TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Organizacional

Monografias: Psicologia Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 2

A Psicologia Organizacional (PO) é o nome dado ao conhecimento multidisciplinar do comportamento de indivíduos e grupos situados no campo da estrutura e funcionamento das organizações.

O surgimento da Psicologia Organizacional está ligado a Administração Científica devido à necessidade de uma nova ciência que aperfeiçoasse o processo de fabricação no setor industrial, iniciado no século XIX. Frederick Taylor, o pioneiro da administração científica, estabeleceu critérios para o planejamento na situação do trabalho com o objetivo de aumentar a produção. A psicologia, para atender os objetivos da administração científica, passou a ser utilizada como ferramenta para análise do trabalho, com objetivo de descobrir a melhor maneira de fazer as coisas, planejar os métodos de trabalho, selecionar e treinar os trabalhadores.

Nesse período, com o surgimento das fábricas, as relações sociais igualmente se transformaram. Com o tempo, as organizações passaram a centrar seus esforços na busca de adesões e na minimização de conflitos, fosse pelo acordo, fosse pela ameaça. Iniciava-se um período em que as células de produção necessitariam do auxílio de mediadores capacitados.

No século XIX, a psicologia apareceu como área inovadora na análise das condutas humanas, bem como fonte de técnicas aplicadas à busca do bem-estar mental. Esses conhecimentos acabaram logo apropriados pelas grandes corporações industriais do Ocidente. Os instrumentos teóricos desse novo campo de estudo foram utilizados no recrutamento de soldados e na seleção de empregados para as fábricas. Em 1913, Hugo Münsterberb publicou Psychology and Industrial Efficiency, obra que focalizava, sobretudo, as técnicas de seleção de pessoal e de ajuste funcional. Münsterberb, juntamente com Walter Dill Scott foi considerado um dos principais fundadores da psicologia aplicada ao ambiente de trabalho. Ele propôs a psicologia na indústria, porque ela auxilia a seleção de homens mais capacitados para o trabalho, com condições mais favoráveis ao aumento de produção.

A pesquisa na fábrica da Western Eletric Company em Hawthorne, realizada por Elton Mayo, marcou o início do movimento de relações humanas. Com base nesses estudos, constataram que o fator que mais influenciava a produtividade no trabalho não eram as condições do ambiente e nem o pagamento e os métodos de trabalho, como pensaram inicialmente, mais sim, as relações interpessoais que envolviam os trabalhadores no planejamento e no controle do seu próprio trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com