no ramo tecnológico (transmissão de dados).

O empreendedorismo tornou se essencial para geração de riquezas, promovendo o crescimento econômico, fator importante para oportunidade de novos empregos. Como na empresa do nosso entrevistado que nos dias atuais está em uma crescente constante.

Através de estudos o empreendedor precisa desenvolver competências e habilidades, planejar, realizar e executar. Ser acima de tudo criativo para se sobressair diante da concorrência e manter se a frente ao mercado.

Dornelas (2001) cita que “Um empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização”.

DESENVOLVIMENTO

Nosso entrevistado começou bem cedo no ramo do empreendedorismo, entre várias tentativas o medo do amigo de assumir riscos, ascendeu sua luz empreendedora. Hoje sua empresa cresce a cada ano e tem planos de expansão. Ele acredita que o “ser empreendedor” não é para todos e sim para aqueles que nascem para o negócio.

          O plano de negócio é fundamental para o empreendedor ter certeza no negócio em que quer investir, ter clareza, pesquisa, objetivo, metas, estratégias, plano financeiro. A analise SWOT (força, fraqueza, oportunidade e ameaças) traça exatamente a situação em que o negócio se encontra.

A força são as vantagens da empresa junto aos concorrentes, informações completas do serviço prestado ao cliente, solidez financeira, produtos de qualidade, ética, etc. As fraquezas são as desvantagens em relação as concorrentes, altos custos, má localização, produtos e serviços de baixa qualidade, etc.

As oportunidades são preços acessíveis, produtos e serviços de qualidade, deficiência do concorrente, adaptação ao cliente. As ameaças são novos competidores, baixo preço dos concorrentes, aumento excessivo das mercadorias, crise econômica.

Para o sucesso é preciso fazer um plano de negócio, identificar os pontos fortes, localização, público alvo, bom atendimento, bom relacionamento entre cliente, fornecedor e colaborador.

A boa relação com funcionários é essencial para reter trabalhadores e impulsionar o sucesso da empresa, o respeito e as responsabilidades são fatores extremamente valorizado pelos profissionais, portanto, respeitar subordinado e passar responsabilidades importantes para talentos da sua empresa são ações fundamentais.

A ética é seguido de padrões e valores, tanto pessoal quanto profissional, não basta apenas estar em constante aperfeiçoamento para conquistar credibilidade profissional, é preciso assumir uma postura ética. Através dela ganhamos confiança e respeito de superiores, colegas de trabalho e demais colaboradores.  

Entrevista com um Empreendedor

Nome da Empresa: Vip Br Telecom LTDA - ME

Endereço: Avenida Itapark nº3.560, Jardim Itapark

Cidade: Mauá

Estado: São Paulo

Ramo de Atividades: Telecomunicações

Produtos e/ou serviços: Internet a cabo

Data de Início das atividades: 04/2011

Entrevistado: Edson Teofilovic Gomes

Edson Teofilovic Gomes nos contou que sua primeira referência de empreendedor foi seu pai, instalado na região de Mauá com poucos recursos e muita criatividade, transformava oportunidades em negócios, de acordo com o entrevistado: “nunca tinha tempo ruim com ele”.

Edson nunca se viu trabalhando para outras pessoas, sendo funcionário, e com apenas 17 anos investiu no seu primeiro negócio, uma farmácia, a qual durou apenas 6 meses. Sua dificuldade por vir do ramo farmacêutico sentindo se enganado, por não ter muito conhecimento acabava comprando aparelhos desnecessários. Seu empreendimento foi realizado através de recursos próprios, atuando como representante de um laboratório farmacêutico e sócio em uma clínica de estética utilizando toda sua economia pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (126.5 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com