TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Psicologia Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/1/2015  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 5

Os trabalhadores da última hora

O reino dos céus é semelhante a um pai de família que saiu de madrugada, a fim de assalariar trabalhadores para a sua vinha. – Tendo convencionado com os trabalhadores que pagaria um denário a cada um por dia, mandou-os para a vinha. – Saiu de novo à terceira hora do dia e, vendo outros que se conservavam na praça sem fazer coisa alguma, – disse-lhes: Ide também vós outros para a minha vinha e vos pagarei o que for razoável. Eles foram. – Saiu novamente à hora sexta e à hora nona do dia e fez o mesmo. – Saindo mais uma vez à hora undécima, encontrou ainda outros que estavam desocupados, aos quais disse: Por que permaneceis aí o dia inteiro sem trabalhar? – É, disseram eles, que ninguém nos assalariou. Ele então lhes disse: Ide vós também para a minha vinha. – Ao cair da tarde disse o dono da vinha àquele que cuidava dos seus negócios: Chama os trabalhadores e paga-lhes, começando pelos últimos e indo até aos primeiros. – Aproximando-se então os que só à undécima hora haviam chegado, receberam um denário cada um. – Vindo a seu turno os que tinham sido encontrados em primeiro lugar, julgaram que iam receber mais; porém, receberam apenas um denário cada um. – Recebendo-o, queixaram-se ao pai de família, – dizendo: Estes últimos trabalharam apenas uma hora e lhes dás tanto quanto a nós que suportamos o peso do dia e do calor. – Mas, respondendo, disse o dono da vinha a um deles: Meu amigo, não te causo dano algum; não convencionaste comigo receber um denário pelo teu dia? – Toma o que te pertence e vai-te; apraz-me a mim dar a este último tanto quanto a ti. – Não me é então lícito fazer o que quero? Tens mau olho, porque sou bom? – Assim, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos, porque muitos são os chamados e poucos os escolhidos.

Significado (essência) da Parabola:

Trata-se de várias “pontes” que ligam os elementos da estória com o reino dos céus:

o pai de família – Deus

a vinha – o Universo

os trabalhadores – os seres humanos

o trabalho na vinha – o trabalho no bem

as horas – qualquer período de tempo

o salário – a felicidade

Não houve nenhuma injustiça da parte do pro¬prietário da vinha. Ele quis pagar também um dená¬rio, isto é, o salário justo, aos trabalhadores de últi¬ma hora, certamente porque viu que o serviço feito por estes, nessa única hora, foi feito com boa von¬tade, amor e cuidado. Ele considerou, não o tempo, mas, a qualidade do serviço feito.

Assim é a Justiça Divina, ela nos re¬compensará, um dia, na Eternidade, pelo trabalho que fizermos em favor do Reino de Jesus na Terra. A recompensa, porém, será dada, não em consideração ao número de horas de nosso serviço, nem à quan¬tidade do mesmo. Deus não olhará o lado exterior, visível, nem o volume de nossas obras. Deus nos julgará pela qualidade de nosso trabalho, pela sinceridade de nossos atos, pela nossa boa von¬tade no auxílio aos outros, pelo amor, cuidado e dedi¬cação com que cumprirmos nossas tarefas. Deus olha a qualidade de nosso trabalho e não as horas de nosso serviço. A Justiça Divina considera nosso co¬ração e nosso caráter, e não nosso relógio e nossa balança. O trabalhador da ultima hora será reconhecido pela pratica dos ensinamentos de Jesus em seu itinerário de vida.

A lei do trabalho está diretamente ligada à lei do progresso e aqui há uma promessa de recompensa aos trabalhadores esforçados de qualquer que seja a hora.

Esta parábola encerra indiretamente uma resposta aos discípulos por causa da pergunta (Mt 19:27); Eis que nós deixamos tudo e te seguimos. O que é que vamos receber?"

O pai de família, na narrativa, significa Deus, o Pai Criador; os trabalhadores simbolizam discipulos e a Humanidade, cujo trabalho na vinha (a seara de Jesus) é o resultado de seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com