TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS COTIDIANOS DA PRÁTICA DE ENSINO

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 6

            Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância[pic 1]

Pedagogia

Didática e Prática de Ensino

Danielle Pedó Bazzi                                  RA: 421840

Érika Renata Barros Santos                      RA: 409304

Leda Delgado de Abreu                            RA: 414794

Tássia Regina Carneiro Dias                    RA: 420961

Tomásia Aparecida Nunes Barbosa          RA: 424114

Os Desafios da Prática Docente

Profª. Maria Clotilde Bastos

Jardim – MS

Abril - 2014

DESAFIOS COTIDIANOS DA PRÁTICA DE ENSINO


Projeto de Ensino Aprendizagem

Roda de Leitura

Público Alvo: Alunos do 2º ano da Educação Básica

Justificativa

O professor tem o papel de mediador no processo de aprendizagem, ensinando o aluno a ler e escrever. A leitura ainda é um desafio em sala de aula, pois muitos alunos não gostam e tem pouco interesse em ler.  

Essa atividade proporcionara ao aluno o pensar, o refletir e o analisar de sua leitura, enriquecendo o seu vocabulário, e, assim facilitando também a sua escrita.

O educador deve estimular o aluno para que ele se interesse pela leitura, desenvolvendo assim o seu conhecimento.

Objetivos Gerais

Incentivar a leitura na prática cotidiana das crianças, fazendo com que elas descubram o quanto a leitura é importante para o seu desenvolvimento e conhecimento.

Objetivos Específicos

  • Observar que a leitura e a escrita estão interligadas.
  • Trocar idéias, conhecimentos respeitando sempre à opinião dos colegas.
  • Ampliar o vocabulário dos alunos.

Cronograma

O projeto será desenvolvido no decorrer de um bimestre, com 50 minutos de duração, uma aula por semana.

Desenvolvimento

O professor irá fazer a apresentação do projeto para os alunos, determinar os dias das aulas, o que será lido semanalmente, as escolhas dos livros poderão ser feitas pelos alunos também para incentivar a participação e o interesse nesta atividade.

Após ter feito a apresentação, a professora levará os alunos até a biblioteca da escola para pesquisar alguns livros infantis e assim escolher o que será lido por cada aluno. O livro será levado para casa onde o aluno irá fazer a leitura e na próxima aula a professora formará uma roda de leitura, para que cada aluno possa contar sobre a história do livro escolhido, comentar, interagindo uns com os outros e assim desenvolvendo o gosto pela leitura desde pequeno.

RELAÇÕES DE ENSINO: APRENDER- ENSINAR E A PRÁTICA DOCENTE

Ao freqüentar a escola no período vespertino uma turma do 2º ano do ensino básico, foi observada que a relação professor/aluno é de bastante respeito e carinho, pois a professora logo na chegada os recebe com um abraço afetuoso na porta da sala de aula, os convida a entrarem e se acomodarem. Proporcionando assim uma interação com eles e os colegas, apresenta as estagiárias e concede lugares a todas.

Após todos estarem acomodados ela inicia com uma canção de chegada que todos participam com grande alegria e interação uns com os outros. O primeiro passo é a utilização da massinha de modelar, que tem a função de estimular o movimento das mãos para um bom desenvolvimento nas atividades.

Para um total aproveitamento da aula é proposta uma atividade com as apostilas, podendo ainda utilizar a lousa e o caderno para uma melhor compreensão dos alunos, durante as atividades eles desenvolvem uma rotina de estudos e um bom relacionamento com os colegas, havendo pequenas divergências que são resolvidas na sala mesmo com conversas e apaziguamentos por parte do professor. Durante o período a professora faz uso dos materiais pedagógicos que são as apostilas, o caderno de sala, a lousa para uma melhor interpretação e ajuda ao material já oferecido. Determina como devem ser realizadas as atividades dependo da matéria. Nas aulas de matemática é oferecido um material para uma ajuda com os números, a adição, a subtração e uma melhor interação em grupos. Já as aulas de língua portuguesa são através de livros e uma interpretação de textos, uma ajuda com a lousa para desenvolver a escrita e o entendimento das palavras.

Na hora do lanche todos se reúnem para lanchar, onde é ensinado a dividir, noções de compartilhar uns com os outros, depois vão ao banheiro escovar os dentes, com isso é ensinado noções de higiene, as crianças aprendem e ao mesmo tempo cuidam de si.

Na saída após estarem todos organizados com seus devidos materiais há uma despedida com respeito e carinho partilhada pela professora e alunos.

ATIVIDADE PEDAGÓGICA RECREATIVA

A inclusão da recreação na Educação Infantil é uma importante ferramenta no desenvolvimento humano , pois esta prática gera prazer e alegria as crianças,elas saem da sua rotina dentro da sala de aula,trazendo a harmonia com os colegas melhorando o convívio e o relacionamento. Em uma simples atividade recreativa é possível desenvolver e aprimorar várias habilidades motoras, necessárias para nossa vida, como por exemplo: correr, pular, pegar, etc.

“A criança deve ter todas as possibilidades de entregar-se aos jogos e às atividades recreativas, que devem ser orientadas para os fins visados pela educação; a sociedade e os poderes públicos devem esforçar-se por favorecer o gozo deste direito”. (Declaração universal dos direitos da criança, 1959).

Alfabeto Ilustrado

Faixa etária: 06 a 08 anos

Materiais: Confecção de 23 palavras que fazem parte do cotidiano das crianças em cartões e mais 23 cartões com os desenhos das palavras.

Metodologia

Trabalhar as dinâmicas de grupo, respeitando as diferenças pessoais, porém mostrando que somente através da colaboração o objetivo comum poderá ser alcançado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (168.3 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com