TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de atividade prática

Por:   •  15/5/2015  •  Ensaio  •  2.237 Palavras (9 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 9

1ª Etapa

Parte única. Faça uma pesquisa diagnóstica (em uma escola) sobre o conteúdo de atividades rítmicas e expressivas nas aulas de Educação Física escolar. 

Escola da Pesquisa:

Essa pesquisa foi realizada na E.E.E.F.M. Dona Benta, situada na Av. Pedro Jaqueira, nº 938, Distrito de Novo Riachuelo, Município de P. Médici – RO.
Com está pesquisa nota-se que na escola citada trabalha as Atividades Rítmicas e Expressivas em suas aulas de Educação Física e também no Projeto Mais Educação existente e desenvolvido pelo governo do estado.

Atividades Rítmicas e expressivas:

Objetivos:

-Compreender as diferentes manifestações culturais como importante meio de integração no cotidiano, valorizando as diferenças de desempenho, linguagens e expressividade

decorrentes das diversas expressões da cultura corporal. 
-Ser capaz de movimentar-se usando as habilidades motoras. 
-Conhecer os limites e as possibilidades do próprio corpo de forma a poder controlar algumas de suas atividades corporais com autonomia e a valorizá-las como recurso para manutenção de sua própria saúde;

Conteúdos Encontrados:

-Jogos recreativos que envolvam a condição física: força muscular, resistência cardiorrespiratória e flexibilidade. Jogos recreativos que envolvam a condição motora: coordenação, velocidade, agilidade e equilíbrio dinâmico, estático e recuperado. Jogos com bolas, arcos, cordas, bastões, sucatas (pneus, garrafas, caixas, jornal, latas, etc). 
-Movimentos locomotores: andar, correr, saltar, escalar e galopar. Movimentos não locomotores: flexionar, estender, girar e levantar. Movimentos de manipulação: receber, arremessar, rebater, bater, quicar e chutar. Atividades rítmicas: brinquedos cantados, músicas regionais, jogos rítmicos, percussão. 

-Socialização/Respeito. Jogos cooperativos. Jogos pré-desportivos. Ginástica aeróbica. Ginástica olímpica: preparação corporal, aquecimento e alongamento, saltos, rolamento para frente e para trás, avião, roda, vela, ponte, parada de dois e três apoios. Ginástica rítmica: saltos, saltitos, passos, equilíbrios, flexões e giros com música.
-Movimentos com aparelhos como corda, arco e bola: balanceios, lançamentos, rolamento no solo, rolamento no corpo, circundução,

rotação, quicar com música. Iniciação a coreografia simples.

Habilidade Esperada:

-Conhecer e vivenciar as danças folclóricas e populares. Conhecer e interagir com a cultura local como fonte de aprendizagem de movimentos e expressões. Criar sua própria sequencia de movimentos, expressando pensamentos e sentimentos. Dramatizar, através do movimento, fatos, histórias e fantasias. Reconhecer e valorizar as experiências culturais trazidas pelos colegas. 
-Manifestar corporalmente os movimentos locomotores, não locomotores e os movimentos de manipulação. Vivenciar atividades rítmicas. 



REFLEXÃO:

Em primeiro momento devemos relembrar que todas as práticas da cultura corporal se fazem na presença do ritmo e de gestos expressivos e, as atividades rítmicas e expressivas fazem parte da cultura corporal de movimento e podem proporcionar não somente a formação para o despertar e explorar as capacidades imaginativas para a expressividade mímicas, formas de comunicação não verbal na presença de ritmos peculiares , mas também um resgate e manutenção da cultura viva representada nas manifestações rítmicas e expressivas do folclore brasileiro.
Diante dos conteúdos abordados na escola, nota-se que o trabalho desenvolvido pelo professor de Educação Física se faz satisfatório, pois procura inserir em suas aulas, a diversificação cultura, abrangendo com isso as atividades rítmicas e expressivas. Ele tem como objetivo educar de forma criativa e

inovadora; incentivando os alunos para que sejam capazes de cultivar boa convivência com os colegas, aprendendo principalmente respeitar o espaço de cada um, reconhecendo de forma simples as diferenças que cada ser humano possui e desenvolvendo harmonicamente, os aspectos: físico, emocional, social e intelectual compensando o possível atraso no desenvolvimento do aluno ocasionado pela carência cultural.
Como vimos, a Educação Física pode auxiliar na manutenção, vivência e entendimento do patrimônio cultural formado a partir da diversidade. Assim, posso dizer que a escola da pesquisa desenvolve, auxilia e desenvolve o conteúdo de atividades rítmicas e expressivas em seu currículo. 







2ª Etapa 

Parte 1. Procure conversar com crianças e adolescentes próximos a você perguntando a eles: 

1 - Você brinca ou brincava na rua, em alguma praça, clube ou ginásio?
R: Todos disseram que sim.

2 - Quais brincadeiras eram ou são realizadas? Elas apresentavam ou apresentam alguma diferença das práticas corporais tradicionais, normalmente ensinadas na escola, em alguma praça, na academia ou no clube? 
R: Pega-pega, esconde-esconde, futebol, barata, amarelinha, queimada e muitos outros. Alguns disseram que sim, outros disseram não. Os que disseram sim se justificaram dizendo que o que se ensina em uma academia ou clube é diferente das brincadeiras, porém as brincadeiras da escola são praticamente as mesmas.

3 - Essas brincadeiras têm ou

tinham alguma relação com as práticas corporais cooperativas, lúdicas, estéticas, que também fossem inclusivas? 
R: Todos disseram que sim, as crianças não souberam responder. Falaram que a maioria das brincadeiras envolve um grupo e quem quisesse brincar brincaria.

4 - Você acredita que elas contribuem ou tenham contribuído para você aprender a praticar algum jogo, esporte, dança, luta ou ginástica? Por quê? 
R: Todos mais uma vez disseram que sim, as crianças não souberam responder. Porque com a brincadeira se pratica um esporte como, por exemplo, o futebol, a corrida no pega-pega, enfim pelas respostas acreditam que contribuem e muito.



Parte 2. Elaborar texto com base na entrevista.

TEXTO:
As Atividades Rítmicas e Expressivas estão inseridas na grande área de conhecimento da Educação Física no ensino escolar e caracterizam-se por mais um conteúdo educacional a ser proposto para os discentes, possibilitando-os expressar-se corporalmente de acordo com suas necessidades e interesses de momento. Com essa entrevista percebe-se que o conteúdo de atividades rítmicas e expressivas, aliado aos outros conhecimentos, pode influenciar os aspectos motores, sociais, cognitivos e emocionais e auxiliar na concretização da função principal da Educação Física na formação do homem como um ser integral e um agente de transformação social.
Entrevistou-se 3 crianças, 3 adolescente e 3 adultos, sendo todos moradores da mesma localidade, Distrito de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com