TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto multidisciplinar

Por:   •  30/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.912 Palavras (12 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

[pic 1]

PIM

Projeto Integrado Multidisciplinar VII E VIII

REDILAINE BARROS SILVA

CG1411202

CAMPINA GRANDE-PB

2015

REDILAINE BARROS SILVA

CG1411202

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM, apresentado como requisito para obtenção da aprovação do quarto período do curso Gestão em Recursos Humanos da UNIP – Universidade Paulista, sob a orientação de Renato Augusto da Silva Alves.

                

                             

                                                                                 

CAMPINA GRANDE-PB

2015

RESUMO

Esta pesquisa tem como objeto de estudo a empresa São Paulo Alpargatas Company S.A., grande empresa do ramo de fabricação de calçados, instalada em Campina Grande-PB. Neste trabalho, foram analisados aspectos de Planejamento Estratégico, com os três tipos de planejamento: estratégico, tático e operacional, todos imprescindíveis para a administração e progresso de uma empresa e como este planejamento se reflete atualmente na expansão da fábrica de Campina Grande; Técnicas de Negociação, que abrange, sobretudo, as relações colaborador/empresa; Sistemas para Operações de Recursos Humanos, abordando os procedimentos e normas da empresa: benefícios concedidos pela empresa aos colaboradores ascenderem profissionalmente, e consequentemente, melhorar o salário; qual é a expectativa da empresa em relação aos trabalhadores etc. Desenvolvimento Sustentável, que no caso desta empresa, principalmente, aborda a questão de destinação dos resíduos sólidos gerados no processo produtivo. Através destes assuntos abordados neste trabalho, poderá ser verificada a relevância do planejamento, da negociação, das operações de Recursos Humanos e da sustentabilidade na moderna, e sobre tudo, grande empresa.

Palavras-chave: Estratégias-Grande empresa-Ascenção profissional-Bem-estar do colaborador.  

SUMÁRIO        

Introdução............................................................................................................3

PIN VII e VIII

1 Planejamento Estratégico.................................................................................4

1.1 Técnicas de Negociação................................................................................5

2. Sistemas para Operações de Recursos Humanos..........................................8

2.1 Desenvolvimento Sustentável........................................................................9

3 Conclusão.......................................................................................................11

4 Referências.....................................................................................................12                                                                    

 

 

        

3

INTRODUÇÃO

A indústria do setor calçadista São Paulo Alpargatas Company S.A. foi fundada no dia 03 de abril de 1907, pelo escocês Robert Frazer, que havia se associado a um grupo inglês e fundou a Sociedade Anonyma Fábrica Brazileira de Alpargatas e Calçados, que posteriormente passou a se chamar com o nome atual . Começou as suas atividades produtivas com a fabricação das Alpargatas Roda e do Encerado Locomotiva, na fábrica da Móoca, em São Paulo . A fábrica , objeto desta pesquisa, está situada em Campina Grande-PB e produz sandálias, tênis e mochilas escolares.

        Atualmente, esta fábrica de Campina Grande conta com mais de cinco mil colaboradores e provavelmente, esse quadro de funcionários será ampliado em breve, visto que a empresa em Campina Grande está em processo de grande expansão física .

        Neste trabalho, abordar-se-ão aspectos como as Estratégias de Planejamento, planejamento estratégico, tático e operacional, com as suas especificidades; as Técnicas de negociação, por exemplo, no gerenciamento de conflitos entre os colaboradores; os Sistemas de Operações de Recursos Humanos, ofertando planos médico e odontológico, e com incentivos para os colaboradores progredirem hierarquicamente dentro da empresa, resultando em inegáveis benefícios, como motivação dos colaboradores e consequentemente, incremento na produção.

       Serão apresentadas as iniciativas da São Paulo Alpargatas Company S.A. no que diz respeito ao Desenvolvimento Sustentável : qual é a postura adotada pela empresa durante todo o processo produtivo e destinação de resíduos sólidos. Através da leitura deste trabalho, poder-se-á constatar de que (quais) forma(s) a citada empresa trabalha com estas tão importantes questões.  

4

1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento estratégico de uma grande empresa é tratado como segredo, e na São Paulo Alpargatas Company S.A. não é diferente, sendo de conhecimento apenas de seus executivos e administradores. No entanto, a empresa apresenta os três tipos de planejamento, como seguem abaixo :

  • Planejamento Estratégico , que traça objetivos de médio e longo prazos. Esses objetivos influem na totalidade da empresa. O Planejamento Estratégico enfoca os níveis mais elevados da empresa, considera as condições internas e externas inerentes da organização, formula os objetivos estratégicos da empresa e seleciona as ações a serem perseguidas;
  • Planejamento Tático , de característica bastante específica, centrando-se em uma determinada área da empresa e tem objetivos de curto prazo, de acordo com Kaplan e Norton (2004,p.54);
  • Planejamento Operacional, trata de decisões operacionais, como o planejamento financeiro: plano de receitas e despesas, plano de investimentos, plano de orçamentos, etc.; recursos humanos: plano de cargos e salários, plano de carreiras, plano de promoções, plano de recrutamento e seleção etc.; planejamento mercadológico : plano de preços, plano de produtos, plano de promoções, plano de vendas, plano de distribuição, plano de pesquisas de mercado, etc.

Algumas especificidades são identificadas entre os tipos de planejamento, como:

  1.  Prazo. Um prazo mais longo refere-se ao planejamento estratégico e prazo mais curto ao planejamento tático;
  2. Amplitude. A mais abrangente identifica-se com o planejamento tático e a mais restrita com o operacional;

5

  1. Riscos. Os mais elevados são sinalizados no planejamento estratégico e os menos elevados no planejamento tático;
  2. Flexibilidade. A flexibilidade menor é sinalizada no planejamento tático e maior no planejamento operacional.

Os três tipos de planejamento são indispensáveis ao bom funcionamento da empresa e são complementares entre si . A combinação de estratégias deve ser feita de forma que aproveite todas as oportunidades possíveis, além de utilizar a estratégia certa no momento certo.

                                                                                                                 

  1. TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

O ser humano que vive em sociedade - nas cidades, metrópoles, etc.- tem a necessidade de comunicar-se com outros seres humanos. Quase sempre, essa comunicação requer negociação. Para uma empresa moderna a negociação adquire importância vital. Alguns procedimentos são necessários para que se alcance resultados satisfatórios na negociação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (238.3 Kb)   docx (63.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com