TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil

Por:   •  6/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.810 Palavras (16 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio  Supervisionado em Docência

na Educação Infantil

Danielly da Silva Argolo

                                                     Rio de Janeiro, 2013

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio  Supervisionado em Docência

na Educação Infantil

Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil sob a orientação da Prof.ª Angela  Maria  Paiva  Gama

                               

                       

 Curso: Pedagogia

Rio de Janeiro, 2013

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO    ......................................................................... 4      

2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA..............5

2.1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

  1. CARACTERIZAÇÃO DA TURMA OBSERVADA

3 DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS

 E REALIZADAS..................................................................................................8

3.1 DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS

3.2 DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES  REALIZADAS

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................11

1.Introdução

          O presente relatório tem  a  finalidade  de apresentar  as atividades referentes ao Estagio Supervisionado em Docência na educação Infantil no Curso de Pedagogia realizado no Jardim Escola Meu Pinguinho De Gente localizada no Rio de Janeiro no Bairro de Rocha Miranda.

O relatório descreve a caracterização da escola onde foi cumprida a carga horária pré-estabelicida do estagio, a caracterização da turma observada, o desenvolvimento das atividades observadas e o desenvolvimento das atividades realizadas onde analisei o comportamento dos alunos, a conduta do educador e o espaço onde ocorreu a mediação do sujeito com o conhecimento.

                                                                                                                         4

                                                                                                                                   2. Caracterização da escola e da turma observada

   A carga horária do Estagio Supervisionado em Docência na Educação Infantil foi cumprida no Jardim Escola Meu Pinguinho De Gente.

2.1 Caracterização da escola        

 

 O Jardim Escola Meu Pinguinho De Gente foi fundada no dia dez de janeiro no ano de mil novecentos e noventa e oito a escola é localizada no bairro de Rocha Miranda na Rua Tiaia número 68.

A escola  é  dividida em cinco turmas Maternal, Jardim I, Jardim II, Jardim III e primeiro ano, atende somente no turno da tarde, entrada à 13:00h e a saída as 17:00h.

O número total de alunos são setenta.

 O Quadro de funcionários é distribuído em Diretora, Supervisora, cinco professoras de educação infantil, uma professora de informática e inglês,  uma auxiliar de turma, uma auxiliar de limpeza e uma estagiaria.

 A estrutura física do  prédio  onde  funciona  a  escola,  conta  com cinco salas de aulas, uma sala de informática, uma sala da secretaria, três banheiros, uma cozinha, um pátio e uma sala de almoxarifado. As salas de aulas são arejadas contendo uma janela e dois ventiladores em cada sala, um armário, uma mesa da professora, as mesas e cadeiras dos alunos são de acordo com a quantidade de alunos de cada turma, um mural que é dividido em duas partes, uma parte é destinada para as datas comemorativas que deve ser trocada todo mês e o tema escolhido fica a critério da professora, a outra parte é destinada para o que já se aprendeu como as vogais, as consoantes, os números, e os trabalhos realizados pelos alunos a troca dos trabalhos também fica a critério da professora, as salas são enfeitadas  e cada sala tem o seu tema, todas as salas tem chamadinha, mural do aniversariante do mês, janelinha do tempo e mural de calendário. O pátio é grande e contem  escorregador e “gira-gira”, um bebedouro e um mural que é confeccionado de acordo com a data comemorativa.

                                                                                                                             5

 A sala de informática dispõe de três computadores,um ventilador e uma janela. Os banheiros são separados, um masculino, um feminino e um para os funcionários. A cozinha tem pia, geladeira onde é guardada a bebida do lanche dos alunos e um armário.

A escola oferece aulas de inglês e informática  para todas as turmas exceto para o maternal, as aulas são realizadas uma vez por semana. A escola realiza festas comemorativas para o dia das mães, festa junina e festa do dia dos pais. As datas comemorativas são trabalhadas com atividades de artes onde os alunos realizam as atividades com o auxilio do professor e levam a atividade para casa. Uma vez por mês são confeccionados trabalhinhos de artes onde o tema é livre e escolhido pela professora.

  A metodologia de ensino adotada escola está baseada na proposta sócio-construtivista, cujo objetivo é levar a criança a construir o seu próprio conhecimento através da exploração do seu corpo, dos objetos, do espaço onde está inserida e das relações com o outro. Desta forma, ampliando sua capacidade de descoberta e construção de conhecimentos, as crianças vão penetrando de modo consciente na dinâmica da vida e se constituindo, como sujeitos históricos, críticos e participativos. As atividades são programadas de forma a inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela instituição, envolvendo a família e a comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (190.8 Kb)   docx (52.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com