TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esportes não Convencionais

Artigo: Esportes não Convencionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  4.217 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA – EAD

PROFESSOR (a): EDNEIA ALINE DA SILVA

MATÉRIA: PRÁTICAS COPRORAIS NÃO CONVENCIONAIS E ALTERNATIVAS

- Qual a importância de desenvolver os esportes não convencionais e as práticas corporais alternativas na escola?

-Quais os benefícios que os alunos podem ter ao aprendê-los?

O esporte é visto por vários autores como um fenômeno sociocultural, sendo considerado um patrimônio da humanidade. Não convencional significa uma coisa não comum, mais não que seja de uma qualidade ruim ou boa, mas algo diferente, pouco usado (praticado).

Devemos agrupar as modalidades de esportes que pouco são praticadas, buscando aprender e diversificar as modalidades, com o intuito de difundirmos nossa cultura, agrupando aos esportes tradicionais.

Mas de um modo geral, as modalidade não convencionais variam de região, em tal lugar um esporte é bem praticado, já no outro um pouco menos ou nada, sendo assim existem inúmeros fatores para se rotular um esporte como não convencional.

Contudo, entendemos que os jogos não convencionais contribuem expressivamente na formação do aluno, tanto em relação a sua autonomia (referente a jogo), quanto a sua autoria (quando modifica e sugere). Além disso, contribui para a valorização da Educação Física enquanto componente curricular vinculado ao projeto político pedagógico da escola.

As práticas corporais auxiliam muito o trabalho no esporte e na atividade física, por lidar diretamente com as sensações do corpo humano. Cada indivíduo (atleta) tem uma necessidade diferente em relação à conduta utilizada para o alcance do estado ótimo de ativação ou relaxação, uma vez que as duas condutas interferem nos estados físicos e cada indivíduo reage de uma maneira diferente as diversas técnicas.

Considerando a importância da ação psicomotora sobre a organização da personalidade da criança, torna-se indispensável um trabalho educativo que promova um melhor desenvolvimento de suas potencialidades, levando-se em conta os objetivos propostos e as atividades relativas à idade dos alunos adaptando-se às suas características.

Essas duas modalidades englobam inúmeras características, onde as mesmas buscam o lúdico e o desenvolvimento dos alunos, deixando o espírito do desporto de lado, levando sempre em consideração a socialização dos alunos em vários aspectos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com