TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia

Por:   •  10/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.678 Palavras (7 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância        

Superior de Tecnologia em Logística

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Logística  III (PROINTER III)

Acadêmicos

Claudimar Alves dos Santos RA:1823585449

Fernando de Almeida Novais RA: 1113541375

Maria Gabriela Flavio Cardoso RA:1709131128

Michele Fernandes da Silva - RA:4999578321

Universidade Anhanguera Uniderp – Polo Itumbiara/GO
2016/Maio

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Logística III (PROINTER III)

Acadêmicos

Claudimar Alves dos Santos RA:1823585449

Fernando de Almeida Novais RA: 1113541375

Maria Gabriela Flavio Cardoso RA:1709131128

Michele Fernandes da Silva - RA:4999578321

Professores à distância e suas respectivas matérias lecionadas no terceiro Semestre 2016

Prof. Esp. Marcelo Carvalho / gestão em custos logísticos

Prof. Luciana Guimarães  / gestão em marketing

Prof.Me Ademir cavalheiro Leite / intermodais

Tutor Presencial

Sandra Aparecida Vieira

Universidade Anhanguera Uniderp – Polo Itumbiara/GO

2016/Maio

Introdução

Este trabalho levantará dados, informações e entrevistas para substanciar resultados de quais são os modais mais indicados para uma indústria de laticínios. Abordaremos a Gestão de Custos Logísticos, Gestão em Marketing e Intermodais que influenciam na produção, armazenagem e transporte do leite e seus derivados desde o produtor ao consumidor final.
Abordaremos a indústria nacional após a globalização dos anos 80, a integração das cadeias produtivas, a terceirização dos serviços, o surgimento de novos conceitos para Logística, a volatilidade das informações, os meios de transportes e o novo consumidor globalizado.

Detalhe os dados da Organização:

Nome da Organização: Laticínios Monte Verde

Região em que atua: Monte Verde - Região Sul de Minas Gerais 

Segmento da empresa: Laticínios

Qual o produto/produtos que fabrica/comercializa: Leite, Queijos, Requeijão e Iogurtes e bebidas lácteas

Público Alvo: Supermercados, atacadistas, lojas de conveniências e armazéns.

Principais concorrentes: Parmalat, Batavo, Paulista, Latco, Leco, Ninho e Nestlé

SOBRE A EMPRESA
A empresa Laticínios Monte Verde, iniciou suas atividades econômicas no ano de 1999 na cidade de Monte Verde no estado de Minas Gerais.
Bem antes de iniciar suas atividades comerciais, o proprietário da empresa que leva o nome da fazenda de sua propriedade comercializava o leite “in natura” e queijos na cidade onde hoje está localizado seu laticínio. 
Era criador de gado leiteiro e o leite ordenhado de suas vacas era uma de suas atividades comerciais. Uma fonte de renda. Com o aumento de sua propriedade, houve também o aumento de animais em sua criação e o que antes era uma atividade simples, tornou-se um empreendimento. O proprietário aprofundou seus conhecimentos a respeito do beneficiamento do leite e buscou tornar essa atividade um negócio promissor para a região, já que a região de sua localização favorecia.
Aos poucos começou a instalação de seu laticínio e com o passar do tempo foi ampliando. Beneficiava o leite fabricava produtos derivados do mesmo como queijos, doces, requeijão, leite pasteurizado e leite UHT, bebidas lácteas e iogurtes.
Além da produção própria, fechou contratos com produtores da região e assim dispunha de matéria prima em abundância para manter seu negócio. 
Hoje a empresa de Laticínios Monte Verde, aumentou sua produção e está buscando novos horizontes dentro do mercado de consumo devido a qualidade de seus produtos.
De acordo com o observado através dos dados anteriores, a indústria de laticínios apresenta um ótimo crescimento em sua produção e consequentemente o aumento no consumo de seus produtos.
Anteriormente, distribuindo seus produtos para supermercados na região do sul de Minas Gerais, seus produtos ganharam uma maior notoriedade devido a sua qualidade e agora a empresa Laticínios Monte Verde recebe propostas para expandir seu mercado e consequentemente a sua marca.
Enfrenta como concorrentes grandes empresas como Parmalat, Batavo, Paulista, Latco, Leco, Ninho e Nestlé.

