TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS COTIDIANOS SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

DESAFIOS COTIDIANOS SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

Baseado no caderno especial da Revista Nova Escola outubro/2012: Caminhos para inovar: A tecnologia incentiva novas formas de pensar a Educação. Experiências Pioneiras mostram como professores e gestores podem ser agentes dessa transformação.

A tecnologia está presente no cotidiano das pessoas. Cada dia mais e com maior intensidade em todos os contextos da vida de uma pessoa, inclusive no educacional.

Para aproveitar a tecnologia de maneira positiva na construção de uma educação efetiva é de fundamental importância o diálogo entre professor e aluno.

Esse processo de inovação tecnoeducativa é “um processo de mudança estimulado por oportunidades ou dificuldades.” (p.2) Por isso a escola deve favorecer essa aprendizagem. Para que esta inovação aconteça é preciso que haja um ambiente aberto a novas maneiras de fazer e pensar, possibilitando trocas de conhecimentos não formalizados (ligados à práticas cotidianas e experiências pessoais) e confiança entre os envolvidos para que haja uma relação de cooperação e interação.

Não é permitido esquecer que além do investimento em tecnologia, é necessário investir mais ainda na formação do professor. Desta forma a inovação pode estar a serviço da qualidade.

Segundo a revista, os aspectos que caracterizam a inovação tecnoeducativa são:

  1. Ambiente favorável: Contexte em que a criatividade vem da troca de conhecimento não formalizados entre professores e alunos, criando condições propícias a interação e ao surgimento de novas maneiras de pensar e de fazer.
  2. Integração das TIC: Disponibilidade de equipamentos, atenção à formação de todos os envolvidos e à organização de gestão administrativa e pedagógica para garantir que o uso da tecnologia se desdobre em inovação e qualidade
  3. Tendencias tecnológicas: Recursos que podem potencializar ou alterar praticas pedagógicas a ser adotada em larga escala em curto, médio ou longo prazo, de maneira a permitir novas formas de construção do conhecimento.
  4. Qualidade educativa: Envolve a incorporação de novos espaços e mais pessoas ao processo, a definição de um currículo alinhado a diversidade e relacionado com a vida cotidiana, e o estimulo à colaboração respeitando direitos e saberes individuais..

A revista ainda elenca as habilidades de um aluno ao integrar processos inovadores na educação:

  1. Criatividade
  2. Resolucao de problemas
  3. Colaboração
  4. Cidadania digital
  5. Organizações de informações
  6. Uso efetivo da tecnologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (29.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com