TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Na Psicologia Escolar

Trabalho Escolar: Etica Na Psicologia Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 2

Propostas Veiculadas no Seminário Nacional do Ano da Educação, realizado em 2008 com o objetivo de:

- Romper com a tendência histórica da prática do psicólogo na educação de patologizar, medicalizar e produzir diagnósticos classificatórios.

-Defender práticas que consideram a realidade escolar brasileira, a diversidade cultural e as dimensões psicossociais das comunidades educacionais.

-Incentivar a atuação do psicólogo em projetos coletivos de forma interdisciplinar, fortalecendo pessoas e grupos, contribuindo para a elaboração, implementação e avaliação do projeto político-pedagógico da escola;

-Ampliar a reflexão acerca da necessidade de construir com a equipe escolar estratégias de ensino-aprendizagem que considerem os desafios da contemporaneidade;

Assim, orienta que:

*Considere-se a realidade brasileira e articule-se com os diversos setores como saúde, trabalho , dos movimentos sociais, da assistência social e o Poder Judiciário.

*Compreenda os fatores que produzem e causam sofrimento em educandos e educadores,

*Compreenda os fatores que produzem e causam sofrimento em educandos e educadores,

*Analise o campo de relações sócio-político-pedagógicas para melhoria das condições do processo educacional,

*Comprometa-se com as funções sociais da escola de acesso aos bens culturais constituídos e a promoção de autonomia dos indivíduos,

*Elabore metodologias de trabalhos multidisciplinares, valorizando e potencializando a produção de saberes dos diferentes espaços educacionais,

*Atue na direção da ampliação da qualidade do processo educacional, através de práticas coletivas que potencializem pessoas e grupos da comunidade escolar,

*Compartilhe a prática e o conhecimento desenvolvido pela Psicologia, socializando saberes e ampliando as possibilidades de atuação.

Afim de subsidiar este trabalho, faz-se necessário dar atenção AOS PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA ÉTICA DO PSICÓLOGO E AS RESPONSABILIDADES E AINDA:

Artigo 2: Praticar ou ser conivente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão.

Artigo 3. O psicólogo, para ingressar, associar-se ou permanecer em uma organização, considerará a missão, a filosofia, as políticas, as normas e as práticas nela vigentes e sua compatibilidade com os princípios e regras deste Código.

Parágrafo único: Existindo incompatibilidade,

cabe ao psicólogo recusar-se a prestar serviços e, se pertinente, apresentar denúncia ao órgão competente.

Art. 9º - É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.

Art. 10 -Nas situações em que se configure conflito entre as exigências decorrentes do disposto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com