ÁREA DE ATUAÇÃO / CLIENTES / DISTRIBUIÇÃO
Desde o início de suas atividades, a empresa Laticínios Monte Verde vem buscando espaço entre os consumidores. Conforme a empresa foi se desenvolvendo e se aperfeiçoando e aumentando sua produção, buscou também apresentar seus produtos para novos consumidores. Esse foi um dos grandes desafios da empresa, pois para que isso ocorresse, a mesma precisaria de um bom aparato que garantisse seu atendimento e funcionamento de forma satisfatória.
Em sua região, tem como principais clientes supermercados, mercearias, atacadistas e lojas de conveniências. Seus clientes estão localizados em um raio de 200 quilômetros e facilitam o trabalho de distribuição dos produtos fabricados e solicitados por seus clientes e consumidores.
A distribuição de seus produtos é feita através de caminhões da própria empresa também através de caminhões de fretamento. Os caminhões da empresa possuem sistema de refrigeração para garantir a entrega do leite pasteurizado, queijos, requeijões, iogurtes e bebidas lácteas. Os caminhões terceirizados realizam a entrega do leite e de bebidas lácteas (embalagens de caixinha) que não tem a necessidade de serem transportados sob refrigeração. 
Assim que os pedidos chegam até a empresa, os encarregados analisam a urgência do pedido e a maneira como deve ser realizado o transporte. Quando a entrega é feita na cidade, é realizada uma organização quanto ao tipo de produto e a rota que deve ser seguida. É levado em consideração principalmente o transporte adequado para cada tipo de produto de acordo com suas exigências e necessidade. 
Quando necessário a utilização de caminhões refrigerados para realizar a distribuição, assim é feito. No caso de produtos que precisem de uma atenção especial no transporte tiverem que ser entregue em grande quantidade em outras localidades que estão em mesma rota, os pedidos são acondicionados em um mesmo caminhão e este é direcionado aos seus destinos. 
Os caminhões da empresa em sua maioria são caminhões de médio e são dotados de baús refrigerados para atender de forma satisfatória seus clientes e evitando assim as perdas dos produtos e reclamação dos mesmos.
Quanto a entrega de produtos que não estão sujeito a deterioração ou perecibilidade como os produtos acondicionados em embalagens longa vida, o transporte e realizado em caminhões fechados ou mesmo abertos, porém sem a necessidade de refrigeração. Além de não exigir cuidados especiais a empresa evita maiores gastos como nos casos de veículos refrigerados que exigem gasto maior de combustível.
É importante evidenciar que o modal utilizado pela empresa laticínios Monte Verde é exclusivamente feito pelo modal rodoviário, visto que a região do Sul de Minas Gerais e a própria necessidade impões este tipo de transporte pois é sabido que qualquer outro modal seria inviável no referido local pois a área geográfica e as propriedades físicas dos produtos não favorecem.

CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO
Pelo fato da empresa estar próxima de seus clientes, está não possui um centro de distribuição.

MARKETING
O Laticínio Monte Verde teve a seu nome e seus produtos divulgados através de seus consumidores locais e do bairrismo. Sempre existiu uma grande aceitação de sues produtos pelos seus clientes, principalmente no estado de minas. A aceitação dos produtos agregava mais que qualidade. Estava relacionado ao orgulho dos moradores a um produto da terra que além de sabor, significava representatividade daquele espaço geográfico. Isso foi o primeiro marketing da empresa mesmo que deforma indireta atingiu uma grande clientela e elevou o nome dos produtos e da empresa.
Quando começou a produzir em maior quantidade, a empresa buscou novos clientes em cidades próximas, e para divulgar, utilizou sua marca estampada em seus veículos, outdoors, propaganda em rádio e até mesmo um patrocínio estampado na camisa de futebol do time da cidade.
Cada vez mais o produto foi aceito e assim surgiu a ambição da empresa em atingir um mercado consumidor maior. As propagandas foram ampliadas e inseridas em folders e a divulgação dos produtos passou a ser feita por promoters nos supermercados oferecendo produtos para degustar.
Recebendo o retorno de suas ações de marketing o Laticínio Monte Verde fez divulgações também através da TV e este está sendo considerado um dos grandes motivos de procura e aceitação de todos os seus produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (191.7 Kb)   docx (43.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com