TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática De Ensino E Estágio Supervisionado Em Docência De Educação Infantil

Artigo: Prática De Ensino E Estágio Supervisionado Em Docência De Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  1.857 Palavras (8 Páginas)  •  764 Visualizações

Página 1 de 8

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil

BRUNA PINTO PEREIRA

Belo Horizonte - 2014

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil

Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil sob a orientação da Professora MARIA DE FATIMA FERNANDES RODRIGUES

Curso: Pedagogia

Belo Horizonte - 2014

“A alegria não chega apenas no encontro do achado,

mas faz parte do processo da busca.

E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura,

fora da boniteza e da alegria”

Paulo Freire

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO …........................................................................................ 05

2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA

2.1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA …............................................................ 05

2.2 CARACTERIZAÇÃO DA TURMA …............................................................ 06

3. DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS

E REALIZADAS …........................................................................................ 06

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS …........................................................................ 07

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS …................................................................. 08

1. INTRODUÇÃO

Na Educação Infantil, segundo a LDB/96, o cuidar e o educar são indispensáveis e indissociáveis, diferenciando-se, assim, das outras etapas da vida escolar. É o primeiro contato da criança com a escola. A minha expectativa era chegar em um local onde seria oferecido um ambiente e um tratamento maternal, aconchegante. Uma extensão da casa.

Na escola que estagiei percebi que o ambiente era aconchegante apesar de não ter muito espaço e de os brinquedos, às vezes, não serem apropriados para a idade das crianças. A quantidade de alunos colaborou muito para essa sensação de aconchego pois, sendo poucos, a sala de aula não ficava apertada e a professora conseguia dar um atenção diferenciada a cada um.

A escola é razoavelmente bem equipada materialmente. Salas, mesas, cadeiras, banheiros e etc bem conservados e limpos. Tem espaço para atividades físicas e ao ar livre.

Achei que as atividades em sala de aula não colaboravam para a criatividade e autonomia da criança por serem muito repetitivas, como descreverei a seguir.

O estagio é uma experiencia muito importante para o futuro profissional e está me ajudando a ter uma noção mais prática do que é a Educação Infantil e como funciona uma escola.

2.CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA

2.1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A escola em que estagiei chama-se Colégio Máximus e localiza-se na área central de Santa Luzia em Minas Gerais. Está instalada nesse local há doze anos e atende à alunos vindo da classe média da região.

A infraestrutura conta com boas instalações elétricas e hidráulicas. Salas bem construídas e com boa ventilação, apesar de ser um pouco pequenas. Banheiros nos dois andares e separados para meninas e meninos, além de um banheiro para os funcionários.

A Escola atende desde o ensino infantil até o ensino médio. Sendo que as turmas são separadas em dois turnos da seguinte maneira: anos finais do ensino fundamental e ensino médio no turno da manhã, e ensino infantil e anos iniciais do ensino fundamental no turno da tarde.

São aproximadamente 10 salas de aula convencionais com carteiras em fila e quadro para o professor na frente. As salas do ensino infantil contam com um banheiro. Além das salas de aula existem as salas de artes e dos professores e também uma biblioteca e uma cantina. Não tem sala de informática. Há uma quadra de esportes e um espaço ao ar livre que serve como área de lanche e brincadeiras.

O mobiliário é adequado ao tamanho das crianças, tanto nas salas quanto nos banheiros. Alguns um pouco velhos mas não impossibilitados de serem usados.

As turmas tem quantidade reduzida de alunos, não passando de 20 em cada sala. Um professor(a) para cada turma e um coordenador para cada turno. A escola também tem uma professora de artes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com