TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto gestao de recursos humanos

Por:   •  3/2/2022  •  Projeto de pesquisa  •  6.176 Palavras (25 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E NEGÓCIOS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Alef Marcos Pereira de Souza e Araújo - ME

Jhyovana

Bruna -

Cristiany

Ananda

        

Santa Fé de Minas - MG

2021


UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E NEGÓCIOS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Alef Marcos Pereira de Souza e Araújo - ME

Projeto Multidisciplinar de Recursos Humanos II apresentado à Universidade Cruzeiro do Sul, como exigência do Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos, sob orientação da Profa. Dra. Gisele de Lima Fernandes e do Anderson Barros, Luana Kelly Quitério e Marcela Buttazzi.

Santa Fé de Minas - MG

2021


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        5

1. ÁREA DE RECURSOS HUMANOS        5

1.1        Recrutamento e Seleção        6

1.2 Admissão e Demissão        7

1.3 Cargos e Salários        8

1.4 Estratégias de Remuneração e Benefícios        9

1.5 Treinamento e Desenvolvimento        9

1.6 Segurança e Medicina do Trabalho        10

2. CONSULTORIA DE RECURSOS HUMANOS        11

2.1 Recrutamento e Seleção        12

2.2 Admissão e Demissão        13

2.3 Cargos e Salários        17

2.4 Estratégias de Remuneração e Benefícios        18

2.5 Treinamento e Desenvolvimento        19

2.6 Segurança e Medicina do Trabalho        19

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

4. REFERÊNCIAS        21

5 - A N E X O S        22

INTRODUÇÃO

        Neste Projeto de Gestão de Recursos Humanos, esclareceremos sobre como surgiu a Micro – Empresa Individual Alef Marcos Pereira de Souza e Araújo – ME, seus sonhos, anseios e estratégias que o seu Titular Alef Marcos Pereira de Souza e Araújo, teve que colocar em pratica a realização do seu sonho de se tornar um empresário de renome na sua cidade.

        E para ter um bom êxito com sua empresa, foi necessário o aprendizado e organização da empresa. Teve que recorrer ao SEBRAE para ajudá-lo a gerenciar principalmente a área de Recursos Humanos.

Sabemos que os Recursos Humanos é uma área estratégica em empresas. Sua missão é fazer com que a organização e o funcionário alcancem os seus objetivos e mantenham uma relação trabalhista vantajosa em prol da organização é o melhor desempenho para a instituição.

Iremos entender como funcionou o RH na empresa do nosso Projeto de Gestão de Recursos Humanos.

        Sejam bem-vindos à Empresa, Alef Marcos Pereira de Souza e Araujo – ME. 

1. ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

        O setor de Recursos Humanos da empresa Alef Marcos Pereira de Souza e Araújo – ME, consiste em um colaborador que também executa as atividades concernentes ao departamento de pessoal. O profissional não possui formação superior, tampouco cursos profissionalizantes na área de Recursos Humanos, porem no momento da contratação/demissão e ajustes salariais, são realizadas por um contador terceirizado.

           O departamento de recursos humanos é considerado uma das áreas mais importantes para o sucesso de uma empresa. Tem o foco não somente na parte burocrática das atividades, mas também nas estratégias voltadas à gestão de pessoas, auxiliando o desenvolvimento dos colaboradores e a melhoria dos seus processos de trabalho.

         Quando o funcionário sente que a empresa se preocupa com a sua vida pessoal e profissional, conseguir motivá-lo e promove-lo se torna muito mais fácil.

  1. Recrutamento e Seleção

O recrutamento interno é realizado quando o funcionário se destaca em suas tarefas visando à mudança de cargo e salário, referente a outras áreas da empresa. Já o recrutamento externo, normalmente é realizado por meio de comunicação entre os amigos, indicações e redes sociais, porém se tratando da seleção é feito uma entrevista com hora marcada, avaliação do curriculum, conhecimentos específicos e testes práticos, para certificar se a pessoa que almeja o cargo tem as habilidades e aptidões necessárias para ocupar o cargo em questão.

               Dessa forma o recrutamento é a técnica de comunicação por meio da qual a  empresa atrai candidatos para realizar seu processo seletivo, na loja é feito de maneira comum, seleção de currículos e indicações de colaboradores.

              O foco é agregar indivíduos que possuem capacidades e habilidades que colaborem com a organização para a realização de sua missão e seus objetivos.

            De acordo com CHIAVENATO (2009) no recrutamento interno, o funcionário que é promovido para a vaga disponível também precisa ser substituído por algum candidato interno ou externo para ocupar a sua vaga anterior. Portanto nenhuma empresa faz uso de apenas um processo de recrutamento, pois um complementa e completa o outro.

           PONTES (2010) afirma que a entrevista de seleção é profunda e visa identificar a qualificação, o potencial e a motivação para o cargo. Esse processo é feito pelo gerente da loja com o auxilio da gestora de pessoas juntamente com o líder do setor, após analisarem os requisitos necessários para a vaga de acordo com a descrição do  cargo  disponível,  são escolhidos os que vão passar pelas técnicas de seleção, são elas: Análise curricular; Entrevista individual e Dinâmica em grupo.

1.2 Admissão e Demissão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)   pdf (409.2 Kb)   docx (177.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com