TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esportes não convencionais

Por:   •  20/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  9.494 Visualizações

Página 1 de 2

O esporte não convencional é aquele que normalmente está fora do conhecimento de massa, não vinculado em mídias e pouco conhecido e valorizado como esporte. Se buscarmos o sentido da palavra no Moderno dicionário da língua portuguesa Michaelis "esporte" é assim definido:

1 Passatempo, divertimento. [...]. 2 Prática metódica de exercícios físicos, que consistem geralmente em jogos competitivos entre pessoas, ou grupos de pessoas, organizados em partidos; desporto. [...]

De tal maneira vemos que o esporte não convencional atende aos significados, com a diferença que ele não tem o mesmo olhar como esporte, por diversos motivos, tais como a falta de divulgação como citado acima, falta de incentivo, não conhecimento, a falta de investimentos e com muitos desses fatores o esporte não convencional acaba passando despercebido por muitos.

O esporte não convencional pode também ser encontrado em pequenos grupos sociais, podemos dizer como por exemplo o grupo dos skatistas, ou a turma do Slackline. O Slackline é considerado um esporte não convencional, que até pouco tempo era pouco conhecido e inicialmente era apenas realizado com as fitas sobre uma superfície plana, hoje o esporte já passou a ser conhecido e ganhou novas modalidade, longline, highline, trickline e yogaline, mas mesmo diante dessas variedades ele ainda é conhecido como esporte não convencional.

A inserção do esporte não convencional na educação física escolar pode acarretar inúmeros ganhos, como ampliação de culturas esportivas, diversificação no desenvolvimento motor, melhora nas relações em grupo ou individuais, concentração, raciocínio e lateralidade.

Nesta fase escolar é muito importe que o aluno tenha acesso a vários tipos de esportes, conheça os culturalmente, vivencie na pratica, ampliando seus conhecimentos sobre o esporte de maneira geral, saindo um pouco da rotina de futebol e vôlei, que hoje é o que vemos de mais comum nas quadras escolares.

Diante disso é possível concluir que o esporte seja ele convencional ou não convencional, faz com que a vida escolar do aluno na educação física seja aprimorada, viabilizando e aprimorando seu conhecimento cultural, ampliando seu desenvolvimento de maneira integral.

Referências bibliográficas

SANCHES NETO, LUIZ; OKIMURA KERR, TIEME. Esportes não-convencionais, SP : Claretiano, 2013. 102 p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com