TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar

Por:   •  25/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.151 Palavras (9 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Polo de Apoio Presencial de Piacatu – SP

Curso:

Disciplinas:

JAQUELINE G. DE S. SANTANA – RA: 1774822560

MARCIA REGINA BERTOLINI RA 1774828644

VILMA CAMPOS ANTONIO RA 1774822442

DESAFIO PROFISSIONAL

Tutor:

PIACATU – SP

Abril/ 2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

04

2. JUSTIFICATIVA

06

3. OBJETIVOS E METODOLOGIA

07

3.1 Objetivos

07

3.2 Metodologia

07

4. CRONOGRAMA E AVALIAÇÃO

11

4.1. Cronograma 

11

4.2 Avaliação

11

7. REFERÊNCIAS

12


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade construir um projeto que desenvolva nos alunos pensamentos críticos e criativos, promovendo atividades pedagógicas que contribua para que os alunos possam contemplar competências e habilidades para seus projetos de vida em seu futuro profissional.

O projeto busca conhecimento construído através dos Projetos Multidisciplinares deve possibilitar a análise crítica de valores sociais, desenvolver o respeito mútuo, uma vez que requer uma maior interação entre os alunos e fortalecer a aquisição de hábitos saudáveis, pois faz com que o aluno se reconheça como elemento integrante do processo e permite maior conscientização sobre os diversos aspectos relacionados às situações cognitivas, afetivas e sociais ao permitir o uso de estratégias individuais e grupais nas práticas e resoluções de problemas.

O trabalho buscará evidenciar que um projeto multidisciplinar bem planejado, onde a equipe pedagógica esteja realmente envolvida, que não seja imposto, que motive e seja direcionado para o interesse da turma, tende a obter sucesso, mas é, sem dúvida, uma tarefa que requer grande esforço de todas as partes, pois exige a ruptura com o ensino reprodutor e com o saber parcelado que é onde existe a divisão do pensamento e do conhecimento. Exige uma contínua interinfluência entre teoria e prática de modo que se enriqueçam reciprocamente; e exige intervenção e avaliação continuada. Assim, o pensar e agir interdisciplinar e multidisciplinar se apoia no princípio de que nenhuma fonte de conhecimento é em si mesma completa, e que ao se interagirem surgem novos desdobramentos na compreensão da realidade e de sua apresentação.

A escola da rede pública estadual oferece curso de Ensino Fundamental II – Tempo Integral e Ensino Médio, manhã, tarde e noite, possui alunos de classe baixa e média, maior parte dos alunos são pertencentes dos bairros adjacentes e todo o público das zonas rurais frequentam o período da tarde.

O corpo docente do ensino médio são em 18 professores em sua maior parte efetivos, são profissionais graduados todos com muitos cursos de aperfeiçoamentos, com muitos anos de experiência no magistério. São poucos os professores que apresentam perfil político, mas a maioria moram na própria comunidade e sempre estão participando juntamente a sociedade.

O corpo discente apresente um perfil socioeconômico em sua grande maioria baixo, pais que trabalham e muitos desempregados. Não há um conflito específico de gênero entre os alunos, no entanto, há uma luta feita pela professora mediadora a respeito do Bullying, pois muitos alunos fazem ofensas verbais uns aos outros. Há ainda neste ano de 2016, quatro alunos que repetiram o ano. O período das aulas são ofertados em três períodos manhã, tarde e noite, cabe ressaltar que o período noturno são para os alunos trabalhadores.

  1. JUSTIFICATIVA

A intenção de se trabalhar o projeto é a de se ter um recurso para ensinar ao ensino médio que motive, esta ferramenta faz com que os alunos construam seus conhecimentos interligando as diversas áreas da aprendizagem; faz com que compreendam as relações existentes entre as linguagens da sociedade e dão a eles a oportunidade de transformar a sala de aula em uma comunidade de investigação e pesquisa.

O projeto multidisciplinar constitui uma condição para a melhoria da qualidade do ensino, pois supera a clássica fragmentação existente entre as disciplinas e contribui para a formação global do educando.  Ao estabelecer um diálogo entre os conteúdos, levantam-se questões interdisciplinares e identificam-se pontos comuns entre eles, levando o educando a um melhor entendimento do mundo concreto e à compreensão destas relações. Desenvolvendo dessa forma, competências e habilidades que são as palavras de ordem na educação contemporânea, e isso significa possibilitar os saberes fundamentais, para que os alunos sejam preparados para a nova realidade social e para o mercado de trabalho.

Neste sentido, a atividade proposta busca proporcionar que o aluno aprenda a identificar, avaliar, formar, analisar situações e relações, cooperar, agir, participar, partilhar, organizar, construir, elaborar conceitos e gerenciar, que são saberes fundamentais para a construção da autonomia, permitindo uma interrelação entre as disciplinas do currículo escolar, passando a ter fundamental importância no desenvolvimento de tais competências e habilidades, visto que no dia-a-dia proporcionam o exercício da busca e da descoberta, aguçando a curiosidade, a criatividade e aumentando no aluno a capacidade de dominar novas informações e relacioná-las com as antigas; fatores primordiais para o sucesso da aprendizagem.

O projeto busca também promover a  interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, ou seja, identificar os pontos comuns, as relações existentes entre os conteúdos e transportá-los também para as suas ações diárias, contextualizá-los, fazendo com que os conteúdos aprendidos na escola tenham aplicabilidade e tenham significado na vida cotidiana do educando; não sendo apenas conteúdos isolados, sem sentido, decorados apenas para fazer prova. Dessa maneira, estas ligações podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que constroem o conhecimento de forma prazerosa, participativa e interessante, resgatando o gosto de aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (160.3 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com