TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS NO SETOR PÚBLICO ADVINDAS DO SETOR PRIVADO

Por:   •  25/4/2016  •  Monografia  •  2.380 Palavras (10 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 10

A EVOLUÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS NO SETOR PÚBLICO ADVINDAS DO SETOR PRIVADO

             Ana Helena Lopes¹

Clarizane Cardoso da Silva²

Érica de Jesus Augusto³

Izaías de Jesus Souza4

Juliana Soraya Aguiar Oliveira5

Rodrigo Andrade de Paiva6

Curso: Administração

Pólo: Van-Gualberto – Planaltina, GO

Orientador:  Prof.Esp. Luciano Tamion

RESUMO

Administração de Recursos Humanos, é essencial para o avanço das atividades estabelecidas em quaisquer órgão seja publico ou privado, no entanto o seguinte estudo irá destacar a evolução dos recursos humanos no setor públicos, compreende-se que as empresas do setor privado contribuíram para que essa realidade acontecesse uma vez que graças aos avanços tecnológicos houve uma eficácia extrema nas atividades desenvolvidas no setor publico. O objetivo desse trabalho é argumentar essas mudanças destacando a importância das mesmas para o setor publico. Embora essas mudanças não sejam novidade nas organizações privadas, nos Órgão Públicos elas representam grande modificação na estrutura e funcionamento dos setores, onde tem conduzido aos Órgãos a repensar seus objetivos e a rever as suas estruturas, deste modo vem implantando os programas de qualidade de vida no trabalho, que tem como objetivo criar um clima organizacional mais humanizado, com maior alcance de responsabilidade e autonomia no trabalho Para isso foi desenvolvido uma pesquisa bibliográfica em caráter qualitativos onde diversos autores irão discutir sobre esses assunto. Espera-se que esse trabalho sirva como fonte de pesquisa a todos os estudantes que apreciam a área e desejam adquirir conhecimentos sobre tais realidades. Foram desenvolvidos três capítulos onde cada um destaca os recursos humanos, seu marco histórico, a avaliação do desempenho, e as diferenças entre serviço publico e privado.

Palavras-chave: Gestão. Recursos Humanos. Mudanças. Evolução. Diferenças.

INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho irá destacar alguns conceitos sobre as mudanças na gestão dos recursos humanas em instituições publicas advinda das experiências que empresas privadas tiveram no decorrer dos tempos.  De acordo com Antoja e Camões (2010) foi a partir do século XX, o Setor Público abandonou alguns sistemas baseados na hierarquia burocrática e racionalista, para seguir sistemas mais diversificados. Através desses avanços foi possível compreender que a forma de conduzir a gestão de pessoas passou por diversas mudanças onde foi possível encontrar um modelo moderno que exerce influências precisas nas visões e técnicas referentes ao setor privado.

Os pontos fundamentais para o sucesso na gestão dos recursos humanos é a  transparência, ética e rapidez na execução dos serviços prestados e com isso há um aumento da flexibilidade, da presteza e da capacidade de adaptação dos Órgãos Públicos, fazendo assim o uso de novas tecnologias voltadas para a modernização da estrutura normativa, organizacional e de pessoal. (GIL, 1994)

De acordo com esses pressupostos questiona-se: Quais foram às mudanças acontecidas na gestão de recursos humanos sobre a influencia da gestão de recursos humanos do setor privado? Para responder a esses questionamentos, realizamos uma pesquisa bibliográfica, a qual diversos acervos foram consultados e através da leitura minuciosa, foram escolhidos sete obras como fonte de pesquisas para a elaboração desse trabalho.

  1. HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS

Foi em meados dos anos 70 que começaram algumas mudanças, pois este modelo era fundamentado no modelo da organização taylorista de processo de trabalhando, entrando em conflito antes do começo do processo de reestruturação produtiva, devido à recessão econômica, e o ressurgimento do movimento dos operários exigindo mais benefícios e melhores condições e segurança no trabalho. Nos anos 80 a nova realidade econômica, política e social colocaria em prática este modelo, exigindo mudanças das empresas em relação aos métodos de recursos humanos. (CHIAVENATO, 1999)

Podemos perceber o processo dessa evolução através dos tempos, e com isso surgem as facilidades e melhores condições de trabalho para que os colaboradores desenvolvessem as suas funções com satisfação através dos avanços tecnológicos, rapidez no atendimento e agilidade, um grande avanço seria a utilização dos computadores nessa área, pois através do mesmo são feitas planilhas, controle de funcionários, pagamentos: entradas e saídas, etc.

Assim sendo alcançado mais um progresso, a abertura dos primeiros cursos de Administração de Recursos Humanos, desse modo os departamentos de pessoal deixou de ser ocupado somente por advogados, dando espaço para administradores e psicólogos, assim renovando o ânimo do departamento. Embora essas mudanças não sejam novidade nas organizações privadas, nos Órgão Públicos elas representam grande modificação na estrutura e funcionamento dos setores, onde tem conduzido aos Órgãos a repensar seus objetivos e a rever as suas estruturas, deste modo vem implantando os programas de qualidade de vida no trabalho, que tem como objetivo criar um clima organizacional mais humanizado, com maior alcance de responsabilidade e autonomia no trabalho. (MELLO; FILHO, 2010)

  1. AS PRINCIPAIS MUDANÇAS OCORRIDAS NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

O setor de Recursos Humanos abandonou o conceito de ser somente um mero departamento de pessoal, tornando-se o componente principal de transformação dentro dos Órgãos Públicos. Antes o departamento de recursos humanos atuava de forma mecanicista, onde os empregados eram submetidos à subordinação e ao cumprimento das tarefas, e os chefes tinham autoridade máxima no setor. Hoje podemos descrever que esse cenário mudou os empregados agora são titulados de colaboradores e os chefes de gestores, o conceito de administrar pessoas não é mais baseado na visão mecanicista, metódica, sistemática, ou mesmo como sinônimo de autoridade, tarefa e subordinação. (CHIAVENATO, 1999)

Atualmente a gestão de pessoas propende à valorização de seus colaboradores e do ser humano, diferente do departamento de recursos humanos que tinha em vista à técnica e o mecanicismo do profissional. A falta de definição de diretrizes gerais para as políticas de recursos humanos, aliada à falta de informatização, dá à área de RH no setor público uma imagem burocrática, associada à ineficiência.

O papel tradicional desempenhado pelo departamento de recursos humanos, do governo, enfatiza duas funções: (1) o processamento de tarefas administrativas rotineiras, relacionadas ao pagamento, aos benefícios da aposentadoria e afins, e (2) a proposição de leis, regras e outros regulamentos relativos ao tema. Na grande maioria dos órgãos públicos brasileiros, a área de RH continua limitada a esse papel, ficando assim conhecida como “departamento de pessoal”. (MELLO; FILHO, 2010)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (166.5 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com