TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

 

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil

 

                    Belém Pará

    2015


UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil

Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado em Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sob a orientação da Professora

Curso: Pedagogia

           BELÉM

2015

                                                               

 SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................................................................................01

CAPÍTULO I - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DO COTIDIANO...........................02

1.1 – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA............................................................................03

1.2 - CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR................................................................................04


Introdução

.

Este relatório tem como objetivo mostrar as atividades realizadas durante o período de estagio obrigatório segundo as orientações do instrutor Adelaide Rezende De Souza e as determinações da Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008.

O estagio foi realizado em uma escola pública Municipal de ensino de educação infantil e fundamental “Palmira Lins de Carvalho” situada na cidade de Belém do Pará, localizada no bairro da Marambaia em uma turma de 24 alunos da faixa etária de 5 anos de idade no turno da manhã.

Neste relatório serão apresentados o reconhecimento da escola, o ambiente escolar, o espaço físico, funcionamento e características da classe observada.

O estágio surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor, este é um momento em que o graduando pode vivenciar experiências, conhecendo melhor a área de atuação, de tal modo que a formação tornar-se-á mais significativa, possibilitando um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e a função do educador.


1- CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA

  1. Caracterização da escola:

O estágio foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil e fundamental Palmira Lins de Carvalho, localizada no Conjunto Euclides Figueredo Rua F s/n bairro da Marambaia, na cidade de Belém do Pará. A escola foi inaugurada Pelo Prefeito Helio Mota Gueiros no ano de 1994, onde antes havia um terreno baldio.

O espaço é composto por 3 blocos: 1° bloco: 3 salas de educação infantil, 2º bloco: 4 salas de ensino fundamental, 3º bloco: 2 salas: 1 de informática, 1 de letramento.

1 Copa, 1 biblioteca, 1 sala de professores, 1 sala da direção, 1 sala de coordenação pedagógica, 1 sala de educação especial, 1 almoxarifado, 1 Secretária,1 biblioteca, 1 quadra de esportes, 2  banheiros para alunos e 2 para funcionários. As salas possuem mobiliário adequado para cada faixa etária e suficiente para o numero de alunos. A direção está a cargo de Kátia Lúcia Neves, 2 coordenadoras, 1 psicopedagoga, 2 secretárias, 2 porteiros, 3 merendeiras, 3 faxineiros, 20 professores distribuídos nos diversos horários.

São atendidos 960 alunos distribuídos entre os turnos de manhã, tarde e noite com alunos de educação infantil, fundamental e educação de jovens e adultos. A escola tem atividades extras junto a comunidade como letramento, radio escola, teatro, futsal e informática.

A instituição tem um blog criado desde 2012 que foi criado para partilhar informações com a comunidade e registrar as atividades desenvolvidas, no endereço palmiralins.blogspot.com.

         

  A escola tem por filosofia, a formação do aluno como ser humano integral, incentivando a construção de uma consciência crítica e cidadã, além da postura positiva diante da problemática ecológica. Seu PPP foi construído com a comunidade  escolar visando o resgate da identidade e a valorização da cultura de como fonte formadora de valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (170.6 Kb)   docx (40.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com