TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Gestão Recursos Humanos

Por:   •  8/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  7.067 Palavras (29 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 29

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E NEGÓCIOS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

GRUPO SÃO MARTINHO S/A

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E NEGÓCIOS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

GRUPO SÃO MARTINHO S/A

Projeto Multidisciplinar de Recursos Humanos II apresentado à Universidade Cruzeiro do Sul, como exigência do Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos, sob orientação da Profa. Dra. Gisele de Lima Fernandes e do tutor Anderson Barros.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

Operacional 5

2. ÁREA DE RECURSOS HUMANOS 7

Recrutamento e Seleção 8

Admissão e Demissão 10

Cargos e Salários 11

Estratégias de Remuneração e Benefícios 12

Treinamento e Desenvolvimento 15

Segurança e Medicina do Trabalho 16

3. CONSULTORIA DE RECURSOS HUMANOS 18

Recrutamento e Seleção 20

Admissão e Demissão 21

Cargos e Salários 23

Estratégias de Remuneração e Benefícios 24

Treinamento e Desenvolvimento 25

Segurança e Medicina do Trabalho 25

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 27

5. REFERÊNCIAS 29

6. ANEXOS 31

1 INTRODUÇÃO

O presente projeto multidisciplinar II é uma continuidade do processo de excussão, caracterizado segundo normativas, como o primeiro trabalho a ser desenvolvido e entregue à instituição de caráter educacional Superior, em Maio de 2020, cujo tema tratado é o GRUPO SÃO MARTINHO S.A.

Empresa instalada no município de Pradópolis/SP, sob o registro na Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP) através do NIRE 35300010485, CNPJ 51.466.860/0001-56, com Logradouro: Fazenda São Martinho, S/N Complemento: CEP: 14.850-000 Bairro: Zona Rural. Suas atividades são focadas no ramo da agricultura e industrial, com safras na colheita e moagem de cana-de açúcar, para a produção de açúcar, etanol, bioenergia e subprodutos.

O Grupo São Martinho, foi fundado por imigrantes legais Italianos sendo, Antonio Ometto e Catterina Biagio, que desembarcaram no Brasil com seus dois filhos, os menores Constante e Carolina. Devido a receptividade Brasileira, a família Ometto foi hospedada em uma fazenda em Amparo (SP), realizando as atividades nos cafezais, como todos os colonos.

Em 1914, a família Ometto iniciou a montagem de seu primeiro engenho de cana de açúcar, no sítio Olaria, fruto de suas atividades nas colheitas de cafés. E com o cultivo da cana-de açúcar em expansão, aprenderam a realizar a destilação do álcool, produzindo assim a famosa “aguardente”.

No ano de 1932, produziram açúcar pela primeira vez na fazenda Boa Vista, localizada na região de Limeira/SP. Fixados então, no objetivo de investir em uma destilaria de álcool, Constante, Pedro, João, Luiz e Antônio Ometto fundam a primeira Companhia Industrial e Agrícola na recém-adquirida Fazenda Iracema, localizada em Iracemápolis/SP em 1937. Pouco tempo depois, a Usina Iracema começou a produzir os seus primeiros sacos de açúcar e somente, três anos mais tarde, com o sucesso da produção e vendas, a família Ometto compra a sua segunda Usina, sendo essa a Usina São Martinho, localizada na cidade de Pradópolis/SP.

Nos anos 2000, a companhia criou uma estrutura administrativa unificada, com o intuito de promover o negócio de forma mais assertiva e profissional.

Atualmente o Grupo São Martinho S.A expandiu o campo, a visão de inserção no mercado, e hoje além de do plantio de cana-de açúcar, e seus subprodutos, São Martinho conta com mais duas Usinas em ação, produzindo combustível através do açúcar e especialidades voltadas para a área de nutrição. O Grupo se encontra entre os maiores conjuntos do Brasil na área de sucroenergéticos.

Operacional

Um dos primeiros passos para a criação de uma empresa com o Employer Branding de sucesso, se deve ao planejamento estratégico, e dentro desse engenhoso, à instituição estabelece qual será sua missão, visão e valores.

Segundo Chiavenato (1999), a missão serve de referência, orientação para as atividades da companhia e é muito importante que todos da corporação, conheçam o motivo da sua existência e onde a empresa deseja chegar para ministrarem sempre o melhor caminho a seguir.

Já a visão, é relativa à extensão que visa o futuro, ou seja, como a empresa deseja agir, o que planeja fazer, para obter visibilidade e sucesso em suas demandas internas. Destarte, Costa (2007), visão é um conceito operacional de como a empresa se vê e qual é a imagem que se seja transmitir de si mesma, tanto para seus colaboradores internos, quanto para o seu público externo que almeja fazer parte do time.

Os valores são referentes às crenças da empresa, de acordo com Chiavenato (2010), é a cultura da empresa e assim como a missão e a visão, os valores precisam ser orientados e reafirmados para todos da organização.

E baseada nessas definições, o Grupo São Martinho declarou seu conceito de missão, visão e valores.

MISSÃO - Produção de recursos (alimentos, energia e derivados da cana-de- açúcar), que agregam valor humanitário, de maneira sustentável e inovadora.

VISÃO - Produzir cada vez mais, tendo como meta, triplicar o processamento da cana-de açúcar, batendo a meta de cada ano. Liderando na linhagem de valores, por

meio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.1 Kb)   pdf (103.8 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com