TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto integrador

Por:   •  15/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.239 Palavras (13 Páginas)  •  781 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE DE TECNOLOGIA CET-FAESA

PROJETO INTEGRADOR

Angelo Valente Carão

Atila de Arraz

Cinthia Lopes

Marcela Prest S. Vieira

Priscila Solon M. de Carvalho

Vitória/ES

06/2016

FACULDADE DE TECNOLOGIA CET-FAESA

PROJETO INTEGRADOR

Trabalho feito para o curso de graduação à Faculdade de Tecnologia CET-FAESA na disciplina PROJETO INTEGRADOR, do curso de Gestão Comercial, turno noturno.

Orientadora Professora Fernanda Mayer

Vitória/ES

06/2016

SUMÁRIO

1 - Introdução ................................................................................................. 01

2 ...

1 - INTRODUÇÃO

No Projeto integrador feito pelo grupo no período passado, foi apresentado um trabalho que abordava o tema marketing de relacionamento como uma estratégia para fidelização de clientes e melhora no relacionamento da empresa com seus colaboradores,

Para tanto, tomou-se como objeto de estudo a empresa REFRIGERAÇÃO ESPÍRITO SANTO, uma empresa que atua como assistência técnica, venda de condicionadores de ar e manutenção doméstica, comercial e industrial , líder no estado no segmento em que atua.

O objetivo geral foi analisar a imagem da instituição através da percepção dos seus clientes externos e internos e avaliar as suas estratégias de marketing de relacionamento e verificar a importância dessas ações na fidelização de clientes.

Com base em duas pesquisas realizadas na empresa, o resultado apontava problemas que afetavam diretamente o comprometimento dos colaboradores, refletindo diretamente na relação com os clientes gerando muitas vezes insatisfação por parte de ambos.

Para este projeto, o grupo estará abordando o tema “Gestão de pessoas e equipes” com possíveis soluções para os problemas apresentados.

Problemas encontrados por parte dos colaboradores:

- Ausência de treinamento

- Insatisfação com a forma de comunicação entre colaboradores e a empresa

- Ausência de incentivos e benefícios

Problemas encontrados por parte de clientes

- Ausência de pós-venda

- Insatisfação com a comunicação na empresa

METODOLOGIA

Neste capítulo estão expostas as principais construções teóricas realizadas sobre o tema e que fundamentam a pesquisa realizada neste trabalho. Não se tem aqui o objetivo de realizar uma completa revisão sobre o tema e sim os principais elementos que se fazem necessários para a contextualização e compreensão do mesmo.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 A Gestão de pessoas e seus processos nas organizações

Serão abordados no referencial teórico conceitos da área de Gestão de Pessoas com base nas obras de alguns autores, pois é necessária uma melhor compreensão dos conceitos para a obtenção de um processo eficaz e visando aumentar a eficiência e o desempenho de pessoal.

2.2 Gestão de Pessoas

A área de Gestão de Pessoas é muito importante para as organizações, pois ela possibilita aos gestores traçar estratégias, valorizar ao máximo o talento das pessoas, bem como favorece na busca pela vantagem competitiva, melhora a qualidade de vida do trabalhador e ajuda a alcançar as metas e os objetivos da empresa e dos indivíduos que nela trabalha.

As pessoas passaram a ser o fator determinante para o sucesso empresarial. Antes eram considerados apenas recursos organizacionais, hoje já podemos dizer que são os parceiros e colaboradores do negócio da empresa, é através delas que se alcançam os resultados planejados e assim surge a oportunidade de conquistar novos mercados.

Diante desta visão pode-se observar que a Gestão de pessoas é uma área que pode ser aplicável a qualquer organização e que possui um grande valor para as empresas, é o caminho para se alcançar o sucesso e rumo a excelência e competitividade.

Gerir empresas hoje envolve muito mais capacidades e processos que no passado. Hoje, o gestor precisa estar ciente das atividades de toda a empresa, não apenas de sua área, e saber a hora certa de agir e tomar decisões. Um bom sistema de gestão de pessoas deve ter os objetivos bem traçados, para que as avaliações de eficiência e eficácia sejam corretas.

Chiavenato (2004) comenta que em muitas organizações falava-se, até pouco tempo, em “relações industriais”, uma espécie de visão burocratizada que vem desde o final da revolução industrial e que encontrou seu auge na década de 1950, época marcada pelo grande desenvolvimento do Brasil e período de transição das guerras mundiais.

Em outras organizações fala-se em administração de recursos humanos, uma visão mais dinâmica que predominou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (133.7 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com