TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Lixo no Lixo E Roberval Costa Reis

Por:   •  25/9/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 5

ESCOLA ESTADUAL ROBERVAL COSTA REIS

PROJETO SALA DO EDUCADOR

JOSECARMEN PEREIRA DE OLIVEIRA

PROJETO LIXO NO LIXO

                             [pic 1]

SANTA TEREZINHA – MT

2019

JOSECARMEN PEREIRA DE OLIVEIRA

                                          PROJETO LIXO NO LIXO

 

Projeto desenvolvido como requisito parcial para a conclusão do Projeto Sala do Educador.

SANTA TEREZINHA – MT

2019

  1. IDENTIFICAÇÃO DO PLANO

  1. Escola de implantação: Escola Estadual Roberval Costa Reis 
  2. Diretora: Neusivânia Souza Luz
  3. Pólo: Cefapro Confresa
  4. Responsável pela intervenção: Rosa Marineide Mendes da Cruz
  5. Público atendido: Anos iniciais do Ensino Fundamental
  6. Professora Formadora responsável pelo projeto de formação na escola: 
  7. Tipo de intervenção: intervenção disciplinar

  1. DESCRIÇÃO DO PLANO DE INTERVENÇÃO

Este projeto visa proporcionar mudanças de valores, hábitos e atitudes através da educação ambiental usando a sensibilização com a participação dos alunos e profissionais da Escola Estadual Roberval Costa Reis. Possibilitando o desenvolvimento de ações pedagógicas para permitir práticas cotidianas.

Entende-se que, para trabalhar a educação permanente e dinâmica como se deve ser, é preciso criar na escola um ambiente capaz de envolver toda a comunidade escolar.

Os benefícios deste projeto são de grande importância para a escola em si, pois com uma escola limpa, a mesma terá um ambiente mais aconchegante e bonito.

Este projeto tem como objetivo principal promover a consciência ambiental, sensibilizando os alunos da importância de colocar o lixo no seu devido lugar. Tornando-os capazes de contribuir para a construção de um futuro sustentável.

Precisamos ensinar a amar verdadeiramente a natureza e ter prazer em frequentar um ambiente limpo e organizado. Nossos alunos devem aprender que estamos inseridos na natureza e compreender que não estamos separados dela, mas que somos sim uma parte da mesma, e que devemos desempenhar cada qual o seu papel neste contexto de preservação.

Com este projeto os alunos devem perceber o meio ao seu redor de uma forma mais sensível. E que estas vivências possam transformar não só os pequenos espaços da escola, mas a vida cotidiana e o aprendizado de todos os participantes.

O lixo, infelizmente, está presente no nosso ambiente escolar. Por isso a realização deste Projeto denominado “Lixo no lixo” que visa conscientizar aos alunos e a comunidade onde estão inseridos sobre a importância da participação de todos neste processo visando descobrir maneiras eficientes de reduzir sua produção de maneira eficiente.

Como estratégias foram propostas diversas atividades como Leitura de textos sobre o lixo, mostra de vídeos e fotos sobre o lixo, palestras de sensibilização, limpeza do pátio e arredores da escola, confecção e exposição de painéis sobre o tema, confecção de lixeiros com caixas de papelão.

Como resultado queremos a sensibilização dos alunos referentes à limpeza da escola e principalmente o surgimento de um sentimento de indignação quanto à forma de tratamento dado ao lixo pelas pessoas. Devemos provocar impactos positivos na participação intensa das pessoas em todas as atividades propostas.

  1. PROBLEMA DETECTADO (EVIDÊNCIAS)

A problemática girou em torno da melhoria da qualidade do ambiente escolar. Pois o mesmo se encontra bastante sujo com embalagens plásticas, entre outros. Os alunos não têm a sensibilização necessária para jogarem todos os lixos no seu devido lugar. Muitos têm o hábito de jogar o lixo no chão no pátio da escola e até mesmo na sala de aula ao cortar papeis para fazerem trabalho escolar. Jogam o lixo fora do cesto no banheiro, etc.

 O projeto LIXO NO LIXO tem como finalidade deixar o local limpo e agradável tanto para os alunos que permanecem nesse espaço, quanto para os profissionais que ali trabalham e visitantes da comunidade. Para que a comunidade escolar possa ter melhor harmonia com o ambiente é fundamental que haja um espaço limpo, organizado e extremamente agradável. Pois devemos preparar cidadãos para uma vida social humanizada e harmonizada com o meio ambiente.

Como mudar atitudes e tornar o ambiente mais aconchegante, limpo e agradável?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (91.1 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com