TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Recursos Humanos

Ensaios: Projeto De Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  758 Visualizações

Página 1 de 5

Remuneração:

Remuneração é o conjunto de retribuições recebidas habitualmente pelo empregado através do serviço prestado a uma empresa, seja em dinheiro ou em utilidade, provenientes do empregador ou de terceiros, entretanto decorrentes do contrato de trabalho, satisfazendo as necessidades básicas do empregado e sua familia, por exemplo:

 Salário: O valor recebido mensalmente e que está na carteira de trabalho do empregado;

 Abonos pecuniários legais, como o 13º salário, férias remuneradas, abono e rendimentos do PIS/PASEP;

 Valores monetários oriundos das PLR’s (Participação sobre Lucros e Resultados);

 Variáveis: Que sã as horas extras e comissão oferecidos pela empresa;

 Benefícios: Sexta básica, Vale alimentação ou refeição, vale transporte, etc.

Art. 457 – Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber. (Redação dada pela Lei nº 1.999, de 1.10.1953)

Salário contratual:

Salário contratual ou salário base é pago diretamente pelo empregador, como o salário mínimo vigente, o piso salarial da categoria profissional ou qualquer valor acima disso ajustado livremente entre as partes, ou seja, serve como base de cálculo para o adicional por insalubridade. A decisão é da 1ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, que aceitou recurso de um empregado da Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira. A Turma observou determinação do Supremo Tribunal Federal, que fixou a nova base de cálculo em atenção à Constituição de 1988

Ajuda de custo:

Ajuda de custo é um valor que o empregador paga ao empregado, especificamente para reembolsar as despesas geradas por mudança do empregado do seu local habitual de trabalho, ou seja, quando ele é transferido para trabalhar em outra cidade, como as despesas com a transferência, ou seja, com gastos de transporte dos seus bens, com a mudança de residência, com a locação do imóvel, entre outras.

A ajuda de custo não tem caráter salarial, pois se destina somente ao pagamento das despesas decorrentes da mudança. Todavia, se a empresa pagar ao empregado todos os meses um determinado valor para cobrir despesas decorrentes do trabalho não poderá designar como “ajuda de custo”. Esse valor mensal passará a ser parte integrante do salário e a empresa estará sujeita ao pagamento de todos os encargos trabalhistas e previdenciários (INSS, FGTS, entre outros) referentes àquele valor.

Contribuição previdenciária – Patronal:

Contribuição Patronal é a contribuição da empresa ou equiparada para custeio daseguridade social, se a empresa for ME ou EPP é diferente.

Insere-se a contribuição patronal previdenciária, incidente à alíquota de 20% sobre a folha de salários e demais rendimentos pagos ou creditados à pessoa física que lhe preste serviços(Empregadores pagam ao INSS).

02. Apresente 03 vantagens e 03 desvantagens da empresa fazer o pagamento no último dia do mês, não no quinto dia útil.

Vantagens de fazer o pagamento no último dia do mês:

A empresa poderá provisionar com antecedência os valores correspondentes aos encargos trabalhistas , gerados pela folha. Apuração do Imposto de Renda da Fonte será apaurado no proprio mês.

 Clima Organizacional: Os funcionários se sentem mais motivados a exercer a sua função dentro da empresa.

 Cálculo dos devidos proventos e descontos: A empresa poderá provisionar com antecedência os valores correspondentes aos encargos trabalhistas e é mais fácil para fazer os cálculos e o adiantamento do salário não estará sujeito à retenção de impostos.

Desvantagens de fazer o pagamento no último dia do mês:

 Ocorrências pertinentes: As empresas optantes por este regime são de certa forma obrigadas a apurar as ocorrências pertinentes aos seus empregados com antecedência, para que haja tempo hábil de processar os pagamento e quita-los da data correta, porém há funcionários que restringe,pelo fato de às vezes receber adicionais no mês subsequente.

 O imposto de renda: Tem que quitar na data correta se calcular fora da data é um prejuízo pra empresa, algumas empresas podem pagar no regime caixa e o prazo para o pagamento do salário é oquinto dia útil do mês e as empresas são obrigadas a apurar as ocorrências pertinentes aos seus empregados com antecedência.

03. Cite, no mínimo, três exemplos de documento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com