TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Organizacional

Artigos Científicos: Psicologia Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

Nas últimas décadas a sociedade passou por uma série de mudanças em várias dimensões que impactaram as organizações profundamente. Na dimensão sociocultural podemos apontar, como exemplo, o movimento feminista, direitos humanos, a justiça social que tinham como, entre outros, o objetivo de promover a inserção do indivíduo no mercado de trabalho. Essas transformações sociais trouxeram para as organizações e os trabalhadores a necessidade de trabalhar com perfis diferentes (indivíduos de crenças diferentes, portadores de necessidades especiais). Já na dimensão econômica- a prevalência das relações comerciais sobre as relações humanas, sociais, ambientais- não é a única que a empresa deve levar em consideração, pois surge à sustentabilidade como resposta, solução a esse modelo de exploração irracional dos recursos humanos, naturais, econômicos. .As organizações tiveram que se adaptar rapidamente a esse novo cenário, fato que pode acarretar grande sofrimento aos componentes da organização devido ao sentimento de instabilidade. Todas essas modificações sociais fez surgir um novo cenário, uma nova realidade.

O artigo percepção de mudança individual e organizacional: o papel das atitudes, dos valores, do poder e da capacidade organizacional se dedica ao estudo dos impactos da mudança nas organizações e tem como objetivo geral verificar fatores que influenciaram as mudanças individuais e organizacionais percebidas pelos funcionários de uma organização pública que sofreu intervenção durante quatro anos, pois se as pessoas definem uma situação como sendo real, ela certamente é real em suas consequências ; uma vez que do ponto de vista comportamental a organização relevante é a organização percebida pelas pessoas , em outras, palavras a organização deve ouvir os seus integrantes para identificar os medos, aflições, dificuldades das pessoas para com a nova realidade e procurar ajudá-las para em contrapartida receber colaboração de seus membros.

Para alcançar tal objetivo utiliza a metodologia quantitativa, com duração de quatro anos, utilizaram-se escalas validadas psicrometricamente para investigar os fatores preditores de mudanças organizacional e individual percebidas. As entrevistas semiestruturadas com os coordenadores do programa de mudanças e com os profissionais de recursos humanos da instituição e os documentos analisados subsidiaram a construção do instrumento de percepção de mudanças individuais e organizacionais.

Em momentos de mudança os indivíduos podem apresentar atitudes aceitação que retratam comportamentos positivos dos indivíduos em relação à mudança; ceticismo engloba crenças e comportamentos negativos em relação a mudança, por exemplo, não colaboração com o processo de mudança; atitudes de temor retratam o medo da perda de poder, benefícios . Para superar as atitudes negativas em relação à mudança é muito importante que a organização possua um fluxo de comunicação claro, objetivo , facilite o acesso do funcionário às informações necessárias para o trabalho.

A atitude gerencial facilita o processo de implantação da mudança. O artigo enfatiza várias atitudes que facilita tal processo: objetivos claros, valorizar opiniões, iniciativas dos funcionários, estimular a aprendizagem, confiar e inspirar confiança, ter coerência entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com