TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicanalise

Seminário: Psicanalise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Seminário  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

Tornar consciente o inconsciente ou a superação das resistências foi e continua sendo o caminho e o fim de toda técnica analítica. Variam as formulações deste princípio, os conteúdos e variam os métodos de apresentá-los, mas o princípio continua sendo o mesmo. Freud formula a finalidade da análise, por exemplo, também como restituição da unidade psíquica, tendo fim ao alheamento entre o ego e a libido, ou mais adiante, em termos de estrutura: “Onde está o id, aí deverá estar o ego” (Freud, 1933). Essas formulações dizem, em sua essência, o mesmo que às anteriores, e esse princípio é também a base que todos os analistas de ontem e de hoje se encontram unidos.

Existem muitas variações e divergências em relação aos princípios técnicos básicos. À primeira vista, podemos destacar alguns fatores que o determinam:

1- O procedimento técnico depende da extensão dos avanços psicológicos gerais e especificamente técnicos. Essa extensão varia segundo a época de psicanálise e as épocas de cada analista.

2- Novas descobertas e afirmações são acatadas por uns e rejeitadas por outros, e diversos fatos são valorizados de forma diferente, o que conduz a diferentes conceitos de ordem secundária, a diferentes princípios secundários, que determinam aplicação diferente dos princípios básicos, comuns a todos, isto é, diferentes técnicas.

3- O fator individual ou pessoal, a técnica depende obviamente, do diferente caráter de compreensão, e das distintas contratransferências de cada analista. É também claro que cada paciente “cria” um diferente analista (assim como cada filho “cria” diferentes pais), sugerindo-lhe maiores e menores variações técnicas.

4- O fator genealógico, quer dizer, a influência de diferentes “arquiavós” e “pais” analíticos sobre a técnica de seus filhos, netos e bisnetos analíticos.

Devemos fazer referência também, ao que consideramos o fim do tratamento analítico. Esse também passou por diversas formulações. O conceito de “cura” (que primeiro se referia aos sintomas e depois aos “complexos”) compartilhou e compartilha seu lugar com outros conceitos. “Amadurecimento emocional”, “adaptação à realidade”, “superação das perturbações evolutivas da personalidade” são algumas destas formulações.

Mas, na essência, tanto o analista de ontem, como o de hoje, dirige sua atenção às causas das perturbações (isto é, aos conflitos psíquicos), sabe que está no caminho certo e confia, portanto, nas consequências positivas, sem inclinar-se diretamente para elas.

Considerando-se o desenvolvimento da psicanálise desde sua origem, pode-se dizer que começou como terapia, em seguida, dirigiu sua atenção ao homem como totalidade e descobriu por este caminho as perturbações gerais e especiais da evolução do homem, do ser humano em si, “doente” e “são”, e o tratamento psicanalítico converteu-se em uma técnica de evolução ou transformação humana, incluindo esta, como uma de suas possibilidades principais, a terapêutica.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com