TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência Anos Iniciais do EnsinoFundamental

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.794 Palavras (8 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 8

                                                                                           

  1. [pic 1]
  2. UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência Anos Iniciais do EnsinoFundamental

ROSELAURA LOPES CALHEIRA

ARACAJU

 2015

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência Anos Iniciais do Ensino Fundamental

ROSELAURA LOPES CALHEIRA

Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sob a orientação da professora Ângela Maria Paiva Gama

                               

                       

 Curso: Pedagogia

ARACAJU

2015

           

SUMÁRIO

  1. Introdução............................................................................................................................... Capítulo I – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DO COTIDIANO.................................................
  2. Capítulo II – DESENVOLVIMENTO E ANALISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS

3.1 – Caracteristicas da turma e das atividades observadas..................................................

3.2- Atividades Realizadas pelo estagiário..............................................................................

  1. Considerações finais....................................................................................
  2. Referências.........................................................................................................................
  3. Anexos................................................................................................................................


  1. INTRODUÇÃO

           

           O presente relatório irá descrever uma experiência de estágio nos Anos Iniciais do Ensino Educação Fundamental, realizado no Colégio São Rafael, situado à Rua Alameda Abaís, 149 – Conjunto Beira Mar, no bairro Aeroporto, Aracaju, no período de 66 horas. Nele constam as observações e atividades realizadas durante o período de estágio obrigatório, correspondente à disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a qual está atrelada na prática, ministrada pela Professora  Ângela Maria Paiva Gama. Tal estágio tem por objetivo a observação e a participação, dentro do contexto escolar, diante das atividades realizadas dentro de sala de aula, ou fora dela quando necessário, e também as relações entre a direção e as demais pessoas que fazem parte da comunidade escolar. Esta ação contribui para a minha formação como estagiária, porque tenho a oportunidade de atuar sobre uma realidade concreta e próxima.

            No primeiro capítulo serão descritos o funcionamento e estrutura da instituição, tentando fazer uma descrição geral do local, observando sua estrutura física, o histórico da fundação e o levantamento do quadro de profissionais da instituição, e a caracterização da turma observada e o trabalho da professora.

            No segundo capítulo falarei do desenvolvimento e análise das atividades observadas e realizadas em sala de aula, por mim e pela professora responsável pela turma, descrevendo as práticas pedagógicas a partir do que observei e vivenciei.

            O terceiro capítulo apresentará as considerações finais, concluindo todo trabalho observado e realizado, através das atividades propostas.

            Esta experiência está sendo muito importante para aumentar o meu conhecimento na área da educação, sendo o estágio a atividade pedagógica que visa o contato com a prática funcional para o exercício do trabalho, minha expectativa é a vivência de experiências enriquecedoras para o desenvolvimento do trabalho como educadora.

           

CAPÍTULO I - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA

           O Colégio São Rafael, faz parte da rede Particular de ensino da cidade de Aracaju, fica situada à rua Alameda Abaís, 149, no Conjunto Beira Mar, no Bairro Aeroporto, cidade de Aracajú, Sergipe, CEP 49037080 . Seu e-mail é csrafel@uol.com.br.

             A escola é situada na zona Sul da cidade, em um conjunto habitacional de Classe média. Sua clientela é de pessoas de classe media e média-baixa. Encontra-se afastada da parte central da cidade e de comércios. Uma área residencial com pouco acesso a transporte público. O transporte dos estudantes é feito principalmente por Vans Escolares e pelos próprios responsáveis. A instituição fica próxima a  um terminal Petrobrás de armazenamento e embarque do petróleo produzido em Sergipe. Há também uma praça próxima ao local.

                        A escola mantém aspectos e hábitos tradicionais, como por exemplo, formar filas no pátio, separadas por turma, logo na chegada dos alunos e orar antes  de seguirem para as salas de aula. Todos os dias eles realizam a oração.

  1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

           A instituição de ensino foi fundada pela Psicopedagoga Alaene Alves Santos Nascimento há 15 anos. Ela faleceu a pouco mais de um ano decorrência de um Câncer de mama. O nome da instituição foi escolhido pela crença espiritual da sua fundadora no Arcanjo Rafael, o qual atribui-se dons de cura. A Escola tem como base a Pedagogia Antroposófica, uma abordagem pedagógica que procura integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos.  Objetivo é desenvolver indivíduos livres, integrados, socialmente competentes e moralmente responsáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (273.5 Kb)   docx (84 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com