TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto para pre escola

Por:   •  12/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 4

 Introducão

         Este projeto pauta-se na necessidade em criar condições, mecanismos e atividades que permitam aos alunos da Educação Infantil ver com outros olhos a natureza, as flores que estão ao seu redor, inclusive no próprio ambiente escolar.o projeto visa instigar a curiosidade em relação as flores, o foco da nossa turma e a flor margarida.

De acordo com o Referencial Curricular para a Educação Infantil (Formação Pessoal e Social), a criança é um ser social que nasce com capacidades afetivas, emocionais e cognitivas. Tem desejo de estar próxima às pessoas e é capaz de interagir e aprender com elas de forma que possa compreender e influenciar seu ambiente, ampliando suas relações sociais, interações e formas de comunicação. As crianças sentem-se cada vez mais seguras para se expressar, podendo aprender, nas trocas sociais com diferentes crianças e adultos cujas percepções e compreensões da realidade também são diversas.

Durante a execução do projeto ocorrerá em todos os momentos o uso do diálogo para que os educandos sintam-se à vontade para perguntar, participar e criar, pois, é na interação social que as crianças são inseridas na linguagem culta, por meio desta, o ser humano pode ter acesso a outras realidades, pode tornar-se mais crítico, criativo e participativo nas decisões, processos políticos, éticos e, sobretudo, construir um ambiente mais social e autônomo.

 “O aprendizado é, portanto, o aspecto necessário e universal, uma espécie de garantia do desenvolvimento das características psicológicas especificadamente humanas e culturalmente organizadas”. (VYGOTSKY, 2002, 87)

Portanto, através deste projeto educativo será pertinente que os educando a partir de suas experiências culturais possam adquirir novos comportamentos e atitudes frente as questões naturais e através destes conhecimentos poder transmitir às pessoas com quem convivem informações e conceitos sobre preservação e cuidados com as flores.

Justificativa

Cada vez mais, se faz necessário trabalhar junto aos nossos alunos, atividades que despertem o amor e o cuidado com as plantas. Sendo assim, com o projeto as flores, encontramos uma ótima oportunidade para sentir, admirar e aplaudir a natureza.

As flores constituem um assunto de agrado para as crianças. Nas ruas, no entorno da escola e no pátio existem flores, A flor escolhida para as salas do PRE I e II, foi à margarida que tem grande valor medicinal.

A margarida é muito bonita por isso é bastante usada na decoração de casas e nos jardins. A margarida recebe vários outros nomes, e por isso pode ser conhecida também como crisântemo, bem – me – quer, mal – me – quer e outros nomes. podem ser cultivadas em vários tipos de solos, menos nos solos muito úmidos, pois são difíceis das sementes germinarem. A esse respeito realizaremos pesquisas, explorações, jogos, contação de  histórias,brincadeiras..

OBJETIVOS

OBJETIVOS GERAL:

 Conhecer os tipos de margaridas, processo de plantio e germinação, benefícios medicinais. Possibilitar o contato com a terra e, sobretudo conscientizar sobre a importância de cultivarmos flores e desta forma instituir uma consciência ambiental nas crianças.

Objetivos Específicos

  • Diagnosticar quais são os conhecimentos prévios dos alunos sobre as flores, em especial a margarida
  • Despertar a atenção das crianças para os tipos de margaridas existentes, texturas, cores, formas e tamanhos
  • Promover momentos lúdicos com brincadeiras, músicas, jogos, atividades lúdicas e culturais.
  • Promover a observação, enfatizar os valores, a fantasia e a criatividade.
  • Modificar a interação com o meio natural e social.
  • Ampliar conhecimentos referentes as a margarida,
  • Proporcionar aos educando conhecimentos matemáticos, quanto a formas, medidas, quantidade, valores em tamanhos.
  • Propiciar aos educando atividades que enfatizem a oralidade e a escrita.
  • Criar momentos de contação de histórias relacionadas à flor margarida

DESENVOLVIMENTO

Ao decorrer da execução do projeto é de suma importância que os objetivos sejam atingidos possibilitando o alcance na qualidade da aprendizagem, serão englobados ao longo do processo os seis eixos pedagógicos, natureza e sociedade, música, movimento, linguagem oral e escrita, matemática e artes visuais, ampliando assim as possibilidades de encontros mais criativos e prazerosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (102.1 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com