TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas E Gestão De Pessoas

Casos: Práticas E Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  2.598 Palavras (11 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

ALISON HENRIQUE SOARES VIEIRA

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

PARACATU

2013

ALISON HENRIQUE SOARES VIEIRA

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso (Processos Gerenciais ) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Interdisciplinar do 4° semestre..

Profs. Gislaine Bartolomei Fregoneze

Karen Hiramatsu Manganotti

Luíz Antônio Gabriel

Marcos Roberto Marques

PARACATU

2013

RESOLUÇÕES DAS QUESTÕES PROPOSTAS

Administração da Produção

É a area da administração que cuida dos recursos físicos e materiais que realizam o processo produtivo. Seu objetivo é alcançar a eficiência e eficácia com efetividade, sendo seus fatores e recursos:

Fatores:

Insumos – matéria-prima qualificada e mais barata;

Trabalho – mão-de-obra adequada, reciclada e atualizada;

Capital – dinheiro (investimento

Administração de Qualidade Total (TQM)

O conceito de controle da qualidade total engloba os seguintes itens: orientação ao cliente, qualidade em primeiro lugar, ações orientadas por prioridades, fatos e dados, controle de processos e da dispersão (variação dos dados que indicam quando há uma possível falha no processo) e investigação das causas, “próximo processo é o seu cliente” (para que cada funcionário tenha em mente que a qualidade de seu trabalho interfere na qualidade do produto na próxima etapa do processo), identificação das verdadeiras necessidades dos clientes, evitarem que erros já identificados sejam cometidos novamente e comprometimento da alta direção.

O termo “controle da qualidade total” foi usado pela primeira vez por Armand Feigenbaum, em 1956, quando ele propôs a idéia de que a qualidade só poderá resultar de um trabalho em conjunto de todos os que estão envolvidos no desempenho da organização, não apenas de um grupo de pessoas. Embora Feigenbaum também defendesse a criação de uma estrutura organizativa de suporte à qualidade, a Engenharia de Qualidade, que seria a responsável por resolver questões de qualidade que englobassem mais de uma área da empresa. Assim, a abordagem proposta por Feigenbaum dá ênfase à comunicação entre os departamentos da empresa, principalmente os responsáveis por produção, materiais e design.

Os desafios apresentados pelo novo panorama industrial, requerem estruturas produtivas, confiáveis e flexíveis. Confiabilidade das instalações de toda a cadeia de suprimentos é muito importante, reúne um conjunto deferimentos que apresentarão à sua empresa um impressionante aumento da produtividade, oferecendo-lhe um modelo avançado de informação e gestão para a empresa em Tempo Real”.

A TQM se preocupa com os seguintes assuntos:

- Preocupação com a satisfação do cliente.

-Conceito de aperfeiçoamento contínuo (os japoneses diziam que o dia não poderia passar sem que algum tipo de melhoria fosse feita em algum lugar na empresa).

-Envolvimento e participação de todos os funcionários (desde a alta gerência até o escalão mais baixo da empresa).

-Valorização do respeito ao indivíduo.

Os sistemas de qualidade podem assumir diversas formas. Podemos citar alguns elementos básicos na estrutura de um sistema de qualidade empresarial. Abaixo temos uma lista destes elementos. Eles são:

 Técnicas Estatísticas;

 Controle de compra;

 Controle de design do produto;

 Controle de documentação;

 Treinamento e qualificação de pessoal;

 Aceitação do produto;

 Controle de embalagens e rótulos;

 Registros de tudo;

 Relação com consumidor;

 Teste de equipamentos.

Para que o Sistema da Qualidade funcione dentro de uma Empresa, é necessário que todos os procedimentos, normas e especificações sejam documentados e todos os resultados de processo de trabalho sejam registrados. Assim contamos com os seguintes níveis de documentação: Nível 1: Manual de qualidade da empresa – Documento que fornece um resumo da política de administração da qualidade e do sistema de qualidade.

Nível 2: Manual de procedimentos – Descreve as funções do sistema, a estrutura e as responsabilidades de cada departamento.

Nível 3: Instruções de trabalho, especificações e métodos detalhados para o desempenho detalhado da s atividades.

Pode haver um banco de dados ( nível 4) que contenha os documentos de referências (formulários, modelos, desenhos, etc.)

Sistemas de Qualidade ISO 9000

A ISO 9000 é uma série de 4 normas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com