TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Gestão nas Organizações Escolares

Por:   •  20/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.864 Palavras (8 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 8

  1. [pic 1]
  2. UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Gestão nas Organizações Escolares

  1.                                                           GILSIARA OLIVEIRA DA FONSECA

                                                     

MACAÉ- RIO DE JANEIRO

2015


UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Gestão nas Organizações Escolares

  1. Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado em Gestão Escolar sob a orientação do Professor JOSÉ VEIGA DE CARVALHO FILHO.

                               

                       

                                                                                                                  Curso: Pedagogia

   MACAÉ- RIO DE JANEIRO

2015


                                                                SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ........................................................................................................04

2. CAPÍTULO I – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA  .................................................05                                                                                                                           2.1.1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA.....................................................................05

2.1.2-CARACTERIZAÇÃO DA EQUIPE GESTORA OBSERVADA ............................07

INTRODUÇÃO

 O estágio supervisionado é o momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Constituem um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o que foi aprendido na faculdade. Por meio dele, podemos perceber as diferenças do mundo e exercitar adaptação ao mercado de trabalho.

         A realização do estágio supervisionado é um incentivo como forma de aproximar o estagiário as suas necessidades, criando oportunidade profissional, alem de enriquecer e atualizar a formação acadêmica.

O trabalho a seguir irá descrever o comprimento da carga horário obrigatória de estágio supervisionado em Gestão Escolar, que foi realizado numa escola pública da cidade de Macaé- RJ que atende a criança de 2 a 6 anos, a maioria e oriunda de família de baixa renda. Este estágio foi realizado no período 11/05/2015 a 03/06/2015.

O Objetivo deste é apresentar a caracterização da estrutura e funcionamento da escola, analisar o projeto político pedagógico com suas implicações no que diz respeito à equipe gestora em sua atuação com todo corpo docente, funcionários, alunos, pais e comunidade. Observar a equipe gestora, suas atribuições, explicitar as concepções existentes sobre o significado de escola através de relatos de professores, funcionários e alunos e as divisões de responsabilidades dos membros da equipe gestora.


CAPÍTULO I - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A carga horária do Estágio Supervisionado da equipe gestora está sendo cumprida na unidade escolar EMEI Professora Neiva Mariano dos Santos, escola de rede pública do município de Macaé-RJ situada num bairro simples de Macaé que atende criança de 2 a 6 anos as serie são maternal I, maternal II, Pré I, Pré II, a escola tem 13 anos de existência na cidade, apesar de se tratar de uma escola pública tem um bom funcionamento e a sua frente está a Diretora Lilian Natalino Mattos Costa com Pós- graduação em Gestão Pública.

1.1– CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A Escola EMEI Neiva Mariano dos Santos foi fundada em 31 de Agosto de 2000, está localizado no bairro de Visconde Araujo, bairro simples de Macaé, nas proximidades da escola está situada uma comunidade Murubá, tem os serviços públicos básicos, água, luz, esgoto e coleta de lixo, trata-se de uma escola pequena, com seis salas de aulas, uma sala de leitura e vídeo cinco banheiros, um refeitório, e uma sala de experiência culinária, secretaria, e a sala da direção com dois pátios com alguns brinquedos, a qualidade das instalações é mediana, o mobiliário na educação infantil está adequado pra faixa etária e tamanho dos alunos e a quantidade é compatível ao número dos mesmos.

A escola funciona de segunda a sexta-feira, sistema integral das 07:30h às 16:45h nos turnos matutino das 07:30h às 11:30h existe uma professora e uma auxiliar de ensino com eles e de 11:00 às 12:45 e o almoço a escovação e o repouso já o turno vespertino se da das 13:00 às 16:45, onde tem professores revezando com oficineiros.

A escola tem 120 alunos e com seis turmas do maternal II a pré II conta com uma equipe de 43 funcionários, sendo 12 professores, 12 auxiliares de ensino, 06 auxiliar de serviços gerais, 02 secretária, 03 oficineiros, 02 cozinheiras, 01 porteiro, 01 professora orientadora, orientadora pedagógica mais a diretora e a diretora adjunta.

A SEMED (Secretaria Municipal de Educação) promove cursos de formação continuada para os professores se atualizarem.

 Quanto ao PPP- Projeto Político Pedagógico, como diz Libâneo (2001, p. 41) o projeto pedagógico “deve ser compreendido como instrumento e processo de organização da escola” tendo como característica do instituído e do instituínte. Então o do EMEI Neiva Mariano ele é atualizado e revisado com princípios educativos de acordo com as necessidades, muito dos professores que ali estão fizeram parte da elaboração deste documento. E sempre que possível utilizam-se dele como norteador dos seus respectivos planejamentos, o currículo escolar é compatível com o PPP e é trabalhado de forma interdisciplinar. No que diz respeito interação escola-família-comunidade, a escola oferece passeios onde a famílias dos alunos participa, bem como projetos e reuniões, como o dia da avó dia da família, a escola também abre espaço para eventos infantis, com brincadeiras e personagens inanimados da cultura infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (175.5 Kb)   docx (51 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com