TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Escolar

Artigo: Psicologia Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 4

Texto: O Acompanhamento e promoção do desenvolvimento

na Educação Infantil: algumas contribuições

da Psicologia Escolar

O artigo relata várias situações de conflitos e atitudes dos educadores – professores e monitores – Esse tipo de situação conflituosa, com base no confronto, enfraquecia a construção de uma parceria mais sólida entre as educadoras. Penso que a grande contribuição do psicólogo escolar reside nos bastidores da instituição, isto é, sua ação deve desenvolver-se prioritariamente com os professores e não com os alunos, contribuindo para que eles estejam cada vez mais fortalecidos e instrumentalizados para uma atuação de qualidade junto ao aluno.

Para isso é fundamental que tenha uma visão integrada desse educador-sujeito, pois seu trabalho é ajudá-lo a se descobrir, a se desvelar, alcançando segurança, autonomia na sala de aula. E isso só é possível através do respeito – respeito por um conhecimento que o professor construiu referente ao cotidiano da sala de aula e que é o objetivo primeiro da escola; e respeito pela pessoa do educador, não lhe lançando interpretações que não está preparado para ouvir – Na escola não Há espaço para clínica psicológica.

Em minha opinião o artigo traz muito bem a nossa realidade escolar é uma pena ainda a psicologia não fazer partes de todas as escolas e que as pessoas não conhecem a amplitude desta Ciência e profissão! Cabe a cada um de nós, psicólogos e acadêmicos de psicologia divulgar os benefícios da psicologia e torcer para que ela volte também à grade curricular.

Nos três artigos são relatados os conflitos frequentes entre escola e família, penso que não se pode deixar de levar em consideração as várias modificações que vem ocorrendo na sociedade atual e que consequentemente afetam as famílias como, por exemplo, o aumento desenfreado da violência; Há mais dificuldades em fazer com que os filhos obedeçam à risca as regras dos pais; e dessa forma a maneira de educar os filhos é constantemente questionada e muitos pais se desesperam por não saberem “dominar” seus filhos.

Há sempre a necessidade do envolvimento da escola com os alunos; Muitos alunos sentem que a escola não foi feita para eles e consequentemente gera revolta, indisciplina e por falta de um contato mais próximo e afetuoso surgem as condutas caóticas e desordenadas – indisciplina e baixo rendimento. Deve-se buscar maior aproximação entre a comunidade e a escola gerar nos alunos um sentimento de pertencimento à Escola considerar o conteúdo que a criança traz de casa e adaptar os conteúdos à realidade das crianças.

Textos: Orientação a queixa escolar e Funcionamentos escolares e produção de fracasso escolar e sofrimento.

Os artigos tratam se de crianças e adolescentes com queixa escolares como, por exemplo, baixo rendimento escolar e indisciplina nas salas de aula e também do fracasso e sofrimento escolar atual na educação.

As autoras foram muito felizes em abordar esse tema tão importante à nossa realidade. Avaliando o atual contexto educacional brasileiro, encontramos uma série de fatores que contribui para um baixo rendimento escolar, como a superlotação das salas de aula e o despreparo dos professores, reflexo da defasagem na formação profissional e da sua má remuneração financeira. Além disso, o mecanismo do sistema educacional tem, tradicionalmente, concentrados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